$hide=page

Cursos de Português Online

Ditongo, Tritongo e Hiato: Encontros vocálicos

COMPARTILHE:

Ditongo, Tritongo e Hiato: Encontros vocálicos. Aprenda de uma forma fácil as diferenças entre os três tipos de encontros vocálicos lendo este artigo até o fim.

Para os candidatos a concursos, encontros vocálicos são um dos assuntos cobrados nas provas de língua portuguesa. Contudo, se você não está estudando para concursos mas precisa relembrar sobre o tema, esse é o artigo.

Abaixo vamos falar sobre encontros vocálicos e abordar mais profundamente sobre ditongo, tritongo e hiato. Dessa forma, auxiliaremos os estudantes ou simplesmente amantes da língua portuguesa.

Encontros vocálicos

Veja sobre os encontros vocálicos e como analisarmos cada um deles. Eles podem ser ditongos, tritongos ou hiatos. Além disso eles podem possuir diferentes classificações como crescente, decrescente, oral e nasal, quer saber mais? Então veja a seguir.

Ditongo, Tritongo e Hiato: Encontros vocálicos
Imagem: www.freepik.com

Ditongo

O ditongo é a junção de uma vogal e uma semivogal ou vice versa na mesma sílaba. Os ditongos podem ser crescentes, decrescentes, orais ou nasais, veja as diferenças:

Crescente:

Os ditongos crescentes acontecem quando uma semivogal precede uma vogal. Como exemplo podemos usar a palavra série. Assim a letra “i” uma semivogal que aparece antes da vogal “e”.

Palavras como igual, quota e pátria também são exemplos de ditongos crescentes. Assim como:
Noite, questão, quase, beijo, causa, pausa, cacau, muito, jeito, ateu.

Decrescente

Já os ditongos decrescentes apresentam uma vogal antecedendo a semivogal. Um exemplo de ditongo crescente é a palavra pai. Sendo a letra “a” uma vogal e o “i” uma semivogal. Além dessa, outras palavras servem de exemplo como: baixela, mau, dói, leite.

Ditongos Orais

No caso de ditongos orais, o som dos encontros vocálicos acontece livres, saindo direto pela boca sem que tenha ressonância nasal. Sendo as palavras pai e série dois exemplos desse caso, com sons abertos, como fui, degrau, pastéis, ourives.

No idioma português são sete tipos de vogais orais que são:
"a", "ê", "é", "i", "ô", "ó" e "u"

Ditongos nasais

Para finalizarmos os ditongos nasais acontecem quando o som sai pela boca e nariz. Um bom exemplo de ditongo nasal é a palavra mãe, onde o som parece sair do nariz, assim como pão, falam, sabem, limões.

Os ditongos nasais podem se apresentar como:
ão, õe, ãe, am, em, na, em, âi, ui como por exemplo em muito.
Nas palavras terminadas em em ou am o som do encontro entre a vogal e a consoante gera um som de ão ou em. O que leva a classificação de ditongos nasais crescentes.

Saiba também:

Tritongo

Seguindo com os encontros vocálicos, temos também o caso dos tritongos. Onde existe uma sequência de três semivogais e vogais na mesma sílaba. Acontecendo sempre a mesma sequência de uma semivogal, uma vogal e outra semivogal.

Como exemplo de tritongo podemos usar as palavras Uruguai e quão. Sendo que Uruguai apresenta um som aberto e representa bem um tritongo oral. E a palavra quão representa o tritongo nasal, uma vez que o som parece sair pelo nariz.

Assim como também temos as palavras:
Averiguei, saguão, iguais e Paraguai.

Hiato

Os hiatos, diferente dos tritongos e ditongos, tem o encontro vocálico separado em duas sílabas. Nesse caso podemos citar:
Sda (sa-í-da), ptico (po-é-ti-co), cme (ci-ú-me), piada (pi-a-da), ps pa-ís).
Outro fato importante é que o hiato também pode seguir a sequência semivogal, vogal ou vogal e semivogal. No entanto aparecendo em sílabas diferentes no momento da separação, usaremos as palavras geleia e ioiô, como exemplos.

Vale lembrar que é regra os ditongos não serem separados nas sílabas, somente os hiatos sofrem a separação de sílabas. Também, cabe não confundir hiato com ditongo, as regras são diferentes e fica valendo sempre a divisão das sílabas.

Uma boa dica para poder reconhecer o ditongo ou o hiato é realizar a separação de sílabas, assim fica mais fácil de descobrir qual é a classificação de cada palavras.

Aprenda mais

Quer aprender mais dicas de maneira simplificada? Siga nosso perfil no instagram @comoescreve_ e inscreva-se no nosso canal do Telegram t.me/comoescreve

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Ditongo, Tritongo e Hiato: Encontros vocálicos
Ditongo, Tritongo e Hiato: Encontros vocálicos
Ditongo, Tritongo e Hiato: Encontros vocálicos. Aprenda de uma forma fácil as diferenças entre os três tipos de encontros vocálicos lendo este artigo até o fim.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEibwzgnCW_suuDmnysErznZkVECGghJq7c9CksLfNhmSU-bnubeAT5Kzm4Fse8kfEz903G53D7lnAB1VRuQSYRGHd_sNg-67UcvBG3pScUQIh489mc8UAr_tXHvXT4mnvZAohnqDmgZGxQ/d/ditongo-tritongo-e-hiato-encontros-vocalicos.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEibwzgnCW_suuDmnysErznZkVECGghJq7c9CksLfNhmSU-bnubeAT5Kzm4Fse8kfEz903G53D7lnAB1VRuQSYRGHd_sNg-67UcvBG3pScUQIh489mc8UAr_tXHvXT4mnvZAohnqDmgZGxQ/s72-c-d/ditongo-tritongo-e-hiato-encontros-vocalicos.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2020/08/ditongo-tritongo-e-hiato-encontros-vocalicos.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2020/08/ditongo-tritongo-e-hiato-encontros-vocalicos.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar