$hide=page

Cursos de Português Online

A noite ou à noite, a tarde ou à tarde

COMPARTILHE:

A noite ou à noite, a tarde ou à tarde? Qual a forma correta? Com crase ou sem crase? Confira neste post e tire suas dúvidas.

Já esteve em dúvida se o correto é escrever “a noite ou à noite, a tarde ou à tarde”? Com crase ou sem crase? Realmente, pode ser difícil marcar um encontro sem ferir o português, quando não se conhece ou não se lembra exatamente de qual regra da crase é preciso aplicar ou não. 

Mas como essa não é uma dúvida só sua e como nós prezamos pelo envio de mensagens bem certinhas e escritas corretamente, preparamos esse conteúdo que vai te ajudar a se lembrar de como deve ser utilizado o “a” nesses casos, se é com ou sem a crase. Acompanhe a leitura e coloque o aprendizado em prática agora mesmo!

A noite ou à noite, a tarde ou à tarde

A noite ou à noite: qual o correto?

Uma das maiores riquezas da língua portuguesa, é o fato de que a mesma palavra pode ter significados completamente diferentes e funções linguísticas que variam. Esse é o caso da palavra “noite”. Com crase, ela se torna um adjunto adverbial de tempo. 

Sem crase, ela é um substantivo. Ficou confuso? Calma, que iremos te explicar com mais exatidão. À noite é um período de tempo que pertence a uma parte do dia, certo? Quando o significado da frase der a entender que está utilizando “noite” nesse sentido, sempre haverá o aparecimento da crase, justamente por ser um adjunto adverbial de tempo.
  • Ele só vai voltar à noite.
  • Gosto de praticar exercícios à noite.
Note que o “noite”, nesse caso, faz referência àquele período. Uma dica é inserir o durante. Se ficar bom, haverá crase: Durante a noite é sempre mais frio. Mas quando estamos falando sobre a noite, em si, ela se torna um substantivo. Um bom exemplo é:
  • A noite estava muito escura.
  • A noite está maravilhosa.
Percebe que, nesse caso, estamos considerando a noite como um todo e não determinando um certo período do dia?

Saiba mais sobre outros artigos que podem te ajudar:

A tarde ou à tarde: qual o correto?

Agora que você já entendeu como funciona o uso da crase  diante da palavra noite, a mesma regra vale para “tarde”. Caso ela esteja representando um determinado período do dia, o acento grave vai aparecer, pois será um adjunto adverbial de tempo.
  • Maria, à tarde, tirava um cochilo.
Novamente, temos a percepção de que o “tarde”, nesse caso, funciona como um recorte de período do dia. E, também como antes, o “tarde” também pode ser um substantivo, caso surja como um todo.
  • A tarde estava ensolarada e com aroma de flores.
Tantos à noite e à tarde são expressões adverbias de tempo, escritas com crase, assim como:
  • à vista;
  • à direita;
  • à deriva;
  • à frente;
  • entre outras.

Considerações:

Resumindo, o emprego ou não da crase em "à noite ou a noite, a tarde ou à tarde" se justifica exclusivamente no argumento de afastar a ambiguidade, a duplicidade de sentido.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,6,Acentuação,15,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,149,Como escrever,2,Concordância,9,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,105,Dicas escrever bem,23,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,9,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,8,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,2,FIES 2015,1,Fonologia,45,Formas variantes,2,Gramática,14,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,83,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,21,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,89,Palavras,4,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,12,Pronome,8,Pronomes,8,Redação,25,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,37,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,5,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,2,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: A noite ou à noite, a tarde ou à tarde
A noite ou à noite, a tarde ou à tarde
A noite ou à noite, a tarde ou à tarde? Qual a forma correta? Com crase ou sem crase? Confira neste post e tire suas dúvidas.
https://1.bp.blogspot.com/-23CywLkz5mY/YMTgO1rV5TI/AAAAAAAAQEY/glBovWOGpdI1AL4FMyEbztqYQZqz93FtgCLcBGAsYHQ/s16000/A%2Bnoite%2Bou%2B%25C3%25A0%2Bnoite%252C%2Ba%2Btarde%2Bou%2B%25C3%25A0%2Btarde.png
https://1.bp.blogspot.com/-23CywLkz5mY/YMTgO1rV5TI/AAAAAAAAQEY/glBovWOGpdI1AL4FMyEbztqYQZqz93FtgCLcBGAsYHQ/s72-c/A%2Bnoite%2Bou%2B%25C3%25A0%2Bnoite%252C%2Ba%2Btarde%2Bou%2B%25C3%25A0%2Btarde.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2021/06/a-noite-ou-noite-tarde-ou-tarde.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2021/06/a-noite-ou-noite-tarde-ou-tarde.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar