$hide=page

Cursos de Português Online

Coletivo de Soldados e Policiais: Exemplos e exercício

COMPARTILHE:

Saiba o que é coletivo, qual é o coletivo de soldados e policiais, exemplos e exercício. Confira aqui.

Está em meio aos seus estudos e agora chegou a hora de saber sobre coletivos? E que tal coletivo de soldados? Descubra aqui qual é a definição do termo e qual os seus coletivos. 

Na língua portuguesa existe o coletivo de soldados que consiste em um grupo bem grande de pessoas, obviamente das forças armadas. 

Dessa forma, o coletivo é um termo que define o agrupamento de seres que possuem a mesma espécie. Assim, é importante saber os principais coletivos, pois eles são utilizados em textos, redações e outras tarefas. Então vamos saber mais sobre o assunto e aprender um pouco mais sobre esse conceito.

Coletivo de Soldados e Policiais: Exemplos e exercício

O que é coletivo?

De forma resumida, a palavra coletivo significa abranger muitas pessoas ou coisas em um agrupamento. Dessa maneira, eles pertencem a um mesmo tipo ou conjunto e podem formar um grupo maior. Assim, fica mais fácil identificar seres e pessoas que sejam da mesma espécie ou que atuem na mesma função. Alguns exemplos são:
  • Bando: pássaros
  • Enxame: abelhas
  • Orquestra: instrumentistas
  • População: pessoas de um determinado local
  • Time: jogadores
  • Entre outros
Nesse sentido, se faz necessário conhecer esse termo que é muito usado em textos e redações. Um exemplo é o coletivo de soldados que embora seja fácil de aprender, possui diversas palavras que podem ser usadas. 

É isso que vamos verificar no próximo tópico que nos trará a melhor definição para o coletivo de soldados e policiais. 

Saiba mais também sobre:

Qual é o coletivo de soldados e policiais

Para responder a essa pergunta, primeiro é necessário entender que o coletivo de soldados possui vários coletivos. 

Ou seja, são registrados outros termos que também definem o agrupamento de soldados. Assim, temos o termo mais conhecido que é o Exército, porém segundo o dicionário Houaiss existem outros coletivos:
  • Cavalaria
  • Esquadra
  • Tropa
  • Pelotão
  • Infantaria
Desse modo, qualquer um dos termos mencionados acima são tidos como sendo o coletivo de soldados

Contudo, a palavra exército é a mais comum e consequentemente traz uma definição muito melhor. Enquanto que o coletivo de policiais também apresenta mais de uma possibilidade, sendo as mais comuns:
  • Guarnição
  • Tropa
  • Batalhão
  • Ronda
  • Pelotão
Então depende justamente da frase para adequar a palavra ao contexto, mas esses são os mais utilizados. Portanto, esses são os coletivos de soldados e de policias que são costumeiramente mais adequados.

Qual é o coletivo de batalhão?

A palavra batalhão representa o coletivo da palavra soldados, ou seja, um agrupamento de pessoas. Então, quando muitos soldados são reunidos eles formam um batalhão. Assim, eles podem ser chamados de batalhão do exército ou batalhão de polícia. Desse modo, fica muito mais fácil de compreender o que a palavra coletivo significa na nossa língua portuguesa.

Exemplos de coletivos de soldados e policiais

Agora que já aprendemos qual é o coletivo de soldados vamos verificar alguns exemplos:
  • O exército foi convocado para atua na Amazônia
  • O batalhão começou a marchar na praça
  • Esse é o melhor pelotão do país
  • A tropa se deslocou para um ponto estratégico
Vamos verificar também alguns exemplos de coletivos relacionados a palavra policiais:
  • Os policiais fizeram a ronda para verificar o local
  • A guarnição está atenta e pronta para agir
  • Essa é a melhor tropa que o Brasil possui
  • O pelotão se deslocou cuidadosamente até o local
  • Eles fazem parte do 42° batalhão
Conforme podemos perceber existem várias palavras que podem ser utilizadas como coletivos de soldados e policiais. Além disso, são termos bem parecidos já que contam com grupos de pessoas.

Exercício

Para que possamos fixar em nossa memória o coletivo de soldados e policiais, vamos fazer alguns exercícios. Então complete o local da frase com alguma palavra coletiva relacionada a soldados:
  1. a) O __________ foi convocado para auxiliar um outro país
  2. b) Essa é a melhor _________ de todo o exército
  3. c) O _________ brasileiro tem se empenhado cada vez mais
  4. d) Aqueles rapazes fazem parte do 50° ____________
Agora vamos resolver alguns exercícios relacionados ao coletivo de policiais:
  1. Essa é a _______ de choque mais eficaz da corporação
  2. No 40° ____________ os policiais são muito bem treinados
  3. Eles fizeram a _______ nos locais mais próximos
  4. O _________ é muito respeitado no cidade

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Coletivo de Soldados e Policiais: Exemplos e exercício
Coletivo de Soldados e Policiais: Exemplos e exercício
Saiba o que é coletivo, qual é o coletivo de soldados e policiais, exemplos e exercício. Confira aqui.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhBolKIBhg86vafjyuCp0MI29Be9_nGYxbfvqdvVEtxNU0lD13-dokVP3S1kTDZSSEZyROyCyCweGdiCmJdi2ZQZ8PBD-22vq5z_BtayOay74HzRcIMb45Z-pW_3H9K9AX7dX40l-MJCzI/s1600/coletivo-de-soldados-e-policiais.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhBolKIBhg86vafjyuCp0MI29Be9_nGYxbfvqdvVEtxNU0lD13-dokVP3S1kTDZSSEZyROyCyCweGdiCmJdi2ZQZ8PBD-22vq5z_BtayOay74HzRcIMb45Z-pW_3H9K9AX7dX40l-MJCzI/s72-c/coletivo-de-soldados-e-policiais.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2020/02/coletivo-de-soldados-e-policiais.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2020/02/coletivo-de-soldados-e-policiais.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar