$hide=page

Cursos de Português Online

Coletivo de cães e gatos

COMPARTILHE:

Em nosso idioma há várias formas de se expressar e compreender as coisas do nosso cotidiano. Saiba qual o coletivo e exemplos. Confira aqui.

Em nosso idioma há várias formas de se expressar e compreender as coisas do nosso cotidiano. Então você sabe como é o coletivo de cães e gatos? Veja a seguir!

Nos dias de hoje é fundamental conhecermos as regras da nossa língua oficial. Pois é necessário para diversas áreas de nossa vida, como por exemplo:
Assim, com essas diversas opções que comprovam a necessidade da exata compreensão das regras, trazemos nesse artigo uma dúvida que muitas pessoas não compreendem, os coletivos.

Os substantivos coletivos são denominados pela união de duas ou mais objetos, pessoal, animais, locais. E muito se confunde com o plural das suas próprias nomenclaturas.

Veja a seguir tudo sobre o assunto de coletivo de cães e gatos.

Coletivo de cães e gatos
Imagem: www.freepik.com

Qual coletivo de cães

Hoje, com advento das redes sociais, ficou mais comum encontrar textos dos mais variados autores.

Assim como cresce o espaço para divulgar o que se pensa, também cresce os erros de português, que muitas vezes acabam por virar chacota.

Então é necessário e importante saber regras e no caso desse artigo, os coletivos. Para os queridos e amados pets ou animais de estimação, também há uma nomenclatura específica.

Muito se confunde com o plural da própria palavra, assim achando alguns que o coletivo de cão seria cães ou cachorros e não é. Se denomina para o coletivo dessa espécie a palavra Matilha.

Não há uma origem exata da palavra matilha, mas o seu uso se dá uma compreensão de onde ela pode ter surgido. É utilizada na marinha para descrever um grupo de submarinos e se esse grupo está em ataque, é chamado de alcateia.

O termo alcateia é apenas utilizado para canídeos não domesticados. Assim para cães ou outro tipo de canídeo domesticado, se deve utilizar matilha

Exemplos de coletivo de cães

Veja exemplos que se utiliza o termo matilha
“ Essa matilha de cães é enorme! ”
“ Você possui uma matilha de cães de estimação! ”
“Uma matilha fugiu do canil hoje à tarde! ”
“ Aquela matilha irá concorrer na corrida de amanhã! ”

Qual coletivos de gatos

Outros animais que são favoritos da população são os gatos e também possuem o seu coletivo e por sinal, duas opções. Muito se encontra em materiais didático o termo “cambada” para se referir a um conjunto desses animais.

Porém esse termo acaba sendo utilizado para muitas outras coisas, como por exemplo cambada de pessoas ou cambada de animais. Assim se criou outros termos para se referir ao conjunto dos felinos.

Os termos Gatarrada e Gataria são hoje em dia os mais utilizados para se fazer a referência.

Exemplos de coletivos de gatos

Veja exemplos dos termos referentes a coletivos de gatos, Gatarrada e Gataria:
“Você tem um Gatarrada em casa! ”
“Minha mãe tem uma gataria que não para de miar! ”
“ É um incrível evento de doação, uma grande Gatarrada a espera de um lar! ”

Outros coletivos de animais

Sabemos que não existe apenas o coletivo de cães e gatos, mas uma infinidade, na verdade, qualquer coletivo sempre tem um termo para os caracterizar, veja alguns abaixo:
  • Alcateia: para canídeos e felinos selvagens como lobos, leões ou hiena se utiliza esse termo
  • Armento, manada ou rebanho: Para vacas, búfalos e animais ruminantes
  • Bando: Esse termo é utilizado para todo tipo de ave e também para outros animais como os macacos. Os macacos também podem ser chamados de capela em seu coletivo
  • Cáfila: Esse termo é utilizado para camelos e dromedários
  • Cardume: É utilizado para peixes e alguns outros animais marinhos
  • Colmeia ou enxame: É utilizado para abelhas, vespas. A colmeia é quando estão reunidas em seu lar e o enxame é para quando o coletivo está voando fora do ninho.
  • Colônia ou formigueiro: Cupins e formigas. A colônia é o ninho de ambos. Porém o formigueiro é utilizado apenas para as formigas.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Coletivo de cães e gatos
Coletivo de cães e gatos
Em nosso idioma há várias formas de se expressar e compreender as coisas do nosso cotidiano. Saiba qual o coletivo e exemplos. Confira aqui.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgP3_PwAT1vFM58NI7ThW7e1oDjzwmmUCkE0Xk7e9Bq2_x4TTMNbICmo9LjFL5syuSQiKzzcwHDNlp3CB-AHWJFvSTFZbhyOAYWiA5Yi9JRgHOZ1cNB1qzaVvFJO_57m3woKvlKxbVTgS4/s1600/coletivo-de-caes-e-gatos.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgP3_PwAT1vFM58NI7ThW7e1oDjzwmmUCkE0Xk7e9Bq2_x4TTMNbICmo9LjFL5syuSQiKzzcwHDNlp3CB-AHWJFvSTFZbhyOAYWiA5Yi9JRgHOZ1cNB1qzaVvFJO_57m3woKvlKxbVTgS4/s72-c/coletivo-de-caes-e-gatos.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2019/09/coletivo-de-caes-e-gatos.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2019/09/coletivo-de-caes-e-gatos.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar