$hide=page

Cursos de Português Online

05 Questões de Crase de Concursos Comentadas

COMPARTILHE:

Aprenda crase com estas 5 questões de crase de concursos comentadas. Tire suas dúvidas treinando.

Já se sabe que a disciplina que mais reprova em concursos e vestibulares é a Língua Portuguesa, por isso esta deve ser a disciplina mais estudada pelos candidatos. A crase é um dos assuntos em que os concorrentes mais comentem erros.

A dificuldade está em não entender as regras do uso da crase, principalmente pela dificuldade com a regência verbal.

Neste post trouxemos cinco questões de crase de concursos comentadas, assim poderá exercitar e aprender.

As seguintes questões caíram em provas recentes de concursos.

Responda às questões de crase de concursos comentadas.

Questões de Crase de Concursos Comentadas
www.comoescreve.com

5 Questões de crase de concursos comentadas

1. (TRE) O uso do acento grave (indicativo de crase ou não) está incorreto em:

a) Primeiro vou à feira, depois é que vou trabalhar.
b) Às vezes não podemos fazer o que nos foi ordenado.
c) Não devemos fazer referências àqueles casos.
d) Sairemos às cinco da manhã.
e) Isto não seria útil à ela.

Alternativa e: Isto não seria útil à ela.

Não ocorre crase antes de pronomes pessoais do caso reto (neste caso, ela), porque não ocorre contração de preposição a + artigo a.

Em “vou à feira” e “fazer referências àqueles casos” existe preposição e artigo, de modo que ocorre crase (vou a + a feira, fazer referência a + aqueles).


Nas locuções verbais ocorre crase (“às vezes”). Assim como na indicação de horas exatas também ocorre crase (às cinco da manhã).

2. (VUNESP – 2019) Assinale a alternativa correta, de acordo com a regência e com o acento indicativo da crase.

a) O livro de Eva expõe o leitor à uma linguagem simbólica.
b) As pessoas apreciam à linguagem da escritora.
c) A autora refere-se à obra do poeta com emoção.
d) Ao simplificar à linguagem, a escritora facilita a leitura.
e) As histórias conduzem os leitores à um mundo de fantasias.

Alternativa C.

Compreenda:
A – INCORRETA: A crase não deve ser empregada na preposição se esta anteceder artigo indefinido, no caso, uma.
B – INCORRETA: A regência verbal de apreciar não exige preposição. Alguém aprecia algo. Nesse caso, linguagem é precedida apenas do artigo a.
C – CORRETA: Nesse mesmo sentido de regência temos aqui o uso da crase, pois referir exige o emprego da preposição a e obra é um substantivo feminino que, no contexto da frase, está definido, logo, é precedido pelo artigo a (a + a = à).
D – INCORRETA: O verbo simplificar não exige preposição. Alguém simplifica algo e não “a algo”.
E – INCORRETA: O uso da crase não deve ser empregado na preposição se esta anteceder artigo indefinido, no caso, um.

3. (INSTITUTO AOCP – 2020) Assinale a alternativa em que o acento grave indicativo de crase seja mantido ao substituir a palavra em destaque, no trecho: “Apesar de ser isso o que acontece, geralmente, às pessoas que comem bolo.”.

a) Indivíduos.
b) Seres.
c) Indivíduo.
d) Criaturas.
e) Sujeitos.

Alternativa D.

Primeiramente, para entender a resposta basta saber que “às criaturas” está correto porque a palavra criaturas é feminina, logo, a preposição a se combina com o artigo feminino definido a no plural (a + as = às).

Desse modo, as demais alternativas são incorretas porque se referem a substantivos masculinos. Assim, ao substituir o temo em destaque por qualquer uma delas, a preposição perderia a crase:

A) INCORRETA: aos indivíduos
B ) INCORRETA: aos seres
C) INCORRETA: ao indivíduo
D) CORRETA: às criaturas
E) INCORRETA: ao sujeito

Esta questão pode ser uma pegadinha, muitos podem confundir com o macete de substituir a palavra feminina por (ao) + palavra masculina. Cuidado!

4. (Banco do Brasil) Opção que preenche corretamente as lacunas: O gerente dirigiu-se ___ sua sala e pôs-se ___ falar ___ todas as pessoas convocadas.

a) à - à - à
b) a - à - à
c) à - a - a
d) a - a - à
e) à - a - à

Alternativa C: à - a - a.
  • O gerente dirigiu-se à sua sala. - Antes de pronomes possessivos, o uso da crase é facultativo. Portanto “a sua” ou “à sua” estão corretos.
  • Pôs-se a falar. - Antes de verbos no infinitivo não se usa crase, pois nesse caso há apenas preposição. A crase somente é usada quando além da preposição, há artigo definido "a".
  • A todas as pessoas. - Neste caso a crase não é usada porque não há contração de artigo definido “a” com a preposição “a”.
5. (Cesgranrio) Assinale a frase em que à ou às está mal empregado.

a) Amores à vista.
b) Referi-me às sem-razões do amor.
c) Desobedeci às limitações sentimentais.
d) Estava meu coração à mercê das paixões.
e) Submeteram o amor à provações difíceis.

Alternativa E: Submeteram o amor à provações difíceis.

Neste caso não existe contração de a + a, pois há apenas a preposição, sem ocorrência de artigo.
Quanto às restantes alternativas, “à vista” (a) e “à mercê” (d) ambas são locuções adverbiais, casos em que a crase é empregada.

No que respeita à alternativa (b), a crase é utilizada para marcar a soma da preposição “a” com o artigo “a ”(Referir a, esse “a” é preposição; as sem-razões, esse “as” é artigo). O mesmo acontece na alternativa ©, (desobedecer a + as limitações).



Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: 05 Questões de Crase de Concursos Comentadas
05 Questões de Crase de Concursos Comentadas
Aprenda crase com estas 5 questões de crase de concursos comentadas. Tire suas dúvidas treinando.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiDfRecB21Mrm2EPFiK4h7iCxF6eABaBaonrkd-w_KzwTwtUHDSKBimfNtK18dHxhHvEcAeMDFWsw-C7MyiKqLIr4woH2JsjB6iH5a5qfOSiip4T8fOPGoMtzQNLEiOn132hQ9jOcRLS8s/s1600/Crase_+Quest%25C3%25B5es+comentadas%25C2%25A0.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiDfRecB21Mrm2EPFiK4h7iCxF6eABaBaonrkd-w_KzwTwtUHDSKBimfNtK18dHxhHvEcAeMDFWsw-C7MyiKqLIr4woH2JsjB6iH5a5qfOSiip4T8fOPGoMtzQNLEiOn132hQ9jOcRLS8s/s72-c/Crase_+Quest%25C3%25B5es+comentadas%25C2%25A0.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2020/08/5-questoes-de-crase-de-concursos-comentadas.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2020/08/5-questoes-de-crase-de-concursos-comentadas.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar