$hide=page

Cursos de Português Online

As vezes ou às vezes? Com ou sem crase?

COMPARTILHE:

As vezes ou às vezes? Com ou sem crase? Aprenda lendo este artigo como utilizar de forma correta as duas expressões. Veja também dicas e como diferenciá-las no contexto.

As vezes ou às vezes? Com ou sem crase? Veja neste artigo como utilizar de forma correta as duas expressões e como diferenciá-las no contexto de uma frase.

Parecidas graficamente e foneticamente as vezes ou às vezes podem gerar muitas dúvidas. Não somente para estudantes, mas para todos os que falam a língua portuguesa.

Neste artigo vamos decifrar a regra de acentuação e dar dicas de como usar corretamente as duas expressões. Além disso, vamos ver como funcionam as regras para cada uma delas dentro da nova gramática da língua portuguesa.

As vezes ou às vezes? Com ou sem crase?
Imagem: www.freepik.com

Com ou sem acento?

Apesar de serem parecidas na escrita e na fala, as duas expressões têm significados muito diferentes. Dessa forma, vamos explicar cada uma delas em separado e dar alguns exemplos para que não fique nenhuma dúvida.

Às vezes - com acento 

Às vezes com acento é uma locução adverbial de tempo, gerando diferentes significados dependendo do contexto de cada frase. Assim, às vezes pode significar de vez enquanto, ocasionalmente ou também por vezes.

Então a dica é sempre que aparecer o acento na expressão às vezes em uma frase, isso indica tempo. Veja a diferença entre as vezes e às vezes abaixo:
  • Às vezes é necessário verificar os meus e-mails.
  • Meu irmão nunca cai para a cozinha, já a minha mãe cozinha às vezes.
  • Gosto de viajar sozinha, mas às vezes é bom viajar com amigos.

As vezes - sem acento

As vezes sem o uso da crase é a conexão do substantivo feminino no plural vezes com o artigo definido no plural as. Sendo que, para interpretamos o sentido de as vezes sem acento podemos dizer que estão relacionados a momentos ou ocasiões.

Não esqueça que com a utilização da crase o sentido é de tempo. E sem o uso da crase o sentido é de momento. Vamos a alguns exemplos abaixo:
  • As vezes quando como frituras não me sinto bem.
  • Fico enjoada todas as vezes que ando de barco.
  • São poucas as vezes que jogo gamão.
  • Em quase todas as vezes que encontrei sua irmã, ela repetiu a história do carro.

Uso da crase

Além do uso de as vezes ou às vezes, vamos falar da crase. Como dica bônus ver o uso da crase em expressões adverbiais como às vezes. A crase deve ser utilizada principalmente quando a locução adverbial é formada por palavras femininas.

Em alguns casos usar a crase quando indica circunstância é necessário, contudo em outros seu uso poderá ser facultativo. Portanto, não esqueça que a crase deve ser usada somente com formas femininas. Escrevemos um artigo (Saiba tudo sobre o uso da crase), aqui poderá tirar mais dúvidas sobre este tema que tanto esquenta a cabeça do estudante.

Conclusão

Por ser uma locução adverbial de tempo, a expressão às vezes recebe acentuação. Sendo a crase neste caso obrigatória para que o sentido da frase esteja de acordo com o tempo.

Sendo assim, para utilizar a expressão com acento deve-se substituir a expressão às vezes por "ocasionalmente" ou "de vez em quando". Se a frase mantiver o mesmo sentido o uso da crase será obrigatório, diferenciando as vezes ou às vezes.

Contudo, se na frase o sentido for de momento o uso da crase não será obrigatório. Uma vez que a expressão será a junção do artigo definido AS, com o substantivo feminino no plural – vezes.

Assim, indicando um momento indeterminado ou direcionado a alguém para a execução de uma ação, o uso é sem crase. Vamos revisar com mais alguns exemplos abaixo para tiramos todas as dúvidas.

Lembrando que a escrita é a mesma porém os definições são desiguais. Como já dito no inicio no artigo. vamos aos exemplos:
  • Tenho vertigens às vezes (ocasionalmente, por vezes);
  • Foram poucas as vezes que não a escrevi (momento não determinado);
  • Quase todas as vezes ele esqueceu de trancar as portas (momento reservado para alguém executar uma ação);
  • Às vezes é necessário parar e pensar um pouco antes de responder as questões da prova;
  • Toda as vezes que vou a Búzios levo a minha prancha para surfar;
  • Às vezes minha mãe fala alto, mesmo quando não é necessário;
  • Fico ansiosa todas as vezes que presto concurso.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: As vezes ou às vezes? Com ou sem crase?
As vezes ou às vezes? Com ou sem crase?
As vezes ou às vezes? Com ou sem crase? Aprenda lendo este artigo como utilizar de forma correta as duas expressões. Veja também dicas e como diferenciá-las no contexto.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiWD_pfubLcxKW2dl77EjVtUS6Ke-ppZpB-n9lAJejfhoU2wzmbGyNZ9oCXQtr9SH_85THE0Z_UqDlptzkq9sLeY-_vZx9wy59PzbVtr6CRw-9jlp-byo8kefCsW69BcQrJOTxGSJ_QDsU/s1600/as-vezes-ou-as-vezes-com-ou-sem-crase.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiWD_pfubLcxKW2dl77EjVtUS6Ke-ppZpB-n9lAJejfhoU2wzmbGyNZ9oCXQtr9SH_85THE0Z_UqDlptzkq9sLeY-_vZx9wy59PzbVtr6CRw-9jlp-byo8kefCsW69BcQrJOTxGSJ_QDsU/s72-c/as-vezes-ou-as-vezes-com-ou-sem-crase.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2020/07/as-vezes-ou-as-vezes-com-ou-sem-crase.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2020/07/as-vezes-ou-as-vezes-com-ou-sem-crase.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar