$hide=page

Cursos de Português Online

Como melhorar seu vocabulário: dicas e palavras

COMPARTILHE:

Saiba sobre a importância de um bom vocabulário, dicas para melhorar seu vocabulário, algumas palavras enriquecer seu vocabulário. Confira aqui.

Melhore seu vocabulário com dicas importantes e aprenda novas palavras para refinar sua oratória e proporcionar maior visibilidade ao seu trabalho.

Possuir um vocabulário vasto, variado de palavras não é uma tarefa muito fácil na atualidade. Isto porque a forma de se comunicar tem mudado com o advento da internet, tornando tudo mais encurtado e informal.

Então, porque não utilizar a internet para melhorar seu vocabulário, ao invés de deixar certos vícios te dominarem? Fique atento a algumas dicas de como fazer para ampliar seu campo de conhecimento das palavras e ter uma oratória melhor.

Como melhorar seu vocabulário: dicas e palavras
Imagem: www.freepik.com

A importância de um bom vocabulário

Saber se expressar é muito importante não somente no cotidiano, com os amigos, no setor profissional também é necessário. É sabido que quem domina a sua linguagem normalmente tem melhores oportunidades e se sobressai no ambiente de trabalho.

Conquistar uma oratória melhor também é importante para a própria escrita, melhorar seu vocabulário consequentemente melhora a forma como se escreve. Portanto, se expressar também na escrita de maneira adequada é preciso não somente para as pessoas que trabalham com comunicação.

Em qualquer emprego que se busque, ou qualquer área que se queira estudar, possuir um vocabulário ampliado é necessário. Se comunicar bem possibilita um mundo de oportunidades, pois a chave para se fazer entender melhor é possuir vasto vocabulário.

Dicas para melhorar seu vocabulário

Para melhorar seu vocabulário, não tem maneira melhor que a dica óbvia, ler. O hábito da leitura ainda é o melhor para ampliar o conhecimento da linguagem, e consequentemente, melhorar sua comunicação.

Para poder adquirir um bom vocabulário, o hábito de ler constantemente ajuda muito, é importante variar o tipo de leitura também. Por exemplo, ler gêneros diferentes de livros, ler assuntos múltiplos nos jornais são igualmente bons e até mesmo leitura de dicionários.

Fazer pesquisas também pode ajudar na comunicação, isto porque, buscar por novos assuntos faz surgir palavras alternativas. Ao procurar por assuntos diferentes dos de costume, surgem palavras distintas, ou mesmo, a necessidade de buscar sinônimos para essas palavras.

Escrever também proporciona um vocabulário mais rico, se acostumar a escrever é bom para praticar o aprendizado das palavras novas. A combinação da leitura, com a pesquisa e a escrita, torna o uso de um vocabulário amplo mais efetivo

Como melhorar o vocabulário

Além de todas as dicas apresentadas, é de igual importância para quem deseja melhorar seu vocabulário conversar muito. Manter um círculo social diversificado para colocar em prática as novas palavras aprendidas é relevante.

Quem trabalha com comunicação acaba treinando e não tem com o que se preocupar, mas para as outras pessoas é diferente. Portanto, não basta somente que as pessoas leiam, pesquisem e escrevam, outras formas de colocar em prática são necessárias também.

Analise como as pessoas se comunicam e também não deixe que o coloquial tome conta de suas conversas. Então saiba que a gíria vicia e é necessário se abster dela.

Algumas palavras para enriquecer seu vocabulário

Contudo, além de auxiliar com algumas dicas básicas de como melhorar seu vocabulário, também daremos alguns exemplos de palavras:
  • Prosápia: linha de ascendentes ou pessoas que antecedem um indivíduo ou uma família; ascendência, linhagem, progênie. 2) Prosa; elegância exagerada.
  • Pernóstico: que ou aquele que é petulante, pretensioso, afetado. 2) Que ou aquele que, para impressionar, utiliza palavras difíceis ou pouco comuns, o que causa riso na maioria das vezes por desconhecer seu verdadeiro significado. 3) Que ou aquele que é espevitado, repontão.
  • Auspicioso: com bom auspício, de bom agouro. 2) Que traz esperança.
  • Meandro: parte de um curso de água que é tortuoso. 2) Conjunto de curvas em um percurso. 3) Qualidade, estado ou condição do que é complicado; emaranhamento. 4) Ornato decorativo formado por linhas sinuosas.
  • Furtivo: que se faz a furto ou de modo dissimulado; discreto. 2) Que se procura esconder; disfarçado, dissimulado. 3) Que demonstra ilegalidade.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Como melhorar seu vocabulário: dicas e palavras
Como melhorar seu vocabulário: dicas e palavras
Saiba sobre a importância de um bom vocabulário, dicas para melhorar seu vocabulário, algumas palavras enriquecer seu vocabulário. Confira aqui.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgDBOlZkx0pBV7BzEnegfkbQffJqz5wC-O5k3_bvthU7wmWyyqMnqNUF7GOacEZATHiXPhb8NseWVuXujcxazoTLK4dLLVdHNp3loC_W5bHvd5p9WnIZq1hMFEiV8WnaThhz9mpJKyhLtM/s1600/como-melhorar-seu-vocabulario.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgDBOlZkx0pBV7BzEnegfkbQffJqz5wC-O5k3_bvthU7wmWyyqMnqNUF7GOacEZATHiXPhb8NseWVuXujcxazoTLK4dLLVdHNp3loC_W5bHvd5p9WnIZq1hMFEiV8WnaThhz9mpJKyhLtM/s72-c/como-melhorar-seu-vocabulario.jpg
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2020/01/como-melhorar-seu-vocabulario.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2020/01/como-melhorar-seu-vocabulario.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar