$hide=page

Cursos de Português Online

Dicas de redação: o que é redação, temas e técnicas

COMPARTILHE:

Muitas vezes não sabemos como iniciar ou concluir um texto. Por isso, apresentamos algumas dicas de redação para você sair dessa dúvida. Confira aqui.

Muitas vezes não sabemos como iniciar, argumentar ou concluir um texto. Por isso, apresentamos algumas dicas de redação para você sair dessa dúvida. Confira.

Presente no nosso cotidiano, a redação está nos jornais, nas revistas, na internet, nos livros e em vários outros locais. Entretanto, muitas pessoas ainda não sabem como escrever um texto.

Ainda assim, em algum momento da vida será necessário fazer uma redação. Por isso, apresentamos a seguir algumas dicas de redação para que você possa escrever um texto de qualidade, com facilidade.

Dicas de redação: o que é redação, temas e técnicas
Imagem: www.freepik.com


O que é redação

A redação trata-se do processo de redigir um texto. Segundo pesquisas, o termo tem origem no latim redactio onis, e nada mais é do que escrever.

O ato de escrever é transmitir para o papel uma ideia ou pensamento. Quando escrevemos, organizamos essas ideias para que possamos comunicar uma mensagem para o leitor.

Seja na escola, num vestibular, em provas e até em entrevistas de emprego, em algum desses momentos da vida você poderá redigir um texto.

Contudo, você pode pensar “Ah, eu não sei escrever”. Mas sabe sim! Tudo depende da sua dedicação, da prática e do tempo. É muito importante você saber como expor suas ideias e desenvolver seu lado criativo através da escrita. Veja a seguir algumas dicas de redação que vão te ajudar.

Temas de redação

Ao redigir qualquer texto, a primeira coisa que precisamos ter é um tema, um assunto para ser tratado ao longo do texto. Todo e qualquer tipo de redação precisa de um tema para ser desenvolvido.

Uma boa dica de redação é procurar escrever sobre assuntos que você tenha domínio. Porém, caso seja fornecido um tema, deve ser desenvolvido o que foi proposto.

Além disso, é fundamental entender o tema e saber interpretá-lo. Assim fica mais fácil não fugir do tema e redigir um texto de qualidade. Afinal, é muito importante que sua redação possua detalhes e explicações adequadas e coerentes com o tema.

Quais são as técnicas de redação

Para aplicar as técnicas de redação é preciso conhecer os três tipos de textos:
  • Dissertação: texto argumentativo, onde o tema é redigido com opiniões do escritor.
  • Descritivo: texto baseado em caracterizar acontecimentos, pessoas, lugares, objetos e situações.
  • Narrativo: texto onde o escritor conta uma história. A redação tem o objetivo de expor um conjunto de fatos. Esse tipo de texto é muito comum em contos, novelas e fábulas.
Dentre as técnicas, a principal é saber dividir e estruturar bem o texto. Conforme apresentamos e damos algumas dicas de redação das mesmas abaixo:
  • Introdução: apresentação do tema a ser tratado, além de identificar as questões a serem desenvolvidas ao longo do texto.
  • Desenvolvimento: desenvolver as ideias e argumentações referentes ao tema. No desenvolvimento, deve ser defendida a ideia e responder aos questionamentos apresentados na introdução.
  • Conclusão: é o desfecho do texto. Na conclusão é abordado os assuntos novamente, mas de forma breve. É também apresentado uma possível ação a ser tomada ou uma solução para o que foi apresentado.
Ao redigir o texto é preciso seguir essa sequência. Assim, fica mais fácil para o leitor entender o que está sendo escrito. Além disso, evita que o texto fique muito extenso, pois está sendo escrito somente o que é importante.

Dicas de desenvolvimento de redação

O desenvolvimento da redação é a parte central do texto. Isso porque nele vai estar descrito e organizado todo o posicionamento em torno do tema. Portanto, é essencial se atentar ao que está sendo escrito, a fim de desenvolver um texto coerente.

O desenvolvimento do texto é composto pela argumentação e posicionamento adotado em relação a problemática apresentada. Essa argumentação deve ser descrita com autoridade, com pensamento lógico e se possível com apresentação de provas concretas.

Além disso, há algumas dicas de redação para desenvolver melhor essa parte do seu texto:
  • Faça citações: ao utilizar frases e pensamentos de autores sobre o tema, o texto se passa a ter mais qualidade.
  • Use ilustrações: o uso de imagens torna o texto mais rico e, se bem escolhida, a imagem chama atenção do leitor.
  • Não escreva mais do que 60% no desenvolvimento. Ou seja, se seu texto é de 30 linhas, use apenas 18 para essa parte.
  • Evite repetição de palavras.
  • Evite descrever com muitos detalhes.
Além disso, é muito importante usar palavras de transição, como: mas, porém, entretanto, além disso, entre outras. Pois essas palavras ajudam a dar consistência para o texto.

Dicas de conclusão de redação Dissertativa

A conclusão de um texto é o resumo, o fechamento do que foi tratado. Apresentamos a seguir algumas dicas de redação para uma boa conclusão:
  • Utilize 20% das linhas disponíveis para a conclusão.
  • Não use expressões como: “concluindo”, “em resumo”, “terminando”.
  • Não use a expressão “na minha opinião”.
  • Crie um fechamento adequado para o texto.
  • Não levante novos questionamentos.
  • Apresente uma solução para o problema.

Dicas de redação em entrevista

É bem comum, durante um processo seletivo, ser solicitado fazer uma redação. Com isso, muitos candidatos se assustam com o teste, pois não tem muito conhecimento sobre o assunto ou sobre como escrever.

Entretanto, não há porque se preocupar. É certo que o nervosismo, a pressão e o desejo de conquistar a vaga vão existir. Assim, trazemos algumas dicas de redação para que você se sinta mais confiante e preparado, confira:
  • Entenda o tema proposto, assim fica mais fácil de escrever.
  • Se o tema for livre, procure escrever sobre sua vida, suas conquistas ou sobre algo da atualidade;
  • Utilize as técnicas de escrita e organize o texto;
  • Não use gírias, nem muitas palavras estrangeiras;
  • Evite erros de português;
  • Evite excessos e seja claro;
  • Monte uma boa estrutura, com frases curtas e coesas;
  • Apresente sua opinião.
Lembre-se que é preciso treinar muito e ter bastante cuidado ao criar seus textos. Não deixe passar nenhum detalhe despercebido. Crie um texto forte, com embasamento e boa argumentação.

Assim, usando essas dicas de redação, você vai desenvolvendo prática e se sairá bem em qualquer texto que lhe for proposto.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Dicas de redação: o que é redação, temas e técnicas
Dicas de redação: o que é redação, temas e técnicas
Muitas vezes não sabemos como iniciar ou concluir um texto. Por isso, apresentamos algumas dicas de redação para você sair dessa dúvida. Confira aqui.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjBw8qNjVPhoO_INNItOxLK2kJIDTuFUyr1JdW4hZLw6JxmWoPolEkvnXkeHR_pDAeLQ6BIXPlexSTH1NWpF1BR46jLtL5TbHCjD_yDqJTwe8Q9bFSHQFZTjybbn0R8ennEXLCl9_UJ9Ow/s1600/dicas-de-redacao-o-que-e-redacao-temas-e-tecnicas.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjBw8qNjVPhoO_INNItOxLK2kJIDTuFUyr1JdW4hZLw6JxmWoPolEkvnXkeHR_pDAeLQ6BIXPlexSTH1NWpF1BR46jLtL5TbHCjD_yDqJTwe8Q9bFSHQFZTjybbn0R8ennEXLCl9_UJ9Ow/s72-c/dicas-de-redacao-o-que-e-redacao-temas-e-tecnicas.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2019/04/dicas-de-redacao.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2019/04/dicas-de-redacao.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar