$hide=page

Cursos de Português Online

Acento Diferencial e a Nova ortografia

COMPARTILHE:

Por conta do novo acordo ortográfico, as regras para utilização do acento diferencial mudaram na língua portuguesa. Fique por dentro das novas regras neste artigo.

O acento diferencial é utilizado para diferenciar palavras homógrafas. No entanto, as regras para sua utilização mudaram a partir do novo acordo ortográfico.

Assim, é importante estar atento às novas regras para escrever corretamente. Nos próximos tópicos falaremos sobre as mudanças na ortografia portuguesa. Bem como, explicaremos tudo que mudou nesta regra de acentuação.

Imagem: www.freepik.com

O novo acordo ortográfico

A Língua Portuguesa é muito rica e antiga, pois é derivada do latim. Assim, tem se espalhado pelo mundo desde o século XV e XVI. Atualmente, é a quinta língua mais falada do mundo, contando com mais de 280 milhões de falantes.

Portanto, o português é uma língua que une muitos povos e nações. No entanto, na mesma medida que uniu pessoas, também criou algumas barreiras, principalmente ortográficas. Dentre elas, o acento diferencial.

Uma vez que a diferença na grafia de certas palavras causava confusão entre os falantes da língua. Assim sendo, desde muito tempo, mudanças e ajustes têm sido realizados na língua portuguesa.

Na tentativa de uniformizar e padronizar a comunicação entre os países falantes da língua. Dessa forma, a tentativa de uniformização mais recente é o Novo Acordo Ortográfico, instaurado no ano de 2009.

Assim, se sucedeu um período de adaptação de 6 anos à nova ortografia. Que, a partir de 2016, se tornou obrigatória no Brasil.

No entanto, apesar de já estar implementado há alguns anos, muito falantes ignoram o novo acordo. Ou tem dúvidas sobre as novas regras ortográficas.

Dentre elas, o uso do acento diferencial com certeza provoca muita confusão. Ainda mais porque essa regra de acentuação já causava bastante dúvida antes mesmo do novo acordo.

Confira mais sobre os nossos artigos:

O que é acento diferencial

Esse acento serve para diferenciar, na língua escrita, palavras homógrafas. Em outras palavras, essa acentuação tem por objetivo diferenciar palavras que possuem a mesma grafia.

Mas que não possuem o mesmo significado. E que, muitas vezes, não fazem parte da mesma classe de palavras. Além disso, esse acento também diferencia a pronúncia que cada palavra terá.

Assim, conferindo à algumas palavras uma pronúncia fechada e, a outras, uma pronúncia aberta. No entanto, a partir do novo acordo ortográfico, algumas dessas palavras perderam o acento.

De tal forma que, apesar de manterem a diferença na pronúncia. O acento foi removido com o objetivo de uniformizar a escrita dos países que utilizam a língua portuguesa oficialmente.

De fato, as palavras listadas a seguir perderam o acento diferencial:
  • A conjugação do verbo parar “pára” perdeu a acentuação. Assemelhando-se à preposição “para”;
  • A conjugação do verbo pelar “péla” perdeu o acento. Tornando-se semelhante à preposição “pela”;
  • O substantivo “pêlo” perdeu a acentuação. Adquirindo grafia igual a da preposição “pelo”.
Assim sendo, a única coisa que diferencia tais palavras é a pronúncia que ainda se mantém. Bem como a diferença no contexto para utilizar cada uma delas. Por exemplo:
  • Maria para de assistir televisão (verbo/ação);
  • Ele entregou o documento para Felipe (preposição);
  • A cozinheira pela o frango (verbo/ação);
  • Julia andou pela rua (preposição);
  • O pelo de gato gruda na roupa (substantivo);
  • Pelo que sei, Daniel não vai à festa (preposição).

Acento diferencial: Novas regras de utilização

No entanto, nem todas as palavras perderam o acento diferencial. Pois, alguns verbos mantêm a acentuação para diferenciar a sua conjugação. Por exemplo:
  • O verbo “pôr” mantém o acento, para que não seja confundido com a preposição “por”;
  • Da mesma forma, o verbo conjugado no passado “pôde” mantém o acento. Para que não seja confundido com o verbo no presente “pode”.
Semelhantemente, outras conjugações verbais continuam sendo diferenciadas pelo acento. Para que suas formas no plural e no singular não sejam confundidas. Por exemplo:
  • Ele detém / Eles detêm;
  • Ele intervém / Eles intervêm;
  • Ele tem / Eles têm;
  • Ele vem / Eles vêm.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,6,Acentuação,15,Adjetivos,1,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,148,Como escrever,1,Concordância,9,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,10,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,99,Dicas escrever bem,23,Dicas gerais,14,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,8,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,7,Erros de português,31,Estilística,8,Estrangeirismo,1,Exercícios,6,Expressões,1,FIES 2015,1,Fonologia,44,Formas variantes,2,Gramática,14,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,66,Nova Ortografia,18,Nova regra ortográfica,5,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,88,Palavras,4,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,12,Pronome,5,Pronomes,6,Redação,23,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,7,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,30,Substantivo,16,Substantivos,1,TCC,4,Tradutor,1,Uso do Hífen,13,Verbo,4,Verbos,14,Vírgula,6,Vogais,1,
ltr
item
Como Escreve?: Acento Diferencial e a Nova ortografia
Acento Diferencial e a Nova ortografia
Por conta do novo acordo ortográfico, as regras para utilização do acento diferencial mudaram na língua portuguesa. Fique por dentro das novas regras neste artigo.
https://1.bp.blogspot.com/-DMw7upZSHR8/XtAGtIY1zaI/AAAAAAABFT4/Mff39fLdklANcaKnUXDesl1PZBtoKTyLACLcBGAsYHQ/s1600/acento-diferencial-e-nova-ortografia.png
https://1.bp.blogspot.com/-DMw7upZSHR8/XtAGtIY1zaI/AAAAAAABFT4/Mff39fLdklANcaKnUXDesl1PZBtoKTyLACLcBGAsYHQ/s72-c/acento-diferencial-e-nova-ortografia.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2020/06/acento-diferencial-e-nova-ortografia.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2020/06/acento-diferencial-e-nova-ortografia.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar