$hide=page

Cursos de Português Online

5 erros ortográficos mais comuns na Redação do Enem

COMPARTILHE:

Separamos 5 problemas frequentes na escrita que impactam a sua avaliação na Redação do Enem. Preste atenção em cada um deles para não repetir na próxima vez!

Estar preparado para o vestibular, envolve mais do que competência argumentativa e um vocabulário rico de expressões, é necessário dominar a norma culta. Confira alguns erros comuns de serem cometidos e a nota máxima na competência 1 na redação para o ENEM.

No Enem, assim como em vestibulares regionais, o Português é um quesito cobrado à parte. Quando apresentamos uma estrutura sintática inadequada, por exemplo, podemos, sem querer, impactar a semântica do texto, mudando o todo o contexto de algumas frases.

É preciso muito cuidado e atenção com essa parte, pois erros ortográficos podem fazer a sua nota cair muito. Hoje, em especial, separamos 5 problemas frequentes na escrita que impactam a sua avaliação na Redação do Enem. Preste atenção em cada um deles para não repetir na próxima vez!

5 erros ortográficos mais comuns na Redação do Enem
Imagem: www.freepik.com

Separar sujeito do predicado por vírgula

Infelizmente ainda tem estudante que usa a “regra da respiração” para colocar vírgula. Porém, para pontuação no texto há regras e erros ortográficos como esse pode gerar até problemas de ambiguidade ou falta de sentido.

O erro mais cometido é separar o sujeito do predicado com a vírgula. Isso ocorre quando o estudante sem querer separa termos que são essenciais para uma oração de completo sentido.

Por exemplo: “A professora Val, é doida” - doida é um adjetivo que qualifica a professora Val, portanto, não precisa dessa vírgula, pois um termo completa o outro.

Confundir o verbo haver com a ver

Outro erro muito comum é o estudante confundir o verbo haver com a ver. O verbo haver é uma flexão de há (há, havia, haver). Na frase “O paletó de Paulo nada tem haver com a cerimônia” perceba que o verbo é colocado de forma inadequada, pois a sua atribuição só serve para frases que tenham o sentido de existir.

O paletó do Paulo não está existindo em relação à cerimônia. O certo na aplicação da frase seria a ver, pois o significado estabelece o senso comparativo na frase entre o paletó e a cerimônia.

Crase antes de palavra masculina

Crase é outro erro extremamente comum entre estudantes. Por ser uma fusão preposicionada entre artigo+preposição, muita gente acaba ficando em dúvida quanto à palavra que vem à frente. Quando o termo é masculino, o certo deve ser preposição (a)+artigo (o).

Perceba: “A indústria farmacêutica está no combate à pandemia”. Pandemia é uma palavra feminina, portanto a preposição (a)+ artigo (a) está de acordo. Agora, “a indústria farmacêutica está à combate”, está errado.

Combate é uma palavra masculina (fala-se ‘o combate’ e não ‘a combate’), portanto, deve ser preposicionado com o “ao combate à pandemia”, pois é a junção da preposição a+artigo o.

Usar o advérbio “onde” sem ter sentido de lugar

A palavra onde tem sentido específico regional, ligado à localização. Esse é um dos erros ortográficos mais cometidos pelos estudantes, que usam o termo para se referir ao tempo. Por exemplo: “Collor foi deposto após uma série de protestos, onde o país afundava em uma profunda crise econômica”.

Protestos não é uma região, é um acontecimento histórico, portanto onde não é um advérbio adequado para se referir ao estado do país.

Confundir conjunção adversativa com aditiva

A era digital favoreceu a comunicação reduzida e coloquial. A fala oral foi transmitida para o texto e, assim sendo, não seria diferente com o uso das conjunções.

Na frase: “quero ir para a festa, mais meu pai não deixa ir”, o mais está errado, uma vez que a intenção do autor é descrever um contraste entre duas orações. Ficaria então na forma correta o MAS (porém ou todavia).

A conjunção aditiva deve ser usada para frases como: “Vou usar aquela jaqueta mais a bota, pois está muito frio lá fora.” Aqui se dá a soma de dois elementos.

E aí, conseguiu aproveitar bastante as nossas dicas para evitar pequenos erros ortográficos que podem se tornar grandes na sua avaliação? Tome tento para fechar a competência que avalia a norma culta do português, pois pequenos erros podem impactar bastante o resultado final da sua nota.

Atente-se às informações para não errar e compartilhe com os seus amigos nos grupos de estudos e nas redes sociais!

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,6,Acentuação,15,Adjetivos,1,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,148,Como escrever,1,Concordância,9,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,10,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,99,Dicas escrever bem,23,Dicas gerais,14,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,8,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,7,Erros de português,31,Estilística,8,Estrangeirismo,1,Exercícios,6,Expressões,1,FIES 2015,1,Fonologia,44,Formas variantes,2,Gramática,14,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,66,Nova Ortografia,18,Nova regra ortográfica,5,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,88,Palavras,4,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,12,Pronome,5,Pronomes,6,Redação,23,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,7,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,30,Substantivo,16,Substantivos,1,TCC,4,Tradutor,1,Uso do Hífen,13,Verbo,4,Verbos,14,Vírgula,6,Vogais,1,
ltr
item
Como Escreve?: 5 erros ortográficos mais comuns na Redação do Enem
5 erros ortográficos mais comuns na Redação do Enem
Separamos 5 problemas frequentes na escrita que impactam a sua avaliação na Redação do Enem. Preste atenção em cada um deles para não repetir na próxima vez!
https://1.bp.blogspot.com/-ldLCW0wWY68/XwsPfXmjtNI/AAAAAAABFu8/iSghYs1sshQIfmJ-1fqI2Bf7Z41LzNwRQCLcBGAsYHQ/s1600/5-erros-ortograficos-mais-comuns-na-redacao-enem.png
https://1.bp.blogspot.com/-ldLCW0wWY68/XwsPfXmjtNI/AAAAAAABFu8/iSghYs1sshQIfmJ-1fqI2Bf7Z41LzNwRQCLcBGAsYHQ/s72-c/5-erros-ortograficos-mais-comuns-na-redacao-enem.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2020/07/5-erros-ortograficos-mais-comuns-na-redacao-enem.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2020/07/5-erros-ortograficos-mais-comuns-na-redacao-enem.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar