$hide=page

Cursos de Português Online

Nova Ortografia, o que mudou?

COMPARTILHE:

Cuidado! A nova ortografia, o que mudou muito do que se conhecia está vigorando. Portanto, conheça-as e esteja atento para não cometer erros bobos.

A nova ortografia, o que mudou muitas coisas dentro do português, conta com diversas particularidades. Então, descubra o que não se pode mais escrever.

Para começar, é necessário lembrar que a língua portuguesa é bastante complexa com suas diversas regras e especificações. Sem dúvida, muitos de seus falantes encontram dificuldades para estar de acordo com as normas.

Com efeito, quem faz o uso frequente da norma-culta precisa conhecer as novas regras parta não cometer gafes. Deve-se, então, identificar a Nova ortografia, o que mudou muito do que se conhecia sobre o português.

Nova Ortografia, o que mudou?
Imagem: www.freepik.com

Porque padronizar a escrita do português

Primeiramente, a língua portuguesa é considerada pelo livro The ethnologue a sexta mais falada em todo o mundo. Também, é muito conhecida por ser um idioma muito difícil para ser dominado tanto para nativos quanto não nativos.

Devido a existência de tantos países que utilizam o português como língua materna é normal que cada um tenha sua particularidade. Em vista disso, é possível encontrar diversas gírias e variações linguistas desse idioma lusitano.

Por isso, surgiu a necessidade de organizar a escrita dessa língua em uma norma-padrão para todos. Assim, em 1990 países que usam o português assinaram a Nova ortografia, o que mudou diversas regras usadas antes.

Países que utilizam o português como língua materna

A partir do acordo assinado, cada país estabeleceu um tempo para se adaptar às novas regras. Dentre esses estão:
  • Brasil;
  • Timor-Leste;
  • Guiné-Bissau;
  • Portugal;
  • Cabo Verde;
  • São Tomé e Príncipe;
  • Moçambique.

O que mudou no alfabeto

Antes de mais nada é importante destacar que o alfabeto português contava com algumas letras que posteriormente foram retiradas. Isso aconteceu em 1943 quando apenas palavras estrangeiras permaneceram com o K, W ou Y.

Então, por muito tempo essas letras estiveram fora do alfabeto dessa língua de origem lusitana. Por causa disso, nas escolas elas deixaram de ser citadas e muitos aprenderam as letras alfabéticas sem o K, o W ou o Y.

Porém, com o Novo Acordo Ortográfico, elas foram reintegradas ao alfabeto Português que ficou dessa maneira: ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ.

Confira aqui também sobre outros artigos:

Situações que K, W e Y são usadas

Desde que foi assinada a Nova ortografia, o que mudou foram alguns preconceitos que rodeavam essas letras e agora foram desconstruídos. Em síntese, agora elas podem ser encontradas nas seguintes situações:
  • Siglas e símbolos como as de medida internacional: Km(quilometro), W(oeste), Kg(quilograma);
  • Nomes próprios de lugares de outras línguas;
  • Nomes de pessoas;
  • Palavras estrangeiras.

O uso do hífen

Não só o alfabeto foi alterado, mas também as regras de utilização do hífen que causa tanta confusão entre os falantes. Por certo, se antes já causava certa insegurança com as novas acrescentadas muitos terão que se preocupar.

Dessa maneira, o hífen foi retirado das palavras compostas nas quais o primeiro componente termina com uma vogal e o segundo com outra. 

A saber, um uso em desacordo das normas ortográficas é a palavra aero-espacial. Alguns exemplos, em consonância com a nova grafia na qual o hífen foi retirado, são:
  • Aeroespacial;
  • Infraestrutura;
  • Semiaberto;
  • Autoestrada
Mas, ele permanece nas seguintes situações:
  • Em palavras compostas nas quais o segundo membro começa com “h” como em super-herói e anti-higiênico;
  • Quando o primeiro e o segundo elemento da palavra composta termina com a mesma vogal a exemplo de anti-infeccioso;
  • Quando o prefixo termina e “r” exemplificado por super-homem;
  • Em palavras de espécies botânicas como em beija-flor.
Saiba mais sobre:

Uso do Trema

No que diz respeito ao trema, para a felicidade de muitos esquecidos, especialmente os estudantes, esse acento deixou de ser usado.

Logo, na Nova ortografia, o que mudou foi que o trema simplesmente não estará sinalizado. Salvo em palavras de nome próprio ou de origem estrangeira, no vocabulário português não se usa mais trema.

Nessa perspectiva as palavras que antes usavam esse sinal gráfico ficaram da seguinte maneira: pinguim, tranquilo.

Novas regras de acentuação

Em primeiro plano, para determinar as novas regras de acentuação, é importante lembrar dos momentos de aprendizado do ensino fundamental. Tendo em vista esse cenário, surge a mente as temidas separações de sílabas.

Então, pensando nas separações silábicas do ensino infantil vem à mente a denominação da sílaba forte chamada de tônica. Certamente, essa parte é a que as crianças mais temem nas suas primeiras provas escolares.

Como é algo tão básico abaixo seguem algumas explicações para relembrar como funcionam e notificar as novas regras.

Oxítonas

Chama-se oxítona quando a última sílaba da palavra é considerada forte ou tônica e existem muitas ocasiões que devem ser acentuadas. Todavia, para a Nova ortografia, o que mudou foi que são acentuadas as terminadas:
  • Nas vogais: “A”, “E”, “O”
  • Nas sílabas: Ém, Êm e Ens;
  • Nas formas verbais: La(s), Lo(s).

Paroxítonas

As palavras denominadas paroxítonas são as que possuem a penúltima sílaba determinada tônica como em bônus. Desse modo, consoante a Nova Regra Ortográfica devem ser acentuadas as paroxítonas que:
  • Terminem nas consoantes: “N”, “X”, “L”, “R”;
  • Acabadas em: ”Ps”, “Ã(s)”, “Ao(s)”, ”On(s)”, “Us”, ”Um(s)”;
  • Finalizadas por ditongos crescentes(semivogal+vogal).

Hiato

São denominados hiatos palavras que apresentam duas sílabas, mas com duas vogais vizinhas em sílabas diferentes como a palavra voo.

Nesse sentido, antes da Nova Ortografia todos eles recebiam uma cento circunflexo. No entanto, todas essas palavras que antes recebiam sinais de acentuação, na Nova ortografia, o que mudou foi que não os recebem mais.  

Ainda não faz parte do nosso Canal no Telegram?

Quer saber mais dicas de português? Entre no nosso Canal no Telegram, veja o que tem por lá:
  • Dicas exclusivas;
  • Quizzes e enquetes;
  • E-books com questões de concursos e da nova ortografia;
  • Livros gratuitos para baixar;
  • Mapas mentais;
  • E muito mais.


Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,6,Acentuação,15,Adjetivos,1,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,148,Concordância,9,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,10,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,99,Dicas escrever bem,23,Dicas gerais,14,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,8,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,7,Erros de português,31,Estilística,8,Estrangeirismo,1,Exercícios,6,Expressões,1,FIES 2015,1,Fonologia,44,Formas variantes,2,Gramática,14,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,66,Nova Ortografia,17,Nova regra ortográfica,5,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,88,Palavras,4,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,12,Pronome,5,Pronomes,6,Redação,23,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,7,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,30,Substantivo,16,Substantivos,1,TCC,4,Tradutor,1,Uso do Hífen,13,Verbo,4,Verbos,14,Vírgula,6,Vogais,1,
ltr
item
Como Escreve?: Nova Ortografia, o que mudou?
Nova Ortografia, o que mudou?
Cuidado! A nova ortografia, o que mudou muito do que se conhecia está vigorando. Portanto, conheça-as e esteja atento para não cometer erros bobos.
https://1.bp.blogspot.com/-4D5Oz_rXKpk/XsbOZ7Wz0aI/AAAAAAABFRs/PxgU-_3aYyEsMdxzBTTIAZZ9YeeLXKIRACLcBGAsYHQ/s1600/nova-ortografia-o-que-mudou.png
https://1.bp.blogspot.com/-4D5Oz_rXKpk/XsbOZ7Wz0aI/AAAAAAABFRs/PxgU-_3aYyEsMdxzBTTIAZZ9YeeLXKIRACLcBGAsYHQ/s72-c/nova-ortografia-o-que-mudou.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2020/05/nova-ortografia-o-que-mudou.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2020/05/nova-ortografia-o-que-mudou.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar