$hide=page

Cursos de Português Online

Como fazer uma boa redação para o ENEM

COMPARTILHE:

Saiba como fazer uma boa redação para o ENEM através de um Guia Prático de Redação para o ENEM e prepare-se para tirar nota MIL!!

Saiba como fazer uma boa redação para o ENEM.

Grande parte das universidades do Brasil já aderiu ao ENEM como modalidade de seleção e, todos os anos, milhões de brasileiros se inscrevem para terem a chance de ingresso no ensino superior. Entretanto, o caminho até a faculdade não é fácil: além da concorrência (em 2014 foram 8 milhões de inscritos), o candidato também deve vencer as etapas da prova objetiva e da prova de redação, quem tem grande peso na média final.

E é justamente na prova de redação que muitos candidatos empacam! Muitos não sabem como iniciar a redação e outros não interpretam direito o texto e acabam fugindo do tema, mas saiba que para tirar uma boa nota na redação do ENEM não é preciso ser um gênio. Para fazer uma boa redação para o ENEM, deve seguir de maneira bem simples algumas etapas.

Se a redação do ENEM é seu 'calcanhar de Aquiles' saiba agora como vencer este obstáculo e fazer uma boa redação no ENEM.

Como fazer uma boa redação para o Enem
Imagem: www.freepik.com

A Prova de Redação do ENEM

As médias da prova de redação do ENEM sempre foram baixas e em 2014 mais de 500 mil redações foram zeradas. A dificuldade para escrever é comum porque a prova de redação exige que o candidato produza um texto argumentativo-dissertativo e, nesse tipo de texto, o candidato deve elaborar uma tese em relação ao tema dado e deve desenvolver os seus argumentos a favor dessa tese.

Além de ter um limite de tempo para escrever o rascunho de um texto de até 30 linhas e passá-lo a limpo, a prova de redação pode propor qualquer tipo de tema e o candidato deve estar preparado para escrever bem sobre qualquer assunto. Ao contrário das provas objetivas, não existe alternativas para a resposta, nem gabarito e muito menos “chute”. Todas essas características dificultam a prova de redação, ainda mais para aqueles que não têm muita familiaridade ou prática.


Fazendo a Prova de Redação do ENEM

O texto argumentativo-dissertativo é dividido em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução, nós apresentamos o tema e elaboramos a nossa tese. Logo depois, nos parágrafos de desenvolvimento, nós devemos defender a nossa tese usando as técnicas de argumentação e, por fim, no parágrafo de conclusão, nós devemos reafirmar a tese e fazer a Proposta de Intervenção (que é um dos cinco critérios de correção). 

Os parágrafos devem ser escritos na modalidade formal da Língua Portuguesa, empregando também uma linguagem objetiva, simples e impessoal. Além disso, os argumentos devem seguir uma linha lógica e progressiva de raciocínio, estando alinhados com o tema.

Prepare-se para a Prova de Redação do Enem


Você pode aprender a fazer tudo isso e muito mais com o e-book Guia Prático de Redação para o Enem. Com esse e-book, você vai aprender o passo a passo para escrever uma boa redação, além de dicas, de técnicas e de diversos exemplos de textos. Saiba mais AGORA.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Como fazer uma boa redação para o ENEM
Como fazer uma boa redação para o ENEM
Saiba como fazer uma boa redação para o ENEM através de um Guia Prático de Redação para o ENEM e prepare-se para tirar nota MIL!!
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjNrmIwGsjxaYsPKN0Fg6b6Zp61EMvcjnc-XWsEh-9gC87H4H0A8GD8d0zD1Rdyyh7VPMbRF7DqH09rv6sJUp0YryWPU3RvPaIJLlBSZHlIsm_FW15w5XAABEpfVZ-84dAwVfWz1AVUjEw/s1600/como-fazer-uma-boa-redacao-para-o-enem.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjNrmIwGsjxaYsPKN0Fg6b6Zp61EMvcjnc-XWsEh-9gC87H4H0A8GD8d0zD1Rdyyh7VPMbRF7DqH09rv6sJUp0YryWPU3RvPaIJLlBSZHlIsm_FW15w5XAABEpfVZ-84dAwVfWz1AVUjEw/s72-c/como-fazer-uma-boa-redacao-para-o-enem.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2015/05/como-fazer-uma-boa-redacao-para-o-enem.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2015/05/como-fazer-uma-boa-redacao-para-o-enem.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar