$hide=page

Cursos de Português Online

Artigo definido e Artigo indefinido

COMPARTILHE:

Clique aqui e aprenda o que é um artigo, conheça quais são os artigos definidos e quais são os indefinidos e as combinações! Confira aqui.

O artigo definido e indefinido são tipos de artigos, nos quais têm como características a procedência do substantivo, isto é, a denominação de quantidade e gênero. Assim tendo uma função primordial da construção linguística de uma frase, garantindo a coesão textual.

Definição de Artigo definido

O artigo denominado definido tem como particularidade sua precisão (o,a,os,as), denominando assim o gênero (feminino ou masculino) no qual está referindo-se e a sua quantidade numeral (plural ou singular), deixando claro ao leitor ambos os aspectos, siga o emprego correto do artigo definido:

Exemplos de utilização de artigo definido

Exemplo: 
  • Os garotos gostam de jogar bola.
O artigo definido OS demonstra a pluralidade e o gênero, no caso masculino.

Exemplo: 
  • Pegamos o ônibus às 17:00 horas.
O artigo definido O indica de maneira precisa a quantidade, fazendo com que o uso correto do artigo definido deixa claro para o leitor ou o ouvinte.


Artigo definido e Artigo indefinido
Imagem: freepik.com


Definição de Artigo Indefinido

O artigo denominado indefinido tem um modo vago e impreciso ao se tratar de aspectos como gênero, lugar e objeto. Usando os artigos indefinidos (um,uma,uns,umas), fazendo com que o leitor tenha uma incerteza sobre um determinado evento ou situação. 

Exemplos de utilização de artigo indefinido

 Exemplo: 
  • Um dia o mundo viverá em paz.
O artigo indefinido UM nos passa o incerto, não tendo uma objetividade e clareza, deixando de modo implícito.

Vale salientar que neste exemplo a aplicação do artigo indefinido UM não se trata de numeral, portanto deve-se estar atento para não confundir durante a aplicação ou na interpretação de uma frase.

 Exemplo: 
  • Carlos chamou uns amigos para ir ao shopping.
O emprego do artigo indefinido UNS não delimita o número de amigos, ou seja, deixando o aspecto quantidade incerto.

Confira:
Além disso, o artigo indeterminado poder ser usado para redundância ou expressão,
dependendo de como é empregado em uma frase, adequando-se a coesão textual:

Exemplo: 
  • Ter (UMA) boa conduta no trânsito é fundamental.
Nesta frase o uso UMA trás a redundância para o contexto

Exemplo: 
  • Foi (UM) prazer ter te conhecido.
O emprego do artigo indefinido nesta frase é expressivo e exclamativo

Combinações de Preposições

As preposições podem ser combinadas com algum artigo facilitando o emprego de ambas:
  • ao/aos (a+ o/os)
  • à/às (a+ a/as)
  • da/das (de+ a/as)
  • do/dos (de+ o/os)
  • na/nas (em+ a/as)
  • no/nos (em+ o/os)
  • num/nuns (em+ um/uns)
  • numa/numas (em+uma/umas)
  • dum/duns (de+ um/uns)
  • duma/dumas (de+ uma/umas)
Na coerência de uma frase é essencial aplicar o uso dos artigos, tanto o definido ou indefinido, para isto é primordial empregar o substantivo de acordo com a ação, relacionando o gênero (feminino ou masculino) e quantidade (plural ou singular), para o uso correto da língua portuguesa.

Os artigos definidos e indefinidos são construções fundamentais em nosso vocabulário. Através deles, expressamos a quantidade e gênero dos substantivos.

Sem a presença destes elementos, é quase impossível significar uma oração.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Artigo definido e Artigo indefinido
Artigo definido e Artigo indefinido
Clique aqui e aprenda o que é um artigo, conheça quais são os artigos definidos e quais são os indefinidos e as combinações! Confira aqui.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEief7dSAdZqd0AjeWbF2kGIlBewGxLVovaRku5mz1LBjvGw9Diby0LZ3TZFbjvDAHXVx8O51kwu3zkUhWL1ajLdBUaaZdHf6UWFinsJUKNOOn4xj_pUK6SDA770LGcv74phUggz1t_YLJM/s1600/artigo-definido-e-artigo-indefinido.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEief7dSAdZqd0AjeWbF2kGIlBewGxLVovaRku5mz1LBjvGw9Diby0LZ3TZFbjvDAHXVx8O51kwu3zkUhWL1ajLdBUaaZdHf6UWFinsJUKNOOn4xj_pUK6SDA770LGcv74phUggz1t_YLJM/s72-c/artigo-definido-e-artigo-indefinido.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2019/01/artigo-definido-e-artigo-indefinido.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2019/01/artigo-definido-e-artigo-indefinido.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar