Quer saber o significado da palavra Misoginia e muito mais sobre o assunto? Confira no texto.
Se você já ouviu ou leu o termo misoginia, mas não tem certeza do que se trata, neste artigo você encontrará todas as informações que precisa.
A discussão sobre o papel da mulher na sociedade é cada vez mais presente nos tempos atuais. Termos como machismo, feminismo, opressão e feminicídio tem se tornado comuns nas redes sociais.
Dentre eles, temos também o termo misoginia. Se você não tem muita certeza sobre o significado desse termo, como e em qual contexto ele surgiu, continue lendo este artigo. Nos próximos tópicos te deixaremos por dentro de tudo.
Você pode gostar se ler também:
Imagem: www.freepik.com
O que é misoginia
Antes de definirmos exatamente o que é misoginia, precisamos estabelecer o que é preconceito. Preconceito é o ato de julgar alguém, ou um grupo social, de maneira antecipada.
Ou seja, antes mesmo de ocorrer uma interação, um pensamento preconceituoso já estabelece um estereótipo. Criando uma generalização que limita uma pessoa, ou um grupo, a certos tipos de comportamentos ou realidades. O preconceito tem muitas faces e a misoginia é uma delas.
Sendo o preconceito voltado contra as mulheres. Que, em alguns casos, pode evoluir para ódio, repulsa ou desprezo por esse grupo social. Um pensamento misógino, envolve também a crença, de que as mulheres são inferiores e menos capazes em relação aos homens.
Misoginia significado
A palavra misoginia é derivada do grego misogynia, que é uma união das palavras “miseó” - que significa ódio - e “gyné” - que significa mulheres.
Ou seja, em uma interpretação literal, podemos definir que misoginia é o ódio contra as mulheres. Portanto, constitui uma aversão ou desprezo por todas as questões que envolvem o feminino.
Misoginia sinônimos e antônimos
Antônimo é o adjetivo que classifica palavras que possuem sentido oposto, ou seja, palavras que possuem significados completamente diferentes. O antônimo de misoginia é filoginia - que significa amor, carinho e respeito direcionados às mulheres.
Já o sinônimo é o adjetivo que classifica palavras que, apesar de terem grafia distinta, possuem o mesmo significado. Ou seja, é possível substituir um sinônimo por outro na construção de uma frase. Segundo o dicionário, os principais sinônimos de misoginia são:
- Androcentrismo
- Machismo
- Sexismo
- Ginecofobia
- Ginofobia
- Antifeminismo
Misoginia é crime
Misoginia é crime no Brasil e pode ser julgada de diferentes formas. A primeira delas é através da Lei Maria da Penha - que protege as mulheres vítimas de violência doméstica.
A segunda é por meio da Lei n° 13.642, que confere à Polícia Federal a responsabilidade de investigar casos de misoginia que acontecem em ambiente virtual. Após investigação, as provas podem ser utilizadas para processar criminalmente o ofensor.
E, por fim, também é possível julgar casos de ódio contra as mulheres por meio do Código Penal Brasileiro que criminaliza o estupro, levando a penas de 6 a 10 anos de reclusão.
Recentemente, um projeto de lei (PLC 18/2017) foi elaborado para proteger as mulheres contra a “Vingança Pornográfica”, que é a divulgação de vídeos ou fotos sexuais sem a autorização da mesma.
Misoginia e misandria
As palavras misoginia e misandria definem o mesmo comportamento preconceituoso e nocivo, porém aplicado a grupos sociais distintos.
Ou seja, enquanto a primeira conceitua ódio, agressão, repulsa e preconceito contra as mulheres, misandria conceitua o mesmo, porém, em relação aos homens.
Causas da misoginia
A misoginia está relacionada com o contexto patriarcal da nossa sociedade. Ou seja, por muitos séculos os homens dominaram o cenário político e social. Enquanto as mulheres foram limitadas aos afazeres do lar e da procriação.
Vistas como seres inferiores e enfraquecidos, as mulheres eram tratadas como uma propriedade a ser adquirida pelos homens. Ao se tornar dono de uma mulher, o homem tinha liberdade para a tratar da maneira que desejasse.
A identidade feminina foi uma construção tardia em nossa sociedade e só foi possível mediante muita luta. Até hoje, as mulheres precisam ter pulso para colocar em prática sua autonomia e validarem seus direitos.
Porém, em alguns casos, a misoginia pode ser fruto de traumas relacionados a figuras femininas na infância. Abandono por parte da mãe, irmãs ou colegas de classe abusivas, podem levar ao desenvolvimento de um ódio inconsciente pelo sexo feminino.
Comportamento misógino
O comportamento misógino é muito complexo e pode se manifestar de diversas formas. No entanto, ele sempre estará relacionado a uma disputa de poder, onde o homem tenta impor, mediante a força, sua autoridade perante a mulher.
Para isso, o misógino fará uso de ofensas, agressões físicas e psicológicas, sarcasmo, arrogância. Ele também irá interromper a fala da mulher e tentará a rebaixar intelectualmente e fisicamente.
COMENTÁRIOS