$hide=page

Cursos de Português Online

Sintagmas: o que são, tipos e exemplos

COMPARTILHE:

Saiba o que são os sintagmas, os tipos e exemplos. Os sintagmas analisa como as palavras são colocadas dentro de uma oração.

Ao estudar a estrutura de uma frase o primeiro detalhe a se destacar são os sintagmas. Os sintagmas fazem parte do estudo da Sintaxe, que analisa como as palavras são colocadas dentro de uma oração. Portanto, esses representam as unidades significativas da oração que são organizados em torno do núcleo. 

Em outras palavras, é o nome dado as partes que compõem uma frase. E estes podem ser separados em 5 tipos: nominais, verbais, adjetivos, adverbiais e preposicionais.

Sintagmas nominais

Como o próprio nome sugere, os sintagmas nominais são aqueles representados pelos sujeitos da oração, podendo ser nomes, pronomes ou seus determinantes. Por exemplo, temos a seguinte frase:
Os alunos entregaram os cadernos. 
Nesse caso existem dois sintagmas: o primeiro é “alunos” e o segundo é o objeto direto “cadernos”, que é o núcleo da frase. 

Os meninos brincavam com a bola. Já na nesse segundo exemplo temos novamente dois sintagmas, sendo “meninos” e “bola” os sintagmas nominais da oração. Porém, “meninos” é o núcleo de “os meninos” enquanto que “bola” é o núcleo do complemento verbal.

Sintagmas verbais

No sintagma verbal, o núcleo é o verbo, ou seja, o predicado da oração. Confira o exemplo a seguir: As crianças chegaram. Nessa frase, “as crianças” é o sujeito da oração, e o verbo “chegaram” é o predicado. Logo, o verbo é o próprio núcleo da frase. Da mesma forma pode-se ver isso na frase: Os adolescentes saíram. Em que “adolescentes” é o sujeito da frase e “saíram” o predicado.

Sintagmas: o que são, tipos e exemplos


Sintagma adjetivo

Esse diferente do sintagma verbal, tem como núcleo um adjetivo, ou seja, uma qualidade. Sendo que esse pode ser um predicativo do sujeito, do objeto e do adjunto adnominal. Aquele palhaço é engraçado. Nesse caso “engraçado” é um adjetivo e é o núcleo da frase. Portanto, esse é um sintagma adjetivo, sendo que engraçado é o predicativo do sujeito. Esse vestido é lindo. Nessa frase o adjetivo é “lindo”, sendo o predicativo do sujeito “vestido”.

Portanto, pode-se notar que os sintagmas adjetivo sempre será introduzido por um verbo de ligação, como o verbo ser nas duas orações acima.

Sintagmas adverbiais

O sintagma adverbial tem a mesma ideia de que o adjetivo, porém aqui tem-se um advérbio. Confira o exemplo a seguir: Os atletas estavam claramente despreparados. A palavra “claramente” na frase acima contém um sintagma adverbial.

Sintagma preposicional

Por último, a frase pode ter como núcleo uma preposição. Dessa forma, esta é composta por um sintagma preposicional, como na oração a seguir: Estude para arrumar um emprego bom. Nesse caso “para” é o núcleo da frase. Logo, essa é composta por um sintagma preposicional.

Análise sintagmática

Portanto, conhecido os diferentes tipos de sintagmas é possível agora realizar uma análise sintagmática. 

Por exemplo:
"Ela ajeitava calmamente o quarto para seu pai."  
  • Analisando toda a frase, pode-se verificar ela é composta por:
  • três sintagmas nominais: (Ela, quarto, pai),
  • um sintagma verbal: (ajeitava), 
  • um sintagma adverbial: (calmamente),
  • e por fim um sintagma preposicional: (para seu).

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,6,Acentuação,15,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,149,Como escrever,2,Concordância,9,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,105,Dicas escrever bem,23,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,9,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,8,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,2,FIES 2015,1,Fonologia,45,Formas variantes,2,Gramática,14,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,83,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,21,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,89,Palavras,4,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,12,Pronome,8,Pronomes,8,Redação,25,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,37,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,5,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,2,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Sintagmas: o que são, tipos e exemplos
Sintagmas: o que são, tipos e exemplos
Saiba o que são os sintagmas, os tipos e exemplos. Os sintagmas analisa como as palavras são colocadas dentro de uma oração.
https://1.bp.blogspot.com/-On5dHfHAB6Q/YILPTg0Rz6I/AAAAAAAAP9A/cMHSAV2Z2cIUWCrTa3zDzqEfk1XxEwJKwCLcBGAsYHQ/s16000/sintagmas.png
https://1.bp.blogspot.com/-On5dHfHAB6Q/YILPTg0Rz6I/AAAAAAAAP9A/cMHSAV2Z2cIUWCrTa3zDzqEfk1XxEwJKwCLcBGAsYHQ/s72-c/sintagmas.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2021/04/sintagmas-o-que-sao-tipos-e-exemplos.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2021/04/sintagmas-o-que-sao-tipos-e-exemplos.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar