$hide=page

Cursos de Português Online

Redação para entrevista de emprego: Saiba como fazer

COMPARTILHE:

Veja sobre como fazer redação para entrevista de emprego, fazendo a redação, O que escrever em uma redação para entrevista de emprego e muito mais. Confira aqui.

Você irá participar de uma entrevista de emprego em que uma das etapas é fazer uma redação? Não se preocupe, continue lendo este artigo e você aprenderá tudo o que precisa para conquistar o novo emprego. 

A redação está presente em diversas áreas de nossas vidas, tanto na área acadêmica como em concursos públicos, como empresas que utilizam a redação como uma das etapas em seu processo seletivo. 

O intuito da empresa ao solicitar uma redação pode variar de acordo com o que ela deseja abstrair do candidato. Em alguns casos a redação serve para analisar as capacidades de argumentação, conhecimentos de gramática e elaboração de textos, já em outros, ela serve para saber sobre a personalidade do candidato por meio de sua letra, lembrando que o foco é analisar os seus conhecimentos de forma geral.

Redação para entrevista de emprego: Saiba como fazer
Imagem: www.freepik.com

Para alguns, a redação pode ser um pesadelo, pois além das dificuldades que existem em elaborar uma, como as regras de escrita, estrutura e organização das ideias, também pesa por ser de caráter eliminatório em quase todos os processos seletivos, o que deixa os candidatos nervosos.

Redação para entrevista de emprego, como fazer?

Para fazer uma boa redação e garantir sua vaga, é preciso conhecer o tema a ser abordado, mecanismos de escrita, estrutura de uma redação, regras gramaticais entre outros elementos comuns que se usam em uma redação.

Fazendo a redação

Na hora de fazer a redação, o candidato deve em primeiro lugar ficar calmo, pois mesmo sabendo que a pressão exercida sobre ele é enorme, não se deve deixar que esse fator atrapalhe o raciocínio para que a redação não saia como planejado. Estando com o tema definido, é hora de pensar nas ideias que serão abordadas. 

Estabeleça-as bem e escreva sobre elas sem fugir do tema central. No momento em que estiveres escrevendo utilize os mecanismos de coesão e coerência, eles são fundamentais em uma redação. O próximo passo é pensar na estrutura da redação, isso envolve todo o corpo da redação a quantidade de parágrafos.

Estruture sua redação com introdução, desenvolvimento e conclusão, respeitando a lógica textual de cada uma. Estando com a redação em forma de rascunho, leia pelo menos três vezes e vá corrigindo os erros gramaticais e ortográficos, isso conta muito no momento em que o entrevistador estiver analisando a redação. Por fim, leia mais uma vez e passe a limpo.

O que escrever em uma redação para entrevista de emprego?

Essa pergunta é frequente entre os candidatos, pois na entrevista, a redação pode vir com qualquer tema. 

Diante dessa situação, é fundamental ir para a entrevista conhecendo bem a empresa e o seu ramo de atuação. A redação pode vir com tema livre ou não. 

Quando a redação vem com um tema específico, esse tema pode estar relacionado a diversas áreas como: a própria empresa, mercado de atuação, perspectivas envolvendo o cargo e como desempenhar as atividades, atualidades entre outros. 

Nesses casos, é fundamental que o candidato pesquise bem e esteja inteirado sobre todo contexto em que a empresa está inserida. 

Aproveite e saiba sobre: Como fazer uma redação do zero

Quais tipo de redação posso usar numa entrevista de emprego

Dependendo da empresa e do seu ramo de atuação, ela pode pedir alguns modelos de redação, sendo: redação dissertativa, narrativa e descritiva, a dissertativa é a mais utilizada. Dessa forma, estude os modelos de redação, pois nunca se sabe qual ela poderá utilizar.

Redação para entrevista de emprego tema livre

O que devo escrever quando a redação for com tema livre? Essa é uma pergunta que está na mente de todos que se submeterão a fazer uma redação

 A resposta é depende, pois, muitas empresas deixam a redação com tema livre, porém, é justamente nesse ponto, onde se deve ter cuidado, pois um candidato que foi preparado para uma entrevista de emprego, deve ter pesquisado sobre a empresa e o seu ramo de atuação.
 Logo, se na entrevista a redação vier com tema livre, é aconselhável que o candidato faça a redação de acordo com o perfil da empresa, isso quer dizer que, ele poderá explorar sobre temas como: cargo e funções a serem desempenhadas, perfil da empresa como um todo, podendo abranger sobre a importância dela na sociedade e também sobre o mercado de atuação da empresa.

 Quando o candidato explora essas áreas, ele mostra para o entrevistador que ele além de ter pesquisado sobre a empresa, também tem conhecimentos diversos. 

É um grande erro achar que só porque o tema é livre, você pode falar sobre coisas aleatórias, se você quer ganhar pontos que irão te deixar mais próximo de conseguir a vaga, explore essas áreas que com certeza você estará à frente dos candidatos que irão escrever sobre temas avulsos.

O que devo evitar na redação

É importante que o candidato fique atento ao que deve ser evitado na hora de fazer uma redação para entrevista de emprego. Os erros mais comuns são:
  • Fuga do tema.
  • Ideias contraditórias.
  • Tautologia (repetição de palavras).
  • Usar linguagem imprópria.
Ao evitar esses erros, o candidato tem grandes chances de conseguir a vaga desejada.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Redação para entrevista de emprego: Saiba como fazer
Redação para entrevista de emprego: Saiba como fazer
Veja sobre como fazer redação para entrevista de emprego, fazendo a redação, O que escrever em uma redação para entrevista de emprego e muito mais. Confira aqui.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgZSe23z0twSyFoA73b_HCM8arIvfH7LrqLQZVJn0jIUah6x-Axx3i6JHJUqK2wmfz-WZsduIgbiKYzWvMoAkU_KKmBhBWV4IuDvdLedSmk8brnHny0Fh9pkT96iD4ZdJ4cGXB_RESfseM/s1600/redacao-para-entrevista-de-emprego.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgZSe23z0twSyFoA73b_HCM8arIvfH7LrqLQZVJn0jIUah6x-Axx3i6JHJUqK2wmfz-WZsduIgbiKYzWvMoAkU_KKmBhBWV4IuDvdLedSmk8brnHny0Fh9pkT96iD4ZdJ4cGXB_RESfseM/s72-c/redacao-para-entrevista-de-emprego.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2020/01/redacao-para-entrevista-de-emprego.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2020/01/redacao-para-entrevista-de-emprego.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar