$hide=page

Cursos de Português Online

Atrás, trás e traz: Entenda a diferença de uma vez por todas

COMPARTILHE:

Aprenda o significado das palavras atrás, trás e traz e como aplica-las em frases. Evite erros e confusões com palavras semelhantes na escrita e som.

Entenda como utilizar os termos atrás, trás e traz para não gerar confusões. Veja seus significados, exemplos em frases e dicas para facilitar a compreensão.

A língua portuguesa possui muitos termos similares em escritas e até mesmo em sons, mas com significados diferentes. Entre eles, temos as palavras atrás, trás e traz, que causa muita confusão na hora da escrita.

Neste artigo, entenda o uso de cada uma dessas palavras para sanar todas as dúvidas. Ou seja, conheça os significados, usos e exemplos de frases para facilitar a compressão. Também veja algumas curiosidades sobre os termos.

Significado dos termos atrás, trás e traz

Inicialmente é importante entender o significado de cada um dos termos. Sendo assim, atrás, trás e traz por mais parecidos, tem suas diferenças, como veremos abaixo.
  • Atrás é um advérbio que indica lugar. Em resumo, é algo que se encontra depois, no passado;
  • Trás é uma preposição que indica situação posterior, após. Tem como sinônimo após, detrás;
  • Traz é uma conjugação do verbo trazer. Significa transportar, conduzir, oferecer.
Desta forma, apenas com seus significados é possível perceber que por mais semelhantes que sejam, há diferenças. Logo, o primeiro passo para extinguir suas dúvidas é sabendo o que cada palavra representa.

Conhecer o significado do termo, por mais simples que possa parecer, demonstra como ele deve ser usado. Além disso, é possível entender o que difere cada uma das palavras.

Atrás, trás e traz: Entenda a diferença de uma vez por todas
Imagem: www.freepik.com

Aplicações das palavras atrás, trás e traz

Atrás, trás e traz são aplicadas de formas distintas nas frases, já que não são sinônimos. Assim, ao utilizar a palavra traz, deve ter em uma ação, já que se trata de um verbo. Por exemplo, ela pode ser usada da seguinte forma:
  • Ele traz muito azar;
  • Dizem que gato preto traz azar;
  • Traz essa caneta para mim;
  • Não se preocupe, ele traz a pizza;
  • Felicidade traz satisfação pessoal.
Já o termo atrás deve indicar um lugar, algo posterior. A fim de entender melhor, veja algumas aplicações:
  • Escondeu-se atrás da árvore;
  • Iniciei na empresa dois anos atrás;
  • Eu estava atrás de você na fila;
  • Encontrei o pente atrás da escrivaninha;
  • O adesivo está atrás da porta.
Por fim, trás indica uma situação posterior, ou seja, que já aconteceu. Eventualmente pode ser usada da seguinte forma:
  • Não sei o que está por trás disso;
  • Menina, sai de trás desse carro;
  • Meu tio mora na rua de trás;
  • Crianças devem sempre ir no banco de trás;
  • Arraste a cadeira para trás.
Uma dica para facilitar a compreensão de termos similares é montar frases com ele. Embora possa acontecer alguns erros iniciais, trará mais segurança para sua escrita futuramente.

Os acompanhamentos de trás

Há também algumas situações que são importantes de serem ressaltadas sobre o uso dos termos atrás, trás e traz. Por exemplo, o advérbio trás na maioria das vezes está acompanhado de uma preposição. Entre elas, para, por e de.

Em resumo, se antes do termo a ser adicionado existir uma preposição, com certeza usará trás. Assim, lembrando desta pequena dica conseguirá aplicar os termos corretos com mais facilidade.

Semelhança de termos

As palavras atrás e trás são originárias do latino trans, que significa além de, para lá de. Portanto, possuem em sua grafia a letra s, diferente de traz. Ou seja, basta lembrar de “parte traseira” para não errar sua escrita.

Já os termos trás e traz são homônimos homófonos. Em resumo, são palavras que possuem o mesmo som fonético, mas escrita diferente. Neste caso, uma finaliza com a letra z e a outra com s.

Por mais difícil que pareça a utilização dos termos atrás, trás e traz basta verificar o contexto da frase. Então, antes de escrever, veja qual sentido deseja transmitir para não usar o termo errado.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,6,Acentuação,15,Adjetivos,1,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,148,Como escrever,1,Concordância,9,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,10,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,99,Dicas escrever bem,23,Dicas gerais,14,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,8,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,7,Erros de português,31,Estilística,8,Estrangeirismo,1,Exercícios,6,Expressões,1,FIES 2015,1,Fonologia,44,Formas variantes,2,Gramática,14,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,66,Nova Ortografia,18,Nova regra ortográfica,5,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,88,Palavras,4,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,12,Pronome,5,Pronomes,6,Redação,23,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,7,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,30,Substantivo,16,Substantivos,1,TCC,4,Tradutor,1,Uso do Hífen,13,Verbo,4,Verbos,14,Vírgula,6,Vogais,1,
ltr
item
Como Escreve?: Atrás, trás e traz: Entenda a diferença de uma vez por todas
Atrás, trás e traz: Entenda a diferença de uma vez por todas
Aprenda o significado das palavras atrás, trás e traz e como aplica-las em frases. Evite erros e confusões com palavras semelhantes na escrita e som.
https://1.bp.blogspot.com/-b1vP022ocKE/Xyc9EquHh2I/AAAAAAABF4A/wKvwVaFCdtAjLXR_Ux-nn3l0wyhmXuS1ACLcBGAsYHQ/s1600/atras-tras-e-traz-entenda-diferenca-de-uma-vez-por-todas.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-b1vP022ocKE/Xyc9EquHh2I/AAAAAAABF4A/wKvwVaFCdtAjLXR_Ux-nn3l0wyhmXuS1ACLcBGAsYHQ/s72-c/atras-tras-e-traz-entenda-diferenca-de-uma-vez-por-todas.jpg
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2020/08/atras-tras-e-traz-entenda-diferenca.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2020/08/atras-tras-e-traz-entenda-diferenca.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar