$hide=page

Cursos de Português Online

Uso da Nova ortografia já é obrigatório: Conheça as mudanças

COMPARTILHE:

Aprenda a Nova Ortografia e saiba que seu uso já é obrigatório no Brasil, leia nosso artigo e tire todas as dúvidas! Confira aqui.

A nova ortografia ou o novo acordo ortográfico, como queiram chamar, foi assinado em 1990, pelos países que compõem a CLPL - Comunidade de Países de Língua Portuguesa, que é o conjunto de países de língua portuguesa que unificaram a nova ortografia, comporto pelos seguintes países: Brasil, Portugal, Guiné-Bissau, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

No Brasil começou-se a usar a nova ortografia a partir de 2009, sem a obrigatoriedade, muitos concursos, vestibulares e o Enem já adotava as novas regras ortográficas em suas provas, apesar de não ser obrigatórias, muitos profissionais, estudantes, enfim muitos brasileiros já estavam se acostumando a usar a nova ortografia, uma que vez que, ela seria adotada de forma obrigatória mais cedo ou mais tarde. 

Ficou definido que em 1º de janeiro de 2013 já começaria a valer, mas foi adiada por que muitos ainda tinham duvidas do seu uso, mas o governo brasileiro definiu que a partir de 1º de janeiro de 2016 o uso da Nova ortografia seria obrigatório!

E então, em 2016 o uso da nova ortografia se tornou obrigatório e agora já é mais que necessário saber usar a nova ortografia, logico que quem ainda não se acostumou com ela, deverá aprende-las ou poderá ter sérios problemas de erros ortográficos. Vamos falar aqui das principais mudanças e dá alguns exemplos.

Uso da Nova ortografia já é obrigatório: Conheça as mudanças

Nova ortografia, que mudou?

Entre os 8 países que assinaram o acordo ortográfico, o Brasil é o terceiro a tona-lo obrigatório, como já fizeram Portugal e Cabo Verde. Estas mudanças na nova ortografia alteram 0,08% dos vocábulos da nossa língua no Brasil e 1,3% em Portugal, então, podemos pensar que para nós as mudanças serão menores. Vamos ver agora quais as mudanças:

Alfabeto:

O alfabeto passa de 23 letras para 26, incluindo as letras K, W e Y.

Trema

O trema deixa de existir, essa foi uma boa mudança, por que acho que nunca lembrávamos de colocar aqueles dois pontinhos na vogal "u". Assim palavras como tranquilo, linguiça perdem o trema, mas a pronuncia do "ui" continua.

Acento diferencial

O acento diferencial é aquele usado para diferenciar uma palavra da outra, no caso de pára, para; pélo, pelo, péla, pela, pêra, pera, veja a seguir alguns exemplos práticos:

Deixa de ser usado o acento para diferenciar as palavras:
  1. Pára (verbo parar) de para (preposição);
  2. Péla (verbo pelar) de pela (combinação da preposição por com o artigo);
  3. Pólo (substantivo) de polo (combinação antiga e popular de por e lo);
  4. Pélo (verbo pelar), pêlo (substantivo) e pelo (combinação de preposição por com o artigo);
  5. Pêra (substantivo – fruta), péra (substantivo arcaico – pedra) e pera (preposição arcaica);
  6. Cor (substantivo) e cór (elemento da locução 'de cor');
  7. Côlher (verbo) e colher (substantivo).
Mas como toda regra há exceção. Os acentos para diferenciar as seguintes palavras permanecem:
  1. Pôr (verbo) e por (preposição);
  2. Pôde (pretérito do indicativo do verbo poder);

Acento circunflexo 

Some o acento circunflexo de palavras terminadas em "eêm", "ôo".Agora palavras escrevem assim:
Leem, creem, veem, deem, voo e enjoo.

Acento agudo

O acento agudo somem nos ditongos abertos "ei e "oi", assim as palavras idéia, assembléia, colméia, paranóia, jibóia, agora escrevem-se assim: ideia, assembleia, colmeia, paranoia, jiboia.

Uso do Hífen

Acho que o hífen é a mudança na nova ortografia que mais vai confundir as pessoas, porque eles deixem de existir em alguns casos e passam a existir em outros.
Enfim, agora já é para valer, vamos estudar, vamos ler, vamos nos aperfeiçoar nesta nossa língua portuguesa. Se tem interesse em aprender o português de forma pratica e diferente veja o link abaixo:

Vídeo sobre a nova ortografia

No mundo todo existem oito países que falam português. Mas quase sempre há diferenças. Como o português falado e escrito aqui e o de Portugal. Para facilitar a vida de quem fala a mesma língua, Brasil, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe ratificaram o acordo ortográfico da língua portuguesa. Uma das vantagens da unificação do idioma é facilitar o intercâmbio científico e cultural.



Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 2
  1. " língua portuguesa é uma das mais difíceis do mundo, disso não temos dúvidas, mas nem por isso, não devemos desistir de tentar dominá-la o máximo que pudermos." - Ou: "mas nem por isso, devemos(...)". Ridículo esse "não". O "você" brasileiro não cai em desuso? Porque é que os brasileiros usam o acento circunflexo em vez dos acentos agudos? "Anônimo"? WTF??

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, terei uma prova e este blog me ajudou muito a estudar.

    ResponderExcluir

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Uso da Nova ortografia já é obrigatório: Conheça as mudanças
Uso da Nova ortografia já é obrigatório: Conheça as mudanças
Aprenda a Nova Ortografia e saiba que seu uso já é obrigatório no Brasil, leia nosso artigo e tire todas as dúvidas! Confira aqui.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi7Q49pRLezeykkImAJeJ42wYHBHh01PuefmqMGa8cI4uiBphjLCDBeiLlYV8HFVLm7Mz9-bQQMoxo_UQkCGVxVvf0IYlm62tHinLkNEEwWECf_s7se3s1cxx-WJlm78XTQdtxvg6q9Sog/s1600/uso-da-nova-ortografia-ja-e-obrigatoria.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi7Q49pRLezeykkImAJeJ42wYHBHh01PuefmqMGa8cI4uiBphjLCDBeiLlYV8HFVLm7Mz9-bQQMoxo_UQkCGVxVvf0IYlm62tHinLkNEEwWECf_s7se3s1cxx-WJlm78XTQdtxvg6q9Sog/s72-c/uso-da-nova-ortografia-ja-e-obrigatoria.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2016/01/uso-da-nova-ortografia-ja-e-obrigatorio.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2016/01/uso-da-nova-ortografia-ja-e-obrigatorio.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar