$hide=page

Cursos de Português Online

A princípio ou Em princípio: Qual expressão correta?

COMPARTILHE:

A princípio ou em princípio: sane suas dúvidas de português e aprenda quando usar cada termo. Descubra dicas simples e você não terá mais problemas na escrita.

A princípio ou em princípio: Qual expressão correta. A língua portuguesa é cheia de expressões semelhantes. Logo, sempre surge uma dúvida de qual termo usar em cada situação. Por exemplo, com a princípio ou em princípio, pela sua semelhança, causam confusão.

Para sanar todas as dúvidas é preciso entender um pouco mais sobre gramática. Assim, descobrindo qual a função de cada termo em uma oração. Neste artigo vamos explicar quando e como usar cada uma dessas expressões.

Inclusive, vale ressaltar que as duas expressões existem na língua portuguesa e estão corretas. Entretanto, a princípio e em princípio possuem significados diferentes e são usadas em ocasiões distintas. Ou seja, não são sinônimos.

A princípio ou Em princípio: Qual expressão correta?
Imagem: www.freepik.com

Uso de "a princípio"

Como falamos, para saber se deve usar a princípio ou em princípio é preciso saber o significado dos termos. "A princípio" tem sinônimo de inicialmente, começo, primeiramente, de entrada.

Desta forma, a princípio pode ser usado em começos de frases, ainda mais se desejar enumerar algo. Ou então, se desejar dar um contexto inicial sobre o que está escrevendo.
Por exemplo: a princípio, gostaria de dizer que gosto de você. 
Neste caso, foi no sentindo de inicialmente, introduzindo uma ideia no texto. Sendo assim, se usasse em princípio estaria errado.

Uso de "em princípio"

em princípio tem o significado de em teoria, de modo geral, em tese, em termos. Sendo assim, é uma boa expressão para ser usada quando você quer explicar uma situação ou até mesmo resumi-la.

A princípio ou em princípio apesar de muito semelhantes em sua escrita tem significados diferentes. 

Logo, é preciso entender o contexto de sua frase para definir qual o melhor termo para ser usado.
Já como exemplo deste termo temos: em princípio, acredito em Deus. Ou seja, pode ser uma conclusão ou resumo de uma ideia. Também poderia ser usado em tese neste caso.

Quando usar "a princípio ou em princípio"

Em resumo, a princípio ou em princípio são similares apenas na grafia, mas possuem significados diferentes. Ou seja, a construir uma frase você deve analisar qual o sentido que deseja expressar. E aí poderá escolher qual o correto na frase.

Caso queira começar uma frase ou iniciar uma contagem ou uma sequência de informações use a princípio. Desta forma, você poderá substituir termos como inicialmente e principalmente. Esta é uma oportunidade de diversificar as palavras em seu texto.

Já para em princípio, seu uso mais comum está relacionado ao sentido de em tese, de modo geral. Assim, é indicado quando deseja explicar ou resumir uma informação ou fala.

Então, sempre que for começar uma frase veja o contexto que deseja expressar. Somente assim cometerá menos erros gramaticais e conseguirá construir textos e frases melhores.

Onde encontrar mais conteúdo com dicas de português? 

Quer mais dicas sobre a língua portuguesa? Conheça nosso canal no Telegram e nosso perfil no Instaram que já conta com mais de 170 mil seguidores. Receba dicas sensacionais e práticas.

[Entrar no Canal Telegram ##fa-telegram##]

[Entrar no Perfil Instagram ##fa-instagram##]

Exemplos de uso de a princípio ou em princípio

Para facilitar ainda mais a compreensão de quando utilizar a princípio ou em princípio, veja alguns exemplos. Em síntese, são empregos corretos dos termos em orações.
  • Em princípio, você será promovido semana que vem;
  • Em princípio, acredito no amor;
  • Em princípio, o suspeito é inocente;
  • A princípio, devemos agilizar a reunião;
  • A princípio, peço perdão pelas falhas;
  • A princípio, resolvi começar uma dieta.
Com os exemplos é mais fácil assimilar o uso de cada uma das expressões. Além disso, permite que você estimule sua criatividade para criar suas frases com as palavras.

Outro caso

Ainda há mais um termo similar aos que estamos vendo, que é por princípio. Neste caso, substitui termos como por convicção e tendo essa ideia. Deve ser usado para continuar ou explicar um pensamento e argumento.

Veja alguns exemplos de uso desse termo em orações:
  • Por princípio, achei ofensiva sua atitude;
  • Por princípio, desistirei de prestar o vestibular;
  • Sou, por princípio, contra o racismo.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: A princípio ou Em princípio: Qual expressão correta?
A princípio ou Em princípio: Qual expressão correta?
A princípio ou em princípio: sane suas dúvidas de português e aprenda quando usar cada termo. Descubra dicas simples e você não terá mais problemas na escrita.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjeXdmq-IidrRoly4WRPtQWFnxGpA9cPZLbO99zBnUX9NOjELLUEZwV5SPDC5s0_LmCLuMOn2wYUNjzSpSBmkKClK9ui3qMGf5N1tP1WwB9C5O8e8JiPxWX-zHirAZdSKJvIc8crn93l-4/s1600/a-principio-ou-em-principio-qual-expressao-correta.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjeXdmq-IidrRoly4WRPtQWFnxGpA9cPZLbO99zBnUX9NOjELLUEZwV5SPDC5s0_LmCLuMOn2wYUNjzSpSBmkKClK9ui3qMGf5N1tP1WwB9C5O8e8JiPxWX-zHirAZdSKJvIc8crn93l-4/s72-c/a-principio-ou-em-principio-qual-expressao-correta.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2020/06/a-principio-ou-em-principio-qual-expressao-correta.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2020/06/a-principio-ou-em-principio-qual-expressao-correta.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar