$hide=page

Cursos de Português Online

Coletivo de Viajantes: Exemplos e exercício

COMPARTILHE:

Saiba qual é o coletivo de viajantes. Confira aqui o substantivo coletivo de viajantes com exemplos. Responda os exercícios.

Os substantivos coletivos são pouco vistos na Língua Portuguesa. Por isso, é preciso pesquisar para conhecê-los. Hoje é a vez dos coletivos de viajantes. Veja!

É inegável o fato de que, quando se fala em coletivo de viajantes sempre bate aquela dúvida sobre o que se trata. Diferentemente de outras respostas igualmente fáceis, como o plural de viajante, esta não está na ponta da língua.

Sem dúvida, os coletivos são os substantivos mais esquecidos. Afinal de contas, o uso do substantivo em sua forma plural é muito mais fácil de ser lembrada do que qualquer outra.

Não deixe que a falta de conhecimento prejudique você! Conheça agora mesmo o coletivo de viajantes e aprenda mais sobre o assunto com esta interessante leitura!

Coletivos de Viajantes: Exemplos e exercício
Imagem: www.freepik.com

O que é coletivo de viajantes?

Você deve se lembrar de palavras como enxame ou manada. Essas palavras são chamadas de substantivos coletivos ou, simplesmente, coletivos. Elas indicam um grupo ou conjunto de determinado substantivo.

Assim, os coletivos de viajantes, que neste caso é apenas um coletivo, é uma palavra que indica um grupo ou conjunto que está fazendo determinada viajem. Simples, não é?

É importante frisar que a Língua Portuguesa é cheia de mistérios e surpresas. Por conta disso, assim como há uma série de coletivos para uma mesma palavra, como no caso de porcos, há apenas um para determinado substantivo.

Vale lembrar também que os substantivos coletivos são facilmente substituídos pelo plural. No entanto, não se há a mesma ideia de proporcionalidade que o uso do coletivo indica. Em razão disso, é bem importante que você os conheça!

Qual é o coletivo de viajantes?

Agora que já ficou claro o que são coletivo de viajantes, que nesse caso é apenas um coletivo, chegou a hora descobrir qual é, certo? Bom, chega de mistérios: o coletivo de viajantes é caravana.

Aliás, esse termo pode até não ser estranho para você. Afinal, ele era muito utilizado na TV, principalmente em programas de auditório, nos quais iam caravanas de diversas cidades para participar da atração.

Saiba também sobre:

Qual o substantivo coletivo de viajantes?

Ao estudar sobre os coletivo de viajantes – que nesse caso é apenas um – e outros coletivos, a pergunta sobre o substantivo coletivo sempre surge, não é? É normal, como foi dito, essa matéria não é tão trabalhada na fase escolar.

Assim, saiba que o substantivo coletivo de viajantes é caravana, tal qual a resposta para a pergunta sobre o coletivo de viajantes. Viu só como é fácil?!

Sim, caso você esteja se perguntando se é a mesma coisa, pode ficar aliviado porque é sim. Na verdade, como foi dito anteriormente, os coletivos são substantivos. Assim, é só escolher entre substantivo coletivo ou coletivo.

E não se assuste pelo mesmo significado. Já não é mais segredo que o português prega algumas peças em quem o estuda. Porém, à medida que você aprende, a língua passa a ser desvendada e simplificada.

Exemplos de coletivos de viajantes

Bom, como você pode aprender, os coletivo de viajantes não existem, afinal é apenas um. Que tal ver uns exemplos para não esquecer dessa informação?

Exemplos:
  • Há uma caravana que veio de São Paulo.
  • Essa caravana é recheada de aventuras.

Exercício

O que você acha de fazer um pequeno exercício para colocar em prática o que aprendeu sobre os coletivo de viajantes? É uma tarefa bem rápida, mas que irá ajudar a não esquecer o conteúdo e avaliar se ficou alguma dúvida.

Complete as frases a seguir com o plural viajantes ou o substantivo coletivo  caravana:
  • Uma ___________ passou por aqui ontem.
  • Esses ___________ devem estar muito cansados.
  • Fomos ao zoológico e vimos uma _________por lá.
  • Há uma grande quantidade de ___________ nesta época do ano.
Viu só como não tem mistério? Para não esquecer o conteúdo aprendido, é interessante que você coloque em prática e busque aprender mais sobre os coletivos. Somente praticando que você, de fato, aprende.

Bons estudos!

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Coletivo de Viajantes: Exemplos e exercício
Coletivo de Viajantes: Exemplos e exercício
Saiba qual é o coletivo de viajantes. Confira aqui o substantivo coletivo de viajantes com exemplos. Responda os exercícios.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgX9yXGg9NueOYJ1ytkZ-6xhDif3ILrsq6X9FOiqYtEmc9Ypnp_mAnhfrTlPcO9HzDWnSU9IV560id0X_NkUVnyoBNlXgtNKszf59WhLc1ZHCqE-3NMtOXuytE-3mXgx5PECPmzC7hIcAI/s1600/coletivos-de-viajantes.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgX9yXGg9NueOYJ1ytkZ-6xhDif3ILrsq6X9FOiqYtEmc9Ypnp_mAnhfrTlPcO9HzDWnSU9IV560id0X_NkUVnyoBNlXgtNKszf59WhLc1ZHCqE-3NMtOXuytE-3mXgx5PECPmzC7hIcAI/s72-c/coletivos-de-viajantes.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2020/02/coletivos-de-viajantes.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2020/02/coletivos-de-viajantes.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar