$hide=page

Cursos de Português Online

Coletivos de Flores: Exemplos e exercício

COMPARTILHE:

Saiba o que são coletivos de flores, qual é o coletivos de flores, exemplos e exercício. Confira aqui e aproveite e esse conteúdo.

Sem dúvida, os coletivos de flores já foram temas de estudos em alguma fase de sua vida. Agora, se você esqueceu e deseja relembrar, continue a leitura!

Inegavelmente, você já deve ter ouvido por aí palavras como buquê ou ramalhete, certo? Mas, já chegou a pensar nelas como coletivos de flores? Não se preocupe se isso não passou pela sua cabeça, é muito plausível.

Aliás, os coletivos não são substantivos muito lembrados. Apesar de existentes, o seu uso é mais natural, como no caso de enxame, ou cortado, pelo uso do plural. Conheça agora mais sobre o assunto!

Coletivos de Flores: Exemplos e exercício
Imagem: www.freepik.com

O que é coletivos de flores?

Caso você não se lembre, saiba que que coletivos de flores são aquelas palavras que indicam um grupo. Diferente do plural, o coletivo é utilizado apenas para grupos ou conjuntos.

Sendo assim, caso você queira se referir a mais que uma flor, mas sem ser um grande número, escolha o plural flores. Agora, se se trata de muitas flores, a melhor opção é, sem dúvida, o uso do coletivo.

Qual é o coletivo de flores?

Bom, saiba que os coletivos de flores são ramalhete e buquê. Isso mesmo, há dois termos a serem utilizados. Inclusive, eles são sinônimos e, por esta razão, em algumas frases pode usar tanto um quanto o outro.

Agora, e quando não pode? Simples: pelo fato de buquê remeter a um arranjo de flores mais elaborado e com mais tipos, ele é utilizado quando o contexto é esse. Uma noiva, por exemplo, utiliza o buquê.

Já o ramalhete diz respeito a um conjunto de flores que foi juntado sem grandes arranjos. Desta maneira, é possível dizer também que o ramalhete é mais simples, enquanto o buquê é mais elaborado.

Saiba também sobre:

Qual é o substantivo coletivo de flores?

Bom, você já sabe que o coletivo de flores é o ramalhete ou o buquê. Agora, caso esteja se perguntando quais são os substantivos coletivos de flores, eis a resposta: buquê ou ramalhete.

Sim, caso você esteja se perguntando se é a mesma coisa, pode ficar aliviado porque é sim. Na verdade, os coletivos são substantivos. Assim, cabe escolher usar a expressão substantivo coletivo ou apenas coletivo.

E não se assuste pelo mesmo significado. De fato, o português prega algumas peças em quem ainda não tem tanto conhecimento. Porém, a medida que você aprende, a língua passa a ser desvendada e simplificada.

Exemplos de coletivos de flores

Bom, como você pode aprender, os coletivos de flores são ramalhete e buquê. O que acha de ver exemplos para descobrir, de maneira concreta, como aplicar essas palavras em um contexto? Confira!

Exemplos:
  • Há um buquê de flores perto da noiva.
  • Há um ramalhete de flores ao lado da mulher.
  • O buquê de flores que ganhei de presente é lindo.
  • Esse ramalhete de flores irá alegrar a casa.

Exercício

Agora, chegou a vez de você treinar os seus conhecimentos e exercitar o que você aprendeu colocando em prática. E não se preocupe, os coletivos de flores não são tão complicados assim.

Complete a lacuna com o coletivo buquê ou ramalhete. Observe o contexto para escolher a melhor opção:
  • Uma noiva está segurando um belíssimo ­­_______ de flores.
  • Esse simples _________ poderá alegrar o seu dia.
  • Fomos ao zoológico alguns _________ de flores por lá.
  • Há um homem com um _________ de flores na sua porta.
  • Esse _________ deve ter custado uma fortuna.
  • Escolhi essas flores ao acaso e montei este pequeno _________.
Viu só como é fácil? Ainda mais quando em alguns casos ambas as palavras cabem! Agora, a melhor opção é praticar, e muito, para não errar depois! Bons estudos.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Coletivos de Flores: Exemplos e exercício
Coletivos de Flores: Exemplos e exercício
Saiba o que são coletivos de flores, qual é o coletivos de flores, exemplos e exercício. Confira aqui e aproveite e esse conteúdo.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj5UNRahZVbUUubMD-33GHTkEC_rZ6bpPkX3NjtBGGjARH5yGUZRd4nKBYMykEn1Rpy2mZCUlykJTDKqhIPS7gu0QvNSsRypDNRseG2jh1aHF-SRC88mOR0qcj08iByGZ-PhQSpPVD3II0/s1600/coletivos-de-flores.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj5UNRahZVbUUubMD-33GHTkEC_rZ6bpPkX3NjtBGGjARH5yGUZRd4nKBYMykEn1Rpy2mZCUlykJTDKqhIPS7gu0QvNSsRypDNRseG2jh1aHF-SRC88mOR0qcj08iByGZ-PhQSpPVD3II0/s72-c/coletivos-de-flores.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2020/02/coletivos-de-flores.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2020/02/coletivos-de-flores.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar