$hide=page

Cursos de Português Online

Gratuito, “Gratúito” ou “Gratuíto”? Qual a pronuncia correta?

COMPARTILHE:

Gratuito, “Gratúito” ou “Gratuíto”? Qual a pronuncia correta? Talvez você tenha pronunciado algumas palavras de maneira errada em toda a sua vida, mas isso não precisa mais acontecer.

Conheça os erros de prosódia. Gratuita, “gratuíta” ou gratúita? Esse é um exemplo muito comum de erro de prosódia. Então, se você não sabe qual é a forma correta venha descobrir.

Algumas palavras são comumente pronunciadas de forma errada, o que a depender da situação pode ser comprometedor. Logo, é preciso conhecer o jeito correto de expressar alguns termos que passam despercebidos.

Certamente, seja pela variação linguística em que o falante está inserido, seja pela falta de conhecimento, muitas palavras são trocadas. 

Em resumo, não é difícil encontrar falantes que cometem as silabadas e você pode ser um deles.

Gratuito, “Gratúito” ou “Gratuíto”? Qual a pronuncia correta?
Imagem: www.freepik.com

O que é prosódia

É chamado de prosódia a área do estudo linguístico que faz a análise da entonação e acentuação das palavras.

Em vista disso, estuda acusticamente a fala a partir de termos que podem gerar uma fácil confusão fonética. Apesar de parecer simples, é comum acontecer erros de prosódia que são chamados de silabadas.

Um exemplo disso é a palavra muitas vezes pronunciada “gratuíto” que está errada apesar de ser bastante usada.

Gratuito,” Gratúito” ou “Gratuíto”? Qual a pronuncia correta?

Em primeiro plano, a pronuncia e entonação de uma palavra contribui para que ela possa ser compreendida. Sendo assim, para descobrir como uma palavra deve ser pronunciada, é importante recorrer à sílaba mais forte, a tônica.

É comum que os falantes confundam gratuito, “gratúito” ou “gratuíto”, pois a prosódia é uma área bastante perigosa. Logo, a depender da variação linguística na qual o falante está inserido, ele pode se desviar da regra correta.

 No que diz respeito a palavra anterior o que está gramaticalmente correto para a escrita é “gratuito”. Porém, a pronuncia exata é “gratúito” pois na separação de sílabas, a mais forte “tui” o classifica como paroxítona.

Saiba mais também sobre:

Recorde, “Récorde” ou Recórde”?

Antes de mais nada, a maneira correta para escrita da palavra é recorde, sem que haja acento e classificada como paroxítona. Certamente, por causa dessa acentuação tônica na sílaba “cor”, dizer récorde está errado.

Essa é uma palavra de origem inglesa que advém de record e se refere a um desempenho que supera os anteriores. Ademais, pode ser classificado como substantivo ou adjetivo e é comumente falado de maneira errônea.

Rubrica – “rúbrica” ou “rubríca”?

Acima de tudo, é importante destacar que existem muitos países que adotam o português como língua oficial. Por isso, as variações encontradas em cada localidade são imensas e na maioria dos casos estão gramaticalmente erradas.

Dessa maneira, as duas formas de pronunciar a palavra “rubrica” são usadas, entretanto somente uma está correta. Então, por ser paroxítona a sílaba mais forte pronunciada é “bri”, assim “rubríca” é a forma correta de proferir.

RUIM, Rúim ou Ruím?

O modo certo, apesar da pronuncia, tendo como referência a gramática, de se escrever é “ruim”. Portanto, seguem algumas frases de exemplo de seu uso:
  • “Achei a série muito ruim”;
  • “Esta comida está ruim”;
  • “Você achou ruim?”.

Porque se pronuncia “ruím”?

Como dito anteriormente, para proferir uma palavra de maneira correta é preciso verificar a sua sílaba tônica. No que se refere a essa palavra, todos os termos que terminam em “im” são oxítonas, enfim a última sílaba é a mais forte.

Subsídio, subzidio ou subcidio

Essa palavra é um substantivo masculino que significa uma ajuda que é atribuída a alguém com a finalidade própria. Também está relacionada a um dado ou informativo de algo com separação silábica: sub-sí-dio.

Como pronunciar

Mesmo que seja comum pronunciar “subZídio”, essa forma está incorreta, resumidamente classificada como inculta. Uma vez que o “s” só tem som de “z” quando está entre vogais e nesse caso ele está no meio de duas consoantes. A pronúncia correta é "subCÍDIO" com som de C.

Fortuito – “Fortúito” ou “Fortuíto”?

A palavra fortuito é classificada semanticamente como uma adjetivo e está relacionado a algo que acontece de maneira inesperada ou por acaso. Como resultado disso possui alguns sinônimos como:
  • Acidental;
  • Casual;
  • Eventual

Quanto a pronúncia

Esse termo é classificado como paroxítona, haja vista que a sílaba tônica é a penúltima. Com isso, a forma correta de expressas é “fortúito” como se houvesse um acento agudo na letra “u” da sílaba “tu”.

Aerossol ou Aerozol?

A grafia correta para essa palavra é aerossol, não com um “s”, nem com “z”, mas com duas letras “s”. Além disso, não só a escrita é comumente confundida, mas também a pronuncia por vezes pode ser atrapalhada.

Assim, para não haver mais erros, como todas as palavras com duas letras “s”, na fala tem som dessa mesma letra. Isto é, do mesmo modo que se fala a palavra sol, já que aerossol vem da justaposição das palavras aero+sol.

E a dupla grafia?

Falamos neste artigo sobre se pronunciar algumas palavras que geram muitas dúvidas, mas tem outras que geram dúvidas por terem mais de uma grafia, são chamadas palavras com dupla grafia

Há na língua portuguesa muitas palavras que apresentam dupla grafia, ou seja, qualquer uma é considerada correta (Veja neste artigo palavras que apresentam dupla grafia.)

Espero que tenha gostado do artigo e entendi sobre estas dúvidas. Para aprender de forma mais simples pode nos seguir no instagram @comoescreve_ e também no nosso canal no Telegram com dicas, quizzes, apostilas e muito mais. Pesquise no app por comoescreve ou acesse através do link t.me/comoescreve

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,6,Acentuação,15,Adjetivos,1,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,148,Como escrever,1,Concordância,9,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,10,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,99,Dicas escrever bem,23,Dicas gerais,14,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,8,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,7,Erros de português,31,Estilística,8,Estrangeirismo,1,Exercícios,6,Expressões,1,FIES 2015,1,Fonologia,44,Formas variantes,2,Gramática,14,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,66,Nova Ortografia,18,Nova regra ortográfica,5,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,88,Palavras,4,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,12,Pronome,5,Pronomes,6,Redação,23,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,7,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,30,Substantivo,16,Substantivos,1,TCC,4,Tradutor,1,Uso do Hífen,13,Verbo,4,Verbos,14,Vírgula,6,Vogais,1,
ltr
item
Como Escreve?: Gratuito, “Gratúito” ou “Gratuíto”? Qual a pronuncia correta?
Gratuito, “Gratúito” ou “Gratuíto”? Qual a pronuncia correta?
Gratuito, “Gratúito” ou “Gratuíto”? Qual a pronuncia correta? Talvez você tenha pronunciado algumas palavras de maneira errada em toda a sua vida, mas isso não precisa mais acontecer.
https://1.bp.blogspot.com/-BBm4lf18iTU/XsbRbu-CTWI/AAAAAAABFR4/4YZ5nYQKoUo1hgrDKkOidadf0MKp3y2PQCLcBGAsYHQ/s1600/gratuito-gratuito-ou-gratuito.png
https://1.bp.blogspot.com/-BBm4lf18iTU/XsbRbu-CTWI/AAAAAAABFR4/4YZ5nYQKoUo1hgrDKkOidadf0MKp3y2PQCLcBGAsYHQ/s72-c/gratuito-gratuito-ou-gratuito.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2020/05/gratuito-gratuito-ou-gratuito.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2020/05/gratuito-gratuito-ou-gratuito.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar