$hide=page

Cursos de Português Online

Decente e Descente: Como usar corretamente, significado

COMPARTILHE:

Saiba o que significa decente e descente, qual a diferença entre decente e descente, uso correto das palavras e exemplos. Confira aqui e aproveite

Descente e decente são palavras com sentidos distintos e fáceis de confundir. Entenda tudo que é necessário sobre elas aqui.

Para todos os brasileiros a língua portuguesa é uma matéria de constante aprendizado. Isto ocorre tanto para os pequenos novatos como para os veteranos.

Palavras com sons iguais são bem comuns e geralmente nos levam ao erro, quando ainda não as conhecemos plenamente. Este é o caso das palavras decente e descente.

Talvez você não saiba, mas as duas existem e estão corretas. Porém possuem usos e contextos distintos. Então a pergunta é:

Sabe utilizá-las corretamente e quais são seus significados?

Acabe de vez com as dúvidas lendo tudo aqui. Amplie seus conhecimentos sobre a língua e evite erros desnecessários nas suas produções.

Decente e Descente: Como usar corretamente, significado
Imagem: www.freepik.com

O que significa decente e descente

Decente e descente são palavras homófonas, que possuem som igual, escrita e significados diferentes. São também, pela semântica, parônimos, ou seja, tem formato parecido e significado diferente o que causa confusão.

Decente

O adjetivo decente é comum para os dois gêneros, feminino e masculino. Descreve alguém ou algo que está conforme as regras da decência. Por tanto, segue os padrões morais e éticos de uma sociedade.

Em outras palavras refere-se a alguém que segue determinados padrões estabelecidos. Por isso seus sinônimos são: adequado, correto, cândido, digno, honrado, impoluto e etc.
  • Exemplo: O homem parece ser decente

Descente

Outro adjetivo, descente é menos usual e significa algo que desce, que está em declínio. Ou de outro modo refere-se ao fluxo para baixo, ou ainda que dá vazão e escorre.

No exemplo: As escadas são descentes, possui significado de direção. O sentido da movimentação das escadas é para baixo.

Qual a diferença entre decente e descente?

Além do significado, as diferenças entre decente e descente baseiam-se na forma como são escritas e em como se originam.  A primeira escrita apenas com “c” se origina da palavra em latim “decens”, por isso é escrita sem o “s”: de – cen - te.

Já a segunda, escrita com dígrafo “sc” é formada pela união do verbohttps://www.comoescreve.com/2017/01/verbo.html “descer” mais o sufixo “-ente”. Assim, dando origem ao adjetivo descente como em: combatente, ardente, existente e tantos outros.

Podemos dizer que as duas são adjetivos uniformes, pois podem ser utilizados da mesma forma para os dois gêneros. Veja os exemplos a seguir:
  • O homem decente
  • A mulher decente
  • O rio descente
  • A água descente

Uso correto das palavras

As palavras da língua portuguesa para serem utilizadas de forma correta precisam estar inseridas no contexto ideal aos seus significados. Da mesma forma é com os adjetivos decente e descente.

Como mencionado, decente é utilizado para expressar o que está de acordo com as regras ou com um comportamento esperado. Sendo este seu contexto correto. Na frase: a garota foi à igreja com uma roupa decente. Isto quer dizer que a pessoa estava usando roupas adequadas para o local, não é verdade?

Da mesma forma ao escrever a frase: Esta escada rolante é descente. Jamais poderíamos escrever o adjetivo sem o “sc”. Isto porque fica bem claro que o contexto da mensagem é mostrar a direção em que a escada se movimenta.

Exemplos

Agora você sabe tudo o que é necessário sobre as palavras decente e descente. Então, vejamos mais exemplos que ajudarão a esclarecer ainda mais seu conhecimento.
  • A correnteza do rio segue contínua, fluida e descente
  • O riacho está descente em relação à casa dos meus avós
  • Esta escada é sempre descente
Perceba que nas frases citadas o adjetivo está tentando mostrar o fluxo ou a localização para baixo. Agora, atente para estes:
  • Uma pessoa decente é uma pessoa honrada
  • José era decente como sua família
  • Sua roupa não está decente. Vá logo trocar!
Ficou fácil notar? Decente mostra o valor moral e correto de alguém ou algo. Então, nunca confunda as duas palavras, pois o sentido é muito diferente entre elas.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Decente e Descente: Como usar corretamente, significado
Decente e Descente: Como usar corretamente, significado
Saiba o que significa decente e descente, qual a diferença entre decente e descente, uso correto das palavras e exemplos. Confira aqui e aproveite
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhLu7j1GXJ5qlIvdzDKiD591FxW7gQCxo34HtPz4uXQXZAMrM94f810mhVZrsqzJM3w49Foa4y8Qy3EiWLhoqOfEOZHikTMetD9vNqv2iP7ri9h7RmZRijt9M5vdzfsCPL_fLGaqOUjbPM/s1600/decente-e-descente.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhLu7j1GXJ5qlIvdzDKiD591FxW7gQCxo34HtPz4uXQXZAMrM94f810mhVZrsqzJM3w49Foa4y8Qy3EiWLhoqOfEOZHikTMetD9vNqv2iP7ri9h7RmZRijt9M5vdzfsCPL_fLGaqOUjbPM/s72-c/decente-e-descente.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2020/01/decente-e-descente.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2020/01/decente-e-descente.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar