$hide=page

Cursos de Português Online

Como Fazer uma Redação do Zero

COMPARTILHE:

Têm duvidas de como fazer uma redação do zero. Saiba quais são os tipos de redação e dicas pra uma boa redação. Confira aqui.

Criar uma redação do zero pode não ser uma tarefa fácil, mas ninguém disse que era impossível. Vamos lhe mostrar como.

O processo de fazer uma redação envolve alguns fatores importantes. Você sabe quais são? Se não, iremos lhe mostrar. Também lhe mostraremos os tipos mais comuns de redação e como faze-los do zero.

Os muitos tipos de redação permite que um redator, escritor ou aluno, possa criar textos de diferentes formas. Algumas maneiras são fáceis para alguns e difíceis para outras.

Todavia, com as dicas que iremos mostrar no artigo abaixo, você será totalmente capaz de fazer uma redação do zero. Além de aprender sobre os diversos tipos de redação e dicas para saber faze-las.

Tipos de redação

A redação é uma maneira de desenvolvimento de texto e está presente de varias formas em nossas vidas. Por essa razão, existem varias formas e tipos de redação.
  • Redação narrativa
  • Redação argumentativa
  • Redação dissertativa

Redação narrativa

A redação narrativa é muito semelhar a uma história. Dentro dessa redação você se tornará o locutor da informação.

Narrando elementos e acontecimentos de determinado fato ou tema escolhido por você ou terceiros. Você pode escolher entre fazer uma redação narrativa em 1º ou 3º pessoa.

Redação argumentativa

Uma redação argumentativa, também conhecida como dissertação, é um texto baseado em opiniões. Ou seja, em uma redação argumentativa você poderá expressar sua opinião sobre o assunto tratado.

Suas ideias podem ser colocadas de acordo com o que você acha e opina sobre. Sua estrutura é basicamente a mesma de qualquer outro tipo de redação. Contendo introdução, desenvolvimento e conclusão.

Redação dissertativa

A dissertação é um dos tipos mais comuns de redação, especialmente em vestibulares e provas de concurso público. Dentro de uma redação dissertativa o tema é abordado em forma de reflexões, discussões e debates.

Diferente de uma redação argumentativa, a redação dissertativa exclui qualquer possibilidade de se dar opiniões próprias. Uma redação dissertativa também deve ser sempre redigita em terceira.
Essa é uma maneira de evitar que seus pensamentos sobre determinado assunto, seja dado como uma opinião.

Dicas para uma boa redação

Aqui vai algumas preciosas dicas de como fazer uma boa redação. Dicas que poderão lhe ajudar a fazer qualquer tipo de redação totalmente do zero.
  • Pesquise
  • Reflita
  • Faça um rascunho
  • Escolha o estilo de redação
  • Construção de redação

Pesquise

Antes de tudo, faça muitas pesquisas. É muito importante que você absorva a maior quantidade de informação possível sobre o assunto de sua redação. Desta maneira será muito fácil para você conseguir desenvolver o seu texto.

Reflita

Depois de pesquisar, reflita sobre tudo o que aprendeu. Organize as ideias em um papel. Estude as informações até saber o suficiente sobre o assunto.

Faça um rascunho

Faça um rascunho através das informações que você anotou. Isso, claro, seguindo o modo proposto pelo estilo de redação. Isso irá te ajudar com a parte final da redação.

Escolha o estilo de redação

Determine em seu rascunho qual o estilo da sua redação. Se será uma redação de opinião, dissertação ou qualquer outro tipo.

Construção de redação

Feito todo o processo de pesquisa, reflexão, rascunho e escolha do estilo de sua redação, é hora de cria-la. Sem todos esses processos formulados, seria muito mais difícil fazer uma redação.

Usando o rascunho de tudo o que foi pesquisado, anotado e observado, é hora de criar sua redação. Transformando o rascunho em uma boa redação feita por você.

Introdução da redação

A introdução uma das partes mais importantes da redação. Na introdução estará contida as informações sobre o que aquele texto se trata. Também será a parte crucial para prender a atenção do leitor à redação.

Como fazer uma redação do zero
Imagem: www.freepik.com

Uma introdução não precisa ser necessariamente extensa para ser boa. Quatro linhas pode ser o suficiente para começar a fazer uma redação. Na introdução é onde o leitor tenha o primeiro contato com o assunto tratado ali.

Se for uma redação de opinião, é na introdução que você deve suas opiniões, ponto de vista e argumentações sobre o tema da redação.
É importante que na descrição tudo isso seja feito de forma direta, sem enrolações. Uma boa redação sempre se destaca com uma introdução direta.

Desenvolvimento da redação

O desenvolver da redação deve estar relacionado com o assunto proposto na introdução. Deve conter no mínimo dois parágrafos destacando informações e elementos relevantes sobre o tema da redação.

Você pode apresentar exemplos, fazendo situações e criando pontos importantes. 
Basta tomar cuidado para não criar uma redação repetitiva ou extensa. Ou enrolar o leitor sem apresentar realmente as informações que deveriam ser contidas ali.

Conclusão da redação

A conclusão de uma redação aborda todos os pontos importantes, propondo soluções. Também é onde será destacado e explicando tudo o que foi dito e citado no texto.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Como Fazer uma Redação do Zero
Como Fazer uma Redação do Zero
Têm duvidas de como fazer uma redação do zero. Saiba quais são os tipos de redação e dicas pra uma boa redação. Confira aqui.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjwvhTha8Hph_4XkJDIWZP9VdCOTlNiyGmhSl6vsCdixo79ktcr8Ppod8nWLDlLCqIi1cOFQgxw1o1q57ijjDtuG9p7Qr2qm-neIFN90Y25Bk3dR0xGYk1hSNh6bJqdI-mTeMyyBeB9oXI/s1600/como-fazer-uma-redacao-do-zero.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjwvhTha8Hph_4XkJDIWZP9VdCOTlNiyGmhSl6vsCdixo79ktcr8Ppod8nWLDlLCqIi1cOFQgxw1o1q57ijjDtuG9p7Qr2qm-neIFN90Y25Bk3dR0xGYk1hSNh6bJqdI-mTeMyyBeB9oXI/s72-c/como-fazer-uma-redacao-do-zero.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2019/04/como-fazer-uma-redacao-do-zero.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2019/04/como-fazer-uma-redacao-do-zero.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar