$hide=page

Cursos de Português Online

Embaixo e em baixo; portanto ou por tanto: Como usar

COMPARTILHE:

Confira o uso correto de "embaixo" e "em baixo". Portanto e por tanto junto ou separado. Saiba quando e como usar estes termos.

A Língua Portuguesa é vasta e repleta de palavras e expressões que, mesmo parecendo idênticas, trazem significados e diferenciações em seu uso. 

Assim, hoje vamos demonstrar o uso correto e o significado de “embaixo e em baixo” e “portanto ou por tanto”. 
 
Dessa maneira, é válido o aprendizado por ser expressões usadas no dia a dia e muitas pessoas ainda têm certa dificuldade de diferenciar e entender o que acontece por trás das palavras, no local em que a gramática e a norma culta da língua atua. 

O uso correto de Embaixo e Em baixo

Embaixo e em baixo; portanto ou por tanto


De início, vamos demonstrar o uso correto e o significado de “embaixo” escrito de maneira junta é um advérbio de lugar, em outras palavras, ela faz uma indicação do local em que um objeto se encontra.

O oposto de embaixo é "em cima", escrito separado e também é um advérbio.

A palavra embaixo quase sempre vem acompanhada da preposição "de", assim se tornando uma locução adverbial.

Saiba mais sobre outros artigos:

  Exemplos do uso de "embaixo"

  • “O tapete está embaixo da mesa de centro”
  • “Embaixo da escada, se encontra o vaso que você queria olhar”
  • “Embaixo da boca está o queixo”
  • “Estou te esperando embaixo do viaduto”
Após entender como é o uso correto de “embaixo” vamos demonstrar como funciona o uso de “em baixo” de forma separada. Assim, quando ele se apresenta dessa maneira se trata de uma preposição junto com um adjetivo, por isso, como se trata de duas palavras diferentes, a grafia deve ser separada, sendo essa sua explicação gramatical.

Exemplos do uso de "em baixo"

  • “A parede foi feita em baixo relevo”
  •  “ Usarei minha voz em baixo tom”
  • "Quero investir em uma ação em baixo risco”
Como é um adjetivo a expressão pode variar em número e gênero, dependendo do substantivo a que ele está atrelado:
"Ele não gosta de se arriscar, faz apostas em baixas expectativas."
Se você trocar pelos opostos É fácil perceber se está sendo usada corretamente se puder ser trocada pelos seus opostos (em alto/em alta), fica fácil saber se está usando corretamente.

Ex.: 
  • Não perca de vista aquela ave que segue em baixo voo perto de nós.
  • Não perca de vista aquela ave que segue em alto voo perto de nós.

O uso correto de Portanto ou Por tanto 

Portanto e por tanto, junto e separado também são duas expressões que existem, que apesar de terem sons idênticos, possuem significados diferentes.

Nesse viés, a primeira a ser demonstrada é a 'Portanto", assim, quando a expressão é escrita junta traz uma ideia de conclusão, sendo uma conjunção coordenativa conclusiva e pode ser substituída por “dessa forma, dessa maneira, destarte, logo e isto posto”. Em contrapartida, quando o Por Tanto é escrito separado, é com a intenção de dar um valor indeterminado de algo, uma quantidade solta. 

Por tanto (preposição + pronome).

Como por exemplo “por tanto amor”, demonstra uma quantidade figurada do amor e por ai é possível encontrar diversos exemplos dentro da Língua Portuguesa afora.

Exemplos de portanto e por tanto:

  • Minha bicicleta quebrou, portanto, não vou poder fazer a trilha.
  • A mensalidade da faculdade é muito cara e, portanto, não poderei pagar.
  • "Por tanto amor, por tanta emoção. A vida me fez assim..." (Caçador de mim - Milton Nascimento).
Como pode observar no último exemplo, por tanto pode variar em número e gênero (por tantos/ por tantas).

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,6,Acentuação,15,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,149,Como escrever,2,Concordância,9,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,105,Dicas escrever bem,23,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,9,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,8,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,2,FIES 2015,1,Fonologia,45,Formas variantes,2,Gramática,14,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,83,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,21,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,89,Palavras,4,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,12,Pronome,8,Pronomes,8,Redação,25,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,37,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,5,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,2,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Embaixo e em baixo; portanto ou por tanto: Como usar
Embaixo e em baixo; portanto ou por tanto: Como usar
Confira o uso correto de "embaixo" e "em baixo". Portanto e por tanto junto ou separado. Saiba quando e como usar estes termos.
https://1.bp.blogspot.com/-bq3a0uKWamI/YNpqLaPHTzI/AAAAAAAAQJ8/Nn0LGJRmwew6IrgdKt0lbEqVryoeWlbFwCLcBGAsYHQ/s16000/embaixo-em-baxo-portanto.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-bq3a0uKWamI/YNpqLaPHTzI/AAAAAAAAQJ8/Nn0LGJRmwew6IrgdKt0lbEqVryoeWlbFwCLcBGAsYHQ/s72-c/embaixo-em-baxo-portanto.jpg
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2021/06/embaixo-em-baixo-portanto-por-tanto.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2021/06/embaixo-em-baixo-portanto-por-tanto.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar