$hide=page

Cursos de Português Online

Abreviaturas de Horas: Regras e Como escrever

COMPARTILHE:

Veja aqui as formas corretas de abreviar horas. Saiba como abreviar horas, minutos e segundos, como escrever e quais são as regras. Confira aqui.

Neste artigo iremos relatar as formas corretas de abreviar horas, minutos e segundos. Além de mostrar as regras de abreviações de acordo com a gramática brasileira.

Como abreviar horas de forma correta

Com a evolução da comunicação e da gramática portuguesa, surgiu diversa formas de se abreviar o pronome hora que serve para nomear a medição do tempo, há pessoas que escrevem: hrs, h, H entre outras várias abreviaturas de horas que as pessoas utilizam no dia a dia.

Entretanto, existe a forma correta de acordo com as normas brasileira de ortografia de abreviar a palavra hora. A forma correta é a letra h, minúscula após o número e sem espaço.

Sempre que a hora for exata, não se faz necessário o uso dos 00 que representam os minutos. Ou seja, ao invés de colocarmos 8:00h, o correto é 8h.

Exemplos:
  • Hoje fui tarde para o trabalho, cheguei às 11h
  • Meu ônibus chega às 12h
  • Não vá embora, ainda são 8h
  • Vou ir à sorveteria às 19h
Abreviaturas de Horas: Regras e Como escrever
Imagem: www.freepik.com

Como escrever abreviatura de horas

👍 Certo 1h, 2h, 3h, 4h, 11h, 12h, 13h, 21h, 22h 23h...

👎 Errado 6H, 18hr, 5h. e 20hrs...

Abreviação de horas é hs ou hrs?

Nenhuma das abreviaturas de horas estão corretas, de acordo com a língua portuguesa não se utiliza “hs” ou “hrs” e sim “h”. A abreviatura de horas é sempre exposta no singular, em momento algum deve se acrescentar a letra “s” mesmo que pareça está no plural.

Sempre que nos referimos a tempo/duração, ao escrever por extenso o correto é escrever horas, mas quando se trata de abreviação a norma é diferente, sempre se utiliza o h sem s ou rs.

Quais são as regras para abreviaturas

Abreviações são formas de diminuir palavras, com o avanço das novas tecnologias essa é uma técnica muito utilizada nos dias de hoje como forma de acelerar o processo e reduzir o tempo de escrita.

As abreviações são muito utilizadas nas redes sociais com WhatsApp, Messenger, Instagram etc.

Muitas das abreviações utilizadas nas redes sociais não são aceitas na norma da gramática brasileira.

As abreviaturas são letras iniciais, silabas ou símbolos que representam uma palavra. A abreviatura segue uma norma padrão:

Letra inicial + primeira letra da silaba seguinte + ponto de abreviação

Exemplos:
  • Numeral = Num.
  • Altitude = Alt.
  • Adjetivo = Adj.

Existe as exceções às regras que são aceitas nas normas como:

Ante de Cristo = A.C.
Companhia = Cia.
Idem = Id.
Gramática = Gram.

Como abreviar horas e minutos ABNT

Quando se abrevia horas, minutos e segundos a abreviatura de horas correta é “h”, para minutos é “min” e para segundos “s” as abreviaturas devem ser escritas sem espaçamento.

Exemplos:
  • Acordei exatamente às 2h35min59s.
  • Vou voltar para minha casa às 12h30min.
Quando se trata da duração de algo é importante escrever a hora e os minutos por extenso.

Exemplos:
  • O curso de manicure tem a duração de sessenta horas.
  • Dormi por exatamente doze horas e vinte minutos.
  • Fiquei parada no ponto de ônibus por quarenta e cinco minutos.

Resumo de como abreviar horas

1. Sempre se usam com artigo: Trabalha entre as 2h e as 16h. 
2. A abreviatura de hora é h; de minuto é min; de segundo, s (sem ponto).
3. Não há plural das abreviaturas. 
4. As horas que indicam duração não se abreviam: A reunião durou 11 horas (não 11h). 
5. Não se observam espaços entre os números e a abreviatura: 3h15, 0h30 

Gostou do nosso artigo?
    Aproveite e compartilhe.

    Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

    COMENTÁRIOS

    BLOGGER: 1
    1. Segundo a Norma ABNT 5892 existe sempre um espaço entre o número e a abreviatura, diferentemente do que você diz - não sei quais são suas fontes. Que eu saiba é a Associação Brasileira de Normas Técnicas que regulamenta isso. Então o correto é 10 h, 20 s, 1 m, etc.

      ResponderExcluir

    Nome

    Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
    ltr
    item
    Como Escreve?: Abreviaturas de Horas: Regras e Como escrever
    Abreviaturas de Horas: Regras e Como escrever
    Veja aqui as formas corretas de abreviar horas. Saiba como abreviar horas, minutos e segundos, como escrever e quais são as regras. Confira aqui.
    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhmE61VjQxb_OCqwblKqLY3WMNOCyW6M_ra-VafF8JHJLLBBAKTneDwvzZ7dRx5DrSEZthoaOTc_obU3My-cpSvYlSdYOU4dopRzHd9eKiOEHpt1-Clf9iH80m0LBPK6vumwe2JKlzPk8s/s1600/abreviaturas-de-horas-regras-como-escrever.png
    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhmE61VjQxb_OCqwblKqLY3WMNOCyW6M_ra-VafF8JHJLLBBAKTneDwvzZ7dRx5DrSEZthoaOTc_obU3My-cpSvYlSdYOU4dopRzHd9eKiOEHpt1-Clf9iH80m0LBPK6vumwe2JKlzPk8s/s72-c/abreviaturas-de-horas-regras-como-escrever.png
    Como Escreve?
    https://www.comoescreve.com/2019/07/abreviaturas-de-horas.html
    https://www.comoescreve.com/
    https://www.comoescreve.com/
    https://www.comoescreve.com/2019/07/abreviaturas-de-horas.html
    true
    8582907530562293637
    UTF-8
    Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar