$hide=page

Cursos de Português Online

Misoginia Significado Dicionário

COMPARTILHE:

Quer saber o significado da palavra Misoginia e muito mais sobre o assunto? Confira no texto.

Se você já ouviu ou leu o termo misoginia, mas não tem certeza do que se trata, neste artigo você encontrará todas as informações que precisa.

A discussão sobre o papel da mulher na sociedade é cada vez mais presente nos tempos atuais. Termos como machismo, feminismo, opressão e feminicídio tem se tornado comuns nas redes sociais.

Dentre eles, temos também o termo misoginia. Se você não tem muita certeza sobre o significado desse termo, como e em qual contexto ele surgiu, continue lendo este artigo. Nos próximos tópicos te deixaremos por dentro de tudo.

Você pode gostar se ler também:
Misoginia Significado Dicionário
Imagem: www.freepik.com

O que é misoginia

Antes de definirmos exatamente o que é misoginia, precisamos estabelecer o que é preconceito. Preconceito é o ato de julgar alguém, ou um grupo social, de maneira antecipada.

Ou seja, antes mesmo de ocorrer uma interação, um pensamento preconceituoso já estabelece um estereótipo. Criando uma generalização que limita uma pessoa, ou um grupo, a certos tipos de comportamentos ou realidades. O preconceito tem muitas faces e a misoginia é uma delas.

Sendo o preconceito voltado contra as mulheres. Que, em alguns casos, pode evoluir para ódio, repulsa ou desprezo por esse grupo social. Um pensamento misógino, envolve também a crença, de que as mulheres são inferiores e menos capazes em relação aos homens.

Misoginia significado

A palavra misoginia é derivada do grego misogynia, que é uma união das palavras “miseó” - que significa ódio - e “gyné” - que significa mulheres.

Ou seja, em uma interpretação literal, podemos definir que misoginia é o ódio contra as mulheres. Portanto, constitui uma aversão ou desprezo por todas as questões que envolvem o feminino.

Misoginia sinônimos e antônimos

Antônimo é o adjetivo que classifica palavras que possuem sentido oposto, ou seja, palavras que possuem significados completamente diferentes. O antônimo de misoginia é filoginia - que significa amor, carinho e respeito direcionados às mulheres.

Já o sinônimo é o adjetivo que classifica palavras que, apesar de terem grafia distinta, possuem o mesmo significado. Ou seja, é possível substituir um sinônimo por outro na construção de uma frase. Segundo o dicionário, os principais sinônimos de misoginia são:
  • Androcentrismo
  • Machismo
  • Sexismo
  • Ginecofobia
  • Ginofobia
  • Antifeminismo

Misoginia é crime

Misoginia é crime no Brasil e pode ser julgada de diferentes formas. A primeira delas é através da Lei Maria da Penha - que protege as mulheres vítimas de violência doméstica.

A segunda é por meio da Lei n° 13.642, que confere à Polícia Federal a responsabilidade de investigar casos de misoginia que acontecem em ambiente virtual. Após investigação, as provas podem ser utilizadas para processar criminalmente o ofensor.

E, por fim, também é possível julgar casos de ódio contra as mulheres por meio do Código Penal Brasileiro que criminaliza o estupro, levando a penas de 6 a 10 anos de reclusão.

Recentemente, um projeto de lei (PLC 18/2017) foi elaborado para proteger as mulheres contra a “Vingança Pornográfica”, que é a divulgação de vídeos ou fotos sexuais sem a autorização da mesma.

Misoginia e misandria

As palavras misoginia e misandria definem o mesmo comportamento preconceituoso e nocivo, porém aplicado a grupos sociais distintos.

Ou seja, enquanto a primeira conceitua ódio, agressão, repulsa e preconceito contra as mulheres, misandria conceitua o mesmo, porém, em relação aos homens.

Causas da misoginia

A misoginia está relacionada com o contexto patriarcal da nossa sociedade. Ou seja, por muitos séculos os homens dominaram o cenário político e social. Enquanto as mulheres foram limitadas aos afazeres do lar e da procriação.

Vistas como seres inferiores e enfraquecidos, as mulheres eram tratadas como uma propriedade a ser adquirida pelos homens. Ao se tornar dono de uma mulher, o homem tinha liberdade para a tratar da maneira que desejasse.

A identidade feminina foi uma construção tardia em nossa sociedade e só foi possível mediante muita luta. Até hoje, as mulheres precisam ter pulso para colocar em prática sua autonomia e validarem seus direitos.

Porém, em alguns casos, a misoginia pode ser fruto de traumas relacionados a figuras femininas na infância. Abandono por parte da mãe, irmãs ou colegas de classe abusivas, podem levar ao desenvolvimento de um ódio inconsciente pelo sexo feminino.

Comportamento misógino

O comportamento misógino é muito complexo e pode se manifestar de diversas formas. No entanto, ele sempre estará relacionado a uma disputa de poder, onde o homem tenta impor, mediante a força, sua autoridade perante a mulher.

Para isso, o misógino fará uso de ofensas, agressões físicas e psicológicas, sarcasmo, arrogância. Ele também irá interromper a fala da mulher e tentará a rebaixar intelectualmente e fisicamente.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Misoginia Significado Dicionário
Misoginia Significado Dicionário
Quer saber o significado da palavra Misoginia e muito mais sobre o assunto? Confira no texto.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi74laj7CV3pAlz-v5y37NgRDWVclw4vRD_9Y7kJ4CVy7lxE6oflKS9xsOlt-VX9EqqrO7EYScOIVqcj_TsQ6zhXdT_xQc-SwFxEcwFHnEJHDOIgHsXkt3IEdLXrys0EZv5uOnN8qLf3rA/s1600/misoginia-significado-dicionario.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi74laj7CV3pAlz-v5y37NgRDWVclw4vRD_9Y7kJ4CVy7lxE6oflKS9xsOlt-VX9EqqrO7EYScOIVqcj_TsQ6zhXdT_xQc-SwFxEcwFHnEJHDOIgHsXkt3IEdLXrys0EZv5uOnN8qLf3rA/s72-c/misoginia-significado-dicionario.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2019/05/misoginia-significado-dicionario.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2019/05/misoginia-significado-dicionario.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar