$hide=page

Cursos de Português Online

Significado de Fascismo e Antifascismo

COMPARTILHE:

Como definir de forma clara os conceitos de fascismo e antifascismo? Conheça as origens dos movimentos, suas características, motivações e diferenças.

Fascismo e Antifascismo. Historicamente, observamos uma série de ações de ambos os grupos desde o século passado. Entenda como tudo começou.

A origem e o conceito por trás do fascismo

Esse movimento nasceu em 1919 durante a I Guerra Mundial, e possui algumas características evidentes:
  • Ultranacionalismo;
  • Oposição à democracia liberal;
  • Restrição de liberdades econômicas e políticas;
  • Domínio das elites;
  • Crença na hierarquia social natural.
O fascismo compõe a extrema-direita, se considerarmos o espectro político tradicional. Logo, para os fascistas, o Estado deve ser totalitário, com um partido único. Aqui, o líder deve ser forte, como um ditador ou militar.

Este movimento costuma defender a economia mista, além de não descartar ações violentas, para restabelecimento da ordem nacional. Geralmente, fascismo e antifascismo entram em conflito por que o primeiro se opõe ao:

A Itália, o fascismo e a I Guerra Mundial

O mundo se transformou após o advento da I Guerra Mundial, o primeiro grande conflito armado que envolveu diversos países. Na Itália, o contexto político e social corroborou para o surgimento do movimento fascista.

Durante e após a Guerra, os cidadãos italianos acabaram desenvolvendo uma “cidadania militarizada”. Certamente, as vantagens de um governo autoritário levaram o ditador Benito Mussolini a apostar no desenvolvimento do fascismo.

Inclusive, o próprio fascismo se espalhou por diversos países da Europa. Com efeito, o nazismo da Alemanha, o salazarismo de Portugal e o franquismo espanhol foram todos baseados no movimento fascista.

Após a derrota das frentes fascistas e nazistas durante a II Guerra Mundial, o termo acabou desaparecendo. Porém, as discussões políticas contemporâneas trouxeram à tona diversos partidos abertamente fascistas e antifascistas.

Significado de Fascismo e Antifascismo
Imagem: www.freepik.com

O antifascismo surge como oposição à extrema-direita

O fascismo e o antifascismo nasceram praticamente juntos, pois o segundo é o contramovimento político do primeiro. De uma forma geral, o antifascismo se opõe as práticas totalitárias fascistas, bem como as ideologias:
  • Nazistas;
  • Neonazistas;
  • Supremacistas;
  • Xenofóbicas;
  • De extrema-direita.
Os militantes dessa causa também são conhecidos internacionalmente como “Antifas”. Assim como o movimento originário, a oposição também possui representantes ao redor do mundo.

Em síntese, aqueles que são antifascistas podem apoiar partidos políticos contrários ao movimento fascista, como por exemplo:
  • Anarquismo;
  • Liberalismo;
  • Socialismo democrático.

Em 1930 surge o primeiro movimento antifascista na Alemanha

Os ideais nazistas e fascistas ganharam muito destaque após a campanha durante os quatro anos da I Guerra Mundial. Provavelmente, o movimento antifascista teve início na Alemanha, por volta de 1930.

Uma bandeira preta e vermelha foi escolhida como símbolo do grupo, composto por estudantes, sindicalistas e intelectuais. Em sua maioria, os militantes políticos discordavam de praticamente todas as ideologias fascistas.

Muitas pessoas acreditam que fascismo e antifascismo são conceitos ultrapassados, mas a verdade é que eles estavam apenas adormecidos.

Definitivamente, a internet é uma ferramenta onde os indivíduos podem encontrar afinidades e se organizar politicamente. Por conta disso, esses dois movimentos políticos têm ficado em evidência, no Brasil e no mundo.

Conheça 10 livros para entender melhor a relação entre fascismo e antifascismo

Então, nessa lista a seguir alguns dos títulos mais populares e emblemáticos sobre os dois movimentos. Confira abaixo sugestões de leitura sobre fascismo e antifascismo:
  1. The Anatomy of Fascism, de Robert Paxton;
  2. Alt – America: The Rise of the Radical Right in the Age of Trump, de David Neiwert;
  3. Antifa – The Anti-Fascist Handbook, de Mark Bray;
  4. The New Faces of Fascism: Populism and the Far Right, de Enzo Traverso;
  5. Sobre o Fascismo, de Ernest Mandel;
  6. Diário de um Skin, de Antonio Salas;
  7. O Espectro dos populismos – Ensaios políticos e historiográficos, de João Mineiro e Cecília Osório;
  8. The Populist Radical Right – A reader, editado por Cas Mudde;
  9. A direita e as direitas, de Jaime Nogueira Pinto;
  10. Anti-Fascism in Britain, Nigel Copsey.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Significado de Fascismo e Antifascismo
Significado de Fascismo e Antifascismo
Como definir de forma clara os conceitos de fascismo e antifascismo? Conheça as origens dos movimentos, suas características, motivações e diferenças.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjf7cezlk2sQukysDWPm0Irt8poR0b-IeuobFAGLBQHxcIZ4TI7zkPQwiXmahshZnkk-gLBXmw3GECVN17iv9FNogUjn7559-h4UQ_gVCZkgOU8tqi2AMJ0lbS7C9HbNb2n4jhuuLyDlds/s1600/significado-de-fascismo-e-antifascismo.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjf7cezlk2sQukysDWPm0Irt8poR0b-IeuobFAGLBQHxcIZ4TI7zkPQwiXmahshZnkk-gLBXmw3GECVN17iv9FNogUjn7559-h4UQ_gVCZkgOU8tqi2AMJ0lbS7C9HbNb2n4jhuuLyDlds/s72-c/significado-de-fascismo-e-antifascismo.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2020/06/significado-de-fascismo-e-antifascismo.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2020/06/significado-de-fascismo-e-antifascismo.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar