$hide=page

Cursos de Português Online

Uso da vírgula e o “que”: Casos possíveis!

COMPARTILHE:

Saiba como usar a virgula e o que, veja todos os casos possíveis. Confira também mais 10 casos do uso da vírgula. Não erre mais! Confira aqui.

A língua portuguesa é riquíssima e, ao mesmo tempo, cheia de pequenas regras que garantem o seu bom uso. E as regras do uso da vírgula é um tema que aterroriza a todos que querem escrever corretamente. 

E entre as regras do uso da vírgula, uma das questões que mais traz dúvidas para aqueles que desejam criar um bom texto, é o momento correto do uso da vírgula e o “que”

No entanto, como todos os detalhes que envolvem uma boa produção textual na língua portuguesa, conhecendo as regras que definem seu uso, é possível criar um texto corretamente e, por isso, preparamos esse artigo para te ajudar. Acompanhe a leitura e aprenda, de uma vez por todas, como fazer um bom uso da vírgula e o “que”!

Uso da vírgula e o “que”

Imagem: Canva/Marilúcia

O uso da vírgula: como utilizá-la corretamente?

Essencialmente, a vírgula serve para separar elementos dentro de uma frase, gerando cadência na leitura e, ao mesmo tempo, complementando o sentido da oração. Por isso, utilizá-la incorretamente pode afetar diretamente o que está querendo dizer.

Então, que tal aprender as principais regras que envolvem o uso da vírgula?

  1. Ela sempre aparece quando estiver listando coisas:

Fui ao mercado e comprei banana, maçã, laranja e ameixa.

  1. Sempre a utilize quando estiver “chamando” alguém:

Maria, atenda ao telefone!

  1. Separando uma explicação no meio da frase:

Marcos, campeão nacional de judô, vai às Olimpíadas de Tóquio.

  1. Depois de “sim” e “não”, quando eles aparecem no início da frase, indicando uma resposta:

Sim, eu estava cansada e por isso não fui à festa.

  1. Intercalando expressões dentro da oração:

Ele era bem-vindo, porém, não sentia isso.

  1. Omitindo verbos;

Eu e Carlos fomos de carro. João, de ônibus.

  1. Elas sempre são bem-vindas quando surgem locais e datas:

Brasil, 31 de março de 2021.

  1. Separando orações subordinadas adverbiais:

Embora estivesse cansada, preferiu ir ao encontro.

  1. Em orações subordinadas adjetivas explicativas, que podem ser retiradas da frase sem que haja perda no contexto.

Ana Maria, que sempre foi uma boa menina, estava animada nesse dia.

Saiba outros artigos que podem te ajudar:

Uso da vírgula e o “que”: como relacioná-los corretamente!

A união dessas três letras nos traz muito mais do que apenas uma palavra. O “que”, na língua portuguesa, tem diversas e curiosas funções, que podem otimizar o sentido de uma frase e torná-la ainda mais coerente. O “que” pode ser utilizado, dentro de uma frase, como:
  • Substantivo;
  • Pronome;
  • Preposição;
  • Advérbio de intensidade e modo;
  • Interjeição;
  • Conjunção e;
  • Partícula expletiva e interativa.
Com tantas e diferentes funções, é de se esperar que o “que” sempre apareça perto de uma vírgula. Entretanto, para fazer o uso da vírgula e o “que” corretamente, é importante se atentar às regras que envolvem os dois elementos. Normalmente, a vírgula e o “que” se relacionam quando:
  • “Que” é o iniciador de uma oração subordinada adjetiva explicativa e, nesse caso, há uso de vírgula. Por exemplo:
“Antônio Carlos, que era um homem de boa família, morreu aos 83 anos.”
  • Ou quando o “que” está inserido em uma oração subordinada adjetiva restritiva. Nesse caso, não há uso de vírgula. Por exemplo:
“Os papeis que me indicou estão em cima da mesa”

Outros usos da vírgula e o que

  1. Como pronome relativo - quando puder substituir por O QUAL (e flexões).
O "que" é precedido de vírgula, quando inicia orações explicativas. 
Exemplo: Ele, que tem a mania que percebe tudo, não estava, afinal, a ver bem a situação.
  1. Como conjunção explicativa ou causal, é sempre precedido de vírgula.
Exemplo: Não te distraias, que podes ter um acidente.
  1. Como conjunção consecutiva, também é precedido de vírgula.
Exemplo: Ele falou tanto, tanto, que ficamos cansados de o ouvir.
  1. Na generalidade das outras situações, não é precedido de vírgula.
Especialmente o "que" como conjunção subordinativa integrante, que nunca deve ser precedido de vírgula, porque a oração que inicia é parte integrante da anterior.

Exemplo:

Queria que esclarecesses tudo. Em qualquer das situações anteriores, pode ser colocada uma vírgula depois do que, quando se lhe segue um sintagma explicativo, circunstancial, uma oração etc. 
Exemplo: Penso que, quaisquer que sejam as circunstâncias, o deves ouvir com atenção.

Não erre mais o uso da vírgula e o “que”!

Como dito, conhecendo um pouco mais sobre a regra, você evita erros que poderão comprometer a coerência da sua frase. Esteja sempre atento as nossas dicas e lembre-se de aplicá-las quando for criar um texto!

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,6,Acentuação,15,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,149,Como escrever,2,Concordância,9,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,105,Dicas escrever bem,23,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,9,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,8,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,2,FIES 2015,1,Fonologia,45,Formas variantes,2,Gramática,14,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,83,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,21,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,89,Palavras,4,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,12,Pronome,8,Pronomes,8,Redação,25,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,37,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,5,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,2,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Uso da vírgula e o “que”: Casos possíveis!
Uso da vírgula e o “que”: Casos possíveis!
Saiba como usar a virgula e o que, veja todos os casos possíveis. Confira também mais 10 casos do uso da vírgula. Não erre mais! Confira aqui.
https://1.bp.blogspot.com/-o9XFZI3WVGI/YHiaLkbTbRI/AAAAAAAAP78/-qQmJkCQ5w09Tha2tlIemvmJMQOEBAWQACLcBGAsYHQ/s16000/A-virgula-e-que.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-o9XFZI3WVGI/YHiaLkbTbRI/AAAAAAAAP78/-qQmJkCQ5w09Tha2tlIemvmJMQOEBAWQACLcBGAsYHQ/s72-c/A-virgula-e-que.jpg
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2021/04/uso-da-virgula-e-o-que-casos-possiveis.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2021/04/uso-da-virgula-e-o-que-casos-possiveis.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar