$hide=page

Cursos de Português Online

Você sabe a diferença entre Portanto, Porquanto e Conquanto?

COMPARTILHE:

Apesar de parecidas, essas conjunções apresentam significados bem diferentes dentro de uma frase. Confira suas interpretações e nunca mais se confunda

Você sabe a diferença entre portanto, porquanto e conquanto,? Um dos temas mais cobrados em vestibulares, concursos e provas com conteúdo de língua portuguesa e gramática são as conjunções. Isso porque além de saber a diferença é necessário saber interpretá-las dentro das orações e textos.

Portanto, saber a diferença entre portanto, porquanto e conquanto, pode causar dúvidas durante os estudos, e até mesmo no dia a dia. 

Confira a seguir como diferenciá-las e alguns exemplos para ter sempre em mente e nunca mais se confundir.

Você sabe a diferença entre Portanto, Porquanto e Conquanto?

diferença entre Conquanto, Portanto e Porquanto

Conjunção

Antes de mais nada é preciso ter bem claro o que é uma conjunção. Como o próprio nome já mostra, esse termo é o responsável por ligar ou juntar duas palavras ou então duas frases dentro de um contexto. Em outras palavras, utiliza-se a conjunção para relacionar duas orações.

As conjunções são classificadas em dois tipos:
Coordenadas: ligam orações independentes .
Subordinativa: ligam orações dependentes.
Saiba outros artigos que podem te ajudar a melhorar nos seus estudos:

Portanto

Essa é uma conjunção coordenada conclusiva, e é usada para concluir algo. No caso pode-se utilizá-la para concluir um tópico, para fazer uma conclusão de um parágrafo ou uma sentença.

Exemplos:
  •  O menino estudou muito, portanto ele deve passar no vestibular
  •  O homem trabalhou muito, portanto ele será reconhecido. 
  • Animais do zoológico fugiram. Portanto, a cidade foi alertada. 
Nos três exemplos acima pode-se notar que tem se uma relação entre as duas partes da oração, ou entre as duas orações diferentes. No primeiro e segundo caso, o portanto está sendo usado para ligar duas partes de uma mesma frase. 

Já no terceiro, a conjunção liga duas frases diferentes. Ainda, a conjunção portanto pode ser substituída por outras conjunções e dar o mesmo sentido. Sendo estas: logo, então, por isso, assim, por conseguinte, dessa forma.

Porquanto

Diferentemente de portanto, a conjunção coordenada explicativa porquanto tem o sentido de explicar algo, ou então evidenciar. Quando estiver em dúvida, é só substituir pela conjunção “porque”. 

Exemplos: 
  • Leve seu guarda-chuva, porquanto irá chover. 
  • Ele recusou a comida, porquanto não tinha fome. 
  • Ela chorou, porquanto estava triste. 
Além de “porque”, pode-se substituir porquanto por pois e que, sem que haja perda de significado.

Conquanto

Por fim, conquanto é uma conjunção subordinativa adverbial. E pode ser usada afim de dar sentido de concessão, ou seja, de contraponto. Confira os exemplos a seguir:
  • Fomos comer fora, conquanto estivéssemos sem dinheiro. 
  • Conquanto tivesse estudado muito, não conseguiu passar. A família passava necessidade e momentos difíceis. 
  • Conquanto, não perdiam a esperança de que dias melhores viriam. 
Conquanto pode ser substituído por conjunções como: embora, ainda que e apesar de. E como pode-se perceber nas frases acima que ela vem demostrar algo contraintuitivo, ou seja, que não seria o que se esperaria como conclusão para ação descrita.

Portanto, porquanto e conquanto

Logo, podemos concluir que essas conjunções apesar de terem nomes parecidos possuem interpretações distintas e trazem relações diferentes entre as palavras e frases. 

De forma que, portanto, traz um significado de conclusão, porquanto de explicação e conquanto de concessão. Lembre-se dos exemplos e tenha em mente outras conjunções que podem ser utilizadas no lugar para facilitar a interpretação e nunca mais confundir.  

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Você sabe a diferença entre Portanto, Porquanto e Conquanto?
Você sabe a diferença entre Portanto, Porquanto e Conquanto?
Apesar de parecidas, essas conjunções apresentam significados bem diferentes dentro de uma frase. Confira suas interpretações e nunca mais se confunda
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiM-EoXRBTJIkIEmgAKppNX7ruT3d4k7YHXFUnU4AlLP6sG3k61b5H9pT0Yx1oQUcXHviwEcX39wkggquar_6GzwC5sU7fkcJ5OgQD52YTpEP4-3GEOjMZBmX0G1l0pFSnnjn07s6TmFUk/s16000/portanto-porquanto-conquanto.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiM-EoXRBTJIkIEmgAKppNX7ruT3d4k7YHXFUnU4AlLP6sG3k61b5H9pT0Yx1oQUcXHviwEcX39wkggquar_6GzwC5sU7fkcJ5OgQD52YTpEP4-3GEOjMZBmX0G1l0pFSnnjn07s6TmFUk/s72-c/portanto-porquanto-conquanto.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2021/04/diferenca-portanto-porquanto-conquanto.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2021/04/diferenca-portanto-porquanto-conquanto.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar