$hide=page

Cursos de Português Online

Novas Palavras incluídas no VOLP: Conheça algumas

COMPARTILHE:

Veja aqui as novas palavras incluídas no VOLP - Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, palavras como sororidade, feminicídio, vegano, lockdown.

A Academia Brasileira de Letras, recentemente, tornou pública a nova edição incluindo novas palavras no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa – VOLP. 

Vale mencionar que ele não havia sido atualizado desde o ano de 2009 e, depois de muito tempo sem atualizações, foram incluídas no vocabulário muitas palavras e expressões utilizadas pelos falantes.

Como é feita a inclusão das novas palavras? 

Antes de mais nada, o ideal é explicitar como a escolha das palavras é feita e como elas são incluídas no Vocabulário Ortográfico. Pensando nisso, é preciso mencionar que a Academia Brasileira de Letras, toda semana, lança uma nova palavra ou expressão que tem tido uso recorrente na língua portuguesa pelos falantes. 

A escolha pode partir de um empréstimo linguístico, um neologismo ou até mesmo um vocábulo que, mesmo que já exista há muito tempo na língua, tem sido utilizado com mais constância ou seu sentido tenha mais empregabilidade nos dias atuais. 

O uso, a criação e a difusão de uma palavra nova ou uma nova expressão decorre da necessidade que todos possuem de dar nome a algo que faz parte do nosso cotidiano e realidade. Além disso, pode surgir também da nossa percepção e inteligência para identificar alguma situação, objeto, dentre outros, com mais intensidade. 

Pensando nisso, a seleção de novas palavras é feita pensando nos fatores mencionados acima e, conhecer o significado das novas expressões e palavras incluídas no é de extrema importância para que o vocabulário seja expandido e para que todos consigam se aprofundar na intelectualidade que está imerso. 

Novas Palavras incluídas no VOLP
     Imagem: Freepik

Tirou suas dúvidas: Preparamos outros artigos que podem também te ajudar:
Para além disso, as novas palavras incluídas no VOLP contribuem para a capacidade de comunicação de forma eficaz, acrescentando no pleno desenvolvimento das pessoas ao passo que sua compreensão é ampliada a respeito de tudo que está presente no mundo. Assim, torna a sociedade apta para identificar diferentes problemas, buscando soluções e atuar como agente de mudança. 

Por que novas palavras foram incluídas no VOLP

De acordo com a ABL, muitos dos acréscimos feitos no Volp se referem a termos oriundos do desenvolvimento científico e tecnológico, do contexto da pandemia do novo coronavírus, do registro mais abrangente de nomes de povos indígenas, assim como de termos técnicos das diversas áreas do conhecimento e novos vocábulos de uso comum, sempre de acordo com os critérios de formação de palavras da língua-padrão.

O Volp é um levantamento de palavras existentes na língua, com indicação da grafia correta. Com 382 mil entradas, o novo Volp tem mil palavras novas, além de correções e informações complementares nos verbetes, como acréscimos de ortoépia (pronúncia correta), variadas possibilidades de plural e, em alguns casos, significados diversos para palavras que têm a mesma grafia ou mesma pronúncia (homonímia) ou grafia e pronúncia parecidas (paronímia), visando desfazer dúvidas e ambiguidades.  Fonte

Conheça algumas Novas Palavras 

Como mencionado acima, as novas palavras são selecionadas e inseridas no VOLP com o intuito de dar legitimidade ao emprego de determinadas expressões e palavras que são utilizadas pelos falantes da língua portuguesa. Além disso, são escolhidas com base em situações frequentes em que passam a ter mais sentido. Abaixo, veremos algumas das novas palavras. Acompanhe!
  • Ressignificar;
  • Uberização;
  • Distanciamento físico;
  • Vegano;
  • Webinário;
  • Telemedicina;
  • Ciclável;
  • Negacionismo;
  • Afrofuturismo;
  • Antirracista;
  • Feminicídio;
  • Educomunicação;
  • Empoderamento;
  • Gordofobia;
  • Micromachismo;
  • Necropolítica;
  • Sororidade.
Estrangeirismos:
  • Podcast;
  • Criptomoeda;
  • Lockdown;
  • Home office;
  • Coworking;
  • Bullying.
Conheça aqui mais novas palavras incluídas no VOLP.

É certo que as palavras mencionadas acima são as usadas com mais frequência e que são mais populares no vocabulário das pessoas, além delas, algumas outras mais atípicas também foram incluídas, por exemplo, astroturismo, centro-oetismo, faunoduto, gerontofobia, dentre outras, além das que são divulgadas semanalmente pela Academia Brasileira de Letras.  

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Novas Palavras incluídas no VOLP: Conheça algumas
Novas Palavras incluídas no VOLP: Conheça algumas
Veja aqui as novas palavras incluídas no VOLP - Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, palavras como sororidade, feminicídio, vegano, lockdown.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjV56MlcKGLpa5n1prhFuyGOC5cK_ngmceHynb-N1TZTbTXF1_FglBe1Wn9WcL6hlmn-_FII1ZhZv6FlvjX72WdcSl-ym2vCL7QEfEAxuXFalU4GF68Dn5lKnJCgP_c4ZHeeuvOhp044TI/s16000/novas+palavras+VOLP.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjV56MlcKGLpa5n1prhFuyGOC5cK_ngmceHynb-N1TZTbTXF1_FglBe1Wn9WcL6hlmn-_FII1ZhZv6FlvjX72WdcSl-ym2vCL7QEfEAxuXFalU4GF68Dn5lKnJCgP_c4ZHeeuvOhp044TI/s72-c/novas+palavras+VOLP.jpg
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2021/08/novas-palavras-incluidas-no-volp.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2021/08/novas-palavras-incluidas-no-volp.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar