$hide=page

Cursos de Português Online

Coletivos de Navios: Exemplos e exercícios

COMPARTILHE:

Saiba o que é coletivo de navios, qual o coletivo de navios, como se chama um grupo de navios, exemplos com os coletivos e exercícios. Confira aqui.

Em dúvida sobre qual é coletivo de navios? Confira aqui com exemplos e exercícios e entenda a diferença entre Frota, Esquadra e Esquadrilha! 

Uma dúvida recorrente acontece na hora de saber o correto Coletivo de uma determinada palavra. Como por exemplo, como se chama o coletivo de navios? Frota, esquadra ou esquadrilha?

Aprenda a utilizar a forma correta de como é chamado esse coletivo. E ao final você vai encontrar exercícios para te ajudar a nunca mais esquecer.

Coletivos de Navios: Exemplos e exercício
Imagem: www.freepik.com

O que é coletivo de navios?

Coletivos são palavras que representam um agrupamento de um determinado ser ou objeto. Neste sentido, o coletivo de navios nada mais é do que um conjunto de navios.

Esse coletivo pode se referir aos diversos tipos de embarcações. Como por exemplo, os navios de guerra ou também os navios que transportam mercadorias em contentores.

Qual o coletivo de navios?

No caso de navios é preciso ter um pouco de atenção. Pois, o nome esquadra só é utilizado para categorizar os navios de guerra de um determinado país.

No caso de outras embarcações de grande porte o nome utilizado para expressar o coletivo de navios é frota. Muito embora esse nome possa ser utilizado também para descrever um conjunto de navios de guerra.

E no caso da esquadrilha, se refere a um conjunto menor de navios de guerra. Sendo assim, considerado como uma pequena esquadra.

Como se chama um grupo de navios?

Segundo o dicionário de Língua Portuguesa, um grupo de navios do mesmo país, empresa ou espécie é considerado uma frota.

A utilização de grupos de navios é muito comum com navios militares que funcionam como base-aérea móvel. Neste caso, os navios que compõe o grupo servem como poder ofensivo adicional para os porta-aviões.

Qual é o substantivo coletivo de navios?

Para se referir ao coletivo de navios se utiliza o substantivo Frota. Que significa um conjunto de navios ou embarcações destinadas a qualquer finalidade.

Quantos navios são uma esquadra?

Uma esquadra naval é um coletivo de navios de guerra. Geralmente, estes navios são de grande porte, fazem parte de uma frota e são comandados por um oficial general.

Considerando que uma esquadra é o agrupamento de embarcações de guerra de um determinado país. A quantidade de navios de guerra pode variar de acordo com a marinha de países distintos.

 Exemplos com os coletivos de navios

A seguir alguns exemplos da aplicação do coletivo de navios:
  • Frota: “A frota de apoio marítimo em águas brasileiras totalizava 366 embarcações no final de dezembro. ”
  • Esquadra: “A segunda maior embarcação da esquadra da Marinha do Brasil, o Navio Doca Multipropósito, atracou no Porto do Mucuripe. A embarcação faz parte da Operação que realiza o monitoramento das manchas de óleo no litoral brasileiro. ”

Exercícios

Qual é o nome dado ao agrupamento de navios de guerra de um determinado país?
  1. Qual é o nome do conjunto de navios que podem ser da mesma empresa ou da mesma espécie?
  2. Esquadra
  3. Esquadrilha
  4. Fragatas
  1. Quando é o nome do coletivo de navios de menor escala?
  2. Barquinhos
  3. Frota
  4. Fragata
  5. Nenhuma das alternativas
  1. Qual das duas opções a seguir pode ser utilizada tanto para navios de guerra quanto para outros navios?
  2. Esquadra
  3. Frota
  4. Navios de Guerra
Respostas:
  1. Letra a
  2. Letra b
  3. Letra b

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Coletivos de Navios: Exemplos e exercícios
Coletivos de Navios: Exemplos e exercícios
Saiba o que é coletivo de navios, qual o coletivo de navios, como se chama um grupo de navios, exemplos com os coletivos e exercícios. Confira aqui.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhMbkyrY-sJoYOG0QM_8M6IbNA80R5zUojn06eGVVzDjJlDwi1V4OJoy3cPwQ7JCuqQv5fbELFV7DKxU2hRIRRcMgOC6erXlkP71SKvQLAX2d3tAN0Z3fUXJ3Uma3ZD0w7sUtmLXiE6ifA/s1600/coletivos-de-navios.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhMbkyrY-sJoYOG0QM_8M6IbNA80R5zUojn06eGVVzDjJlDwi1V4OJoy3cPwQ7JCuqQv5fbELFV7DKxU2hRIRRcMgOC6erXlkP71SKvQLAX2d3tAN0Z3fUXJ3Uma3ZD0w7sUtmLXiE6ifA/s72-c/coletivos-de-navios.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2020/02/coletivos-de-navios.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2020/02/coletivos-de-navios.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar