$hide=page

Cursos de Português Online

Por ora ou Por hora? Quando usar

COMPARTILHE:

Saiba sobre duas expressões muito utilizadas. Veja como usar, diferença por ora ou por hora, significado, ao menos por ora ou por hora. Confira aqui.

Duas expressões muito utilizadas no dia a dia e que podem confundir na escrita. Entenda melhor e saiba quando usá-las aqui.

Estudamos a língua portuguesa a vida toda, mas continuamos cometendo alguns erros e confusões. O que não é um grave problema, pois sempre estamos em constante aprendizado.

Por ora ou por hora? Quando falamos é fácil de empregar e utilizamos bastante as expressões. Mas e no momento da redação? Como usar da forma correta?

Note que se torna bastante importante saber e entender como elas são utilizadas. Principalmente quando precisamos escrever uma redação para o ENEM, ou mesmo um relatório do trabalho e até um processo judicial.




Por ora ou por hora? Quando usar


Por ora ou por hora

As duas expressões são possíveis e estão corretas. Mas para usá-las corretamente precisamos entender o contexto da mensagem que se quer passar.

“Por hora” é muito empregado para:

• Indicar velocidade ou quilometragem - 30 quilômetros por hora
• Indicar tempo e valor trabalhado – Ganho por hora
• Frequência de acontecimentos – Acontece por horas seguidas

Veja que por ora e por hora têm sentido temporal em muitos casos. Mas, o emprego dos dois é muito diferente.

Já a expressão “por ora” é utilizada como:

• Advérbio, indicando tempo ou momento presente: “Por ora é suficiente”
• Interjeição, expressando emoções como irritação e raiva: “Ora, bolas! ”
• Conjunção, ligando duas orações dando sentido de alternância: “Ora ela ri, ora chora” ou “Ora faz isso, ora faz aquilo”

Diferença por ora ou por hora

As palavras ora e hora são homônimos homófonos. Isso quer dizer que possuem a mesma pronúncia, o mesmo som, mas a escrita é diferente e o sentido também.

Quando “por ora” é utilizado, dá ideia de “no momento” e pode ser substituído pela expressão “por agora”. Na frase “Por ora não preciso de mais nada” indica que naquele momento, naquele instante para o interlocutor as ações de alguém são suficientes.

Assim, a diferença entre por ora ou por hora fica bem evidente. Já que “por hora” exprime o acontecimento de algo em função do tempo em horas, ou seja, o tempo do relógio.

Por ora ou por hora significado

Por Hora

Gramaticalmente, a palavra hora é um substantivo feminino que indica o tempo equivalente a 60 minutos. Então “por hora” significa o tempo transcorrido em 1 hora ou 24 horas, veja:

• “O ônibus percorre o caminho a 100 quilômetros por hora”

Por ora

Como já tratado em outro tópico a palavra ora pode ser advérbio, conjunção alternativa e interjeição. Então, dependendo do contexto e da frase possuem significados diferentes:

• “Por ora meu celular funciona normalmente” – Aqui ora age como advérbio e significa que por enquanto o aparelho está funcionando.

Por ora ou por hora não são sinônimos e não podem ser utilizados um no lugar do outro. Por isso, fique atento aos significados.

Ao menos por ora ou por hora

Ao menos por ora tem sentido de “por agora”, “pelo menos agora”. Sendo assim, como não se trata de tempo transcorrido, 60 minutos, não pode ser escrito “por hora”.

Na oração “Ao menos por ora não tenho interesse em firmar um acordo com você”. Significa que no tempo presente o interlocutor não tem intenções de firmar um acordo.
Então a forma correta é “ao menos por ora”. Indicando uma locução adverbial de tempo.

Por tanto, através de exemplos simples ficará mais fácil usar por ora ou por hora em sua escrita. Veja a seguir.

Exemplos usando “por ora”

• “Por ora estou satisfeito, não quero mais nada”
• “Ao menos por ora não pretendo viajar”
• “Não sinto mais nada. Por ora estou bem”

Exemplos usando “por hora”

• “Eu cobro por hora de trabalho”
• “A secretária disse que ele atende um paciente por hora”
• “A velocidade do ciclista era 3 quilômetros por hora”

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Por ora ou Por hora? Quando usar
Por ora ou Por hora? Quando usar
Saiba sobre duas expressões muito utilizadas. Veja como usar, diferença por ora ou por hora, significado, ao menos por ora ou por hora. Confira aqui.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhdmgcBAEnDdHzZ_hBzIGsA0nq3WXvIlG28HdymNgRfDo5jIuAwcIg2AujPX7rRG9phoDVL0vrtbXkloI_0hHJr_fQx2yb30dIiPvnfAo9-9COts3t8v3UBDxppmTbFV63AyVN43MywqPg/s1600/por-ora-ou-por-hora.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhdmgcBAEnDdHzZ_hBzIGsA0nq3WXvIlG28HdymNgRfDo5jIuAwcIg2AujPX7rRG9phoDVL0vrtbXkloI_0hHJr_fQx2yb30dIiPvnfAo9-9COts3t8v3UBDxppmTbFV63AyVN43MywqPg/s72-c/por-ora-ou-por-hora.jpg
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2019/11/por-ora-ou-por-hora.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2019/11/por-ora-ou-por-hora.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar