$hide=page

Cursos de Português Online

“Assistir ao” ou “assistir o”? Regência do verbo, exemplos

COMPARTILHE:

Qual a forma correta de escrever Assistir ao ou assistir o? Saiba a regência verbal, como escrever, forma coloquial do verbo assistir. Confira aqui.

Assistir ao” ou “assistir o”, qual a forma correta de escrever? Aprenda para não errar mais na escrita e arrasar no português de hoje em diante. O verbo assistir comporta mais de uma regência dependendo do sentido que se deseja expressar nas frases, orações, entre outros. 

A regência do verbo vai depender também das relações determinadas entre os outros termos do que se quer escrever. Portanto, o verbo assistir pode mudar sua regência conforme o significado que cada texto pretende assumir. 

Descubra abaixo como encaixar nas frases “assistir ao” ou “assistir o”, e nunca mais erre na formulação dos seus textos.

“Assistir ao” ou “assistir o”? Regência do verbo, exemplos
Imagem: www.freepik.com

Regência Verbal

Na regência verbal é o verbo que gera sentido na escrita, portanto, ele quem determinará qual termo será flexionado. Assim, o verbo é o agente condicionante da oração e é por meio dele que haverá a relação com os complementos. Logo, entende-se como regência verbal a relação entre o verbo e seu complemento, que pode ser um objeto direto ou indireto. 

Os significados que os verbos podem assumir e sua transitividade de acordo com as preposições inseridas, ampliam a capacidade da escrita. Desta forma, estudar a regência verbal pode ser uma descoberta de novas possibilidades na formulação das orações. 

Por isso, é uma parte muito importante no aprendizado da gramática.

Assistir ao ou assistir o

De acordo com a norma culta da língua portuguesa, o verbo assistir pode ser transitivo direto ou indireto. Isso porque dependerá de qual sentido se pretende dar ao que se escreve. 

 Dentre as muitas variações com ou sem preposição, encontramos “assistir ao” ou “assistir o”, que acabam tendo o mesmo sentido. Em assistir ao, o verbo assume a forma de transitivo indireto em duas situações. A primeira situação é indicando o ato de estar presente em algo ou algum lugar, como sinônimo de observar, ver, comparecer. 

Também pode ser transitivo indireto quando indica ser da competência de alguém, como sinônimo de caber, competir, pertencer.

Sinônimo de Ver:

  • Assisti ao desastre mostrado no noticiário atônita. Ainda não tenho palavras!
  • Ontem, assistimos ao programa sobre Educação que passava na televisão.

Sinônimo de Ser da competência:

  • Ao governo, é esperado assistir aos mais necessitados segundo a Constituição.
  • Assiste ao Hospital Municipal da cidade, cuidar da população do local.

Forma coloquial do verbo Assistir

O verbo assistir utilizando a preposição “o” depois, também acaba tendo um significado de ver e observar, porém, não está correto. 

Atualmente, já é possível encontrar essa forma de escrita em livros e até dicionários, mas não é a forma culta. Essa forma de escrever desejando dizer que alguém assistiu alguma coisa no sentido de ver é considerada coloquial.

 Embora não seja a forma correta para se utilizar em textos e na comunicação, ela está sendo cada vez mais utilizada. Assim, assistir ao ou assistir o pode ter o mesmo sentido em:
  • Eduardo assistiu o jogo de ontem.
  • Mônica assistiu o show de sua banda favorita no sábado.
  • Amanhã, Victor pretende assistir o filme que lhe foi indicado
Aproveite e também saiba sobre: O emprego da vírgula

Conclusão

Desta forma, observa-se que o verbo assistir possui algumas variações em seu significado dependendo de como é utilizado. Dentro das possibilidades existentes, é possível utilizar “assistir ao” ou “assistir o”, mesmo que a segunda opção não esteja tão correta. 

A forma culta da língua portuguesa exige o uso do verbo assistir com sentido de ver, utilizando a preposição “a”. E quando necessário, utilizar a contração da preposição com o artigo “o”, essa é a forma correta.

Contudo, devido ao grande uso da forma coloquial, tanto falada quanto escrita, ela também acaba sendo aceita atualmente. Porém, é preciso ressaltar que ao produzir um texto, ou no uso na fala diária, “assistir ao” é o correto.          

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 1

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: “Assistir ao” ou “assistir o”? Regência do verbo, exemplos
“Assistir ao” ou “assistir o”? Regência do verbo, exemplos
Qual a forma correta de escrever Assistir ao ou assistir o? Saiba a regência verbal, como escrever, forma coloquial do verbo assistir. Confira aqui.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgPg7w2YPJM-TQstZKnGfynm2TsUwtMMTfVlB97aPl1pEjyh8tO1Qou1Eq22rUaAO5fQdPSQvZSq30H6CVQbqNItj06oE6O9J3AIOY7VmJs9q1LOjkEMiSm4_Sc5TLpQYsEW7CWZu_uQ00/s1600/assistir-ao-ou-assistir-o-regencia-do-verbo-exemplos.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgPg7w2YPJM-TQstZKnGfynm2TsUwtMMTfVlB97aPl1pEjyh8tO1Qou1Eq22rUaAO5fQdPSQvZSq30H6CVQbqNItj06oE6O9J3AIOY7VmJs9q1LOjkEMiSm4_Sc5TLpQYsEW7CWZu_uQ00/s72-c/assistir-ao-ou-assistir-o-regencia-do-verbo-exemplos.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2020/01/assistir-ao-ou-assistir-o-regencia-do-verbo-exemplos.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2020/01/assistir-ao-ou-assistir-o-regencia-do-verbo-exemplos.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar