$hide=page

Cursos de Português Online

Quando utilizar as aspas?

COMPARTILHE:

Quando e como utilizar as aspas. As aspas (“ ”) são sinais gráficos usados para realçar certa parte de um texto. Leia o texto para saber mais sobre este sinal de pontuação.

As aspas (“ ”) são sinais gráficos usados para realçar certa parte de um texto. As aspas são usadas aos pares início da parte de texto destacado, e no fim da parte do texto destacado.

Quando é necessário destacar uma parte dentro de uma parte já destacada usa-se um sinal gráfico no início, e um sinal gráfico no fim, aspas simples (‘ ’).

É muito comum a sua utilização de aspas. Mas será que sabemos utilizá-las de forma correta? Então vamos ver quando devemos utilizar as aspas de maneira correta:

Quando utilizar as aspas?
Imagem: www.freepik.com

Quando utilizar as aspas?

As aspas são usadas para:

Citações

Recurso muito utilizado em jornais, revistas, textos científicos.

Exemplo:
  • “O governo brasileiro poderá trazer ao Brasil seis mil médicos cubanos, para minimizar o déficit desses profissionais que o país tem, principalmente, em regiões mais carentes”, disse ministro das Relações Exteriores, nesta segunda-feira, 06/05/2013
Destacar palavras pouco palavras estrangeiras, palavras com valor afetivo, palavras com sentido irônico, gírias etc.).

Exemplos:
  • Por favor, antes de sair, faça um “backup”!
  • Há “trombadinhas” nas cidades grandes “batendo carteira” o tempo todo, mas não há providências.
  • Ele mora lá nos “cafundó do Judas”!
Destacar nomes de publicações (científicas, literárias, da mídia) ou de obras artísticas. 
Exemplos:
  • Sua obra favorita era "Grande Sertão: Veredas".
  • Assistimos ao filme "E o Vento Levou".
Atenção:

Os sinais de pontuação devem ficar junto da frase à qual pertencem. Se a frase está entre aspas, seu sinal de pontuação deve ficar entre aspas também. Caso contrário, o sinal de pontuação deve ficar fora das aspas como nos exemplos:
  • Vargas terminou sua carta testamento assim: "Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na História." 
  • Estou lendo "A Moreninha".
Portanto, as aspas possuem grande utilidade e podem aparecer nos mais diferentes tipos de textos, desde os científicos (em citações, indicações de palavras com sentido técnico, nomes de publicações...) até os mais descontraídos, como as crônicas (na marcação de ironias e demais sentidos figurados).

Porém, como qualquer outro recurso gráfico, precisam ser usadas de modo preciso e bem dosado, evitando poluir a estética e prejudicar a clareza do texto.

Gostou do artigo?

Deixe seu comentário com sua opinião sobre o uso das aspas.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 22
  1. Mais 27 dicas para escrever bem...

    1. Vc. deve evitar abrev., etc.
    2. Desnecessário faz-se empregar estilo de escrita demasiadamente rebuscado, segundo deve ser do conhecimento inexorável dos copidesques. Tal prática advém de esmero excessivo que beira o exibicionismo narcisístico.
    3. Anule aliterações altamente abusivas.
    4. não esqueça das maiúsculas", como já dizia dona loreta, minha professora lá no colégio alexandre de gusmão, no ipiranga.
    5. Evite lugares-comuns assim como o diabo foge da cruz.
    6. O uso de parênteses (mesmo quando for relevante) é desnecessário.
    7. Estrangeirismos estão out; palavras de origem portuguesa estão in.
    8. Chute o balde no emprego de gíria, mesmo que sejam maneiras, tá ligado?
    9. Palavras de baixo calão podem transformar seu texto numa bost@.
    10. Nunca generalize: generalizar, em todas as situações, sempre é um erro.
    11. Evite repetir a mesma palavra, pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetição da palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto onde a palavra se encontra repetida.
    12. Não abuse das citações. Como costuma dizer meu amigo: "Quem cita os outros não tem idéias próprias".
    13. Frases incompletas podem causar...
    14. Não seja redundante, não é preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes; isto é, basta mencionar cada argumento uma só vez. Em outras palavras, não fique repetindo a mesma idéia.
    15. Seja mais ou menos específico.
    16. Frases com apenas uma palavra? Jamais!
    17. A voz passiva deve ser evitada.
    18. Use a pontuação corretamente o ponto e a vírgula especialmente será que ninguém sabe mais usar o sinal de interrogação
    19. Quem precisa de perguntas retóricas?
    20. Conforme recomenda a A.G.O.P, nunca use siglas desconhecidas.
    21. Exagerar é cem bilhões de vezes pior do que a moderação.
    22. Evite mesóclises. Repita comigo: "mesóclises: evitá-las-ei!"
    23. Analogias na escrita são tão úteis quanto chifres numa galinha.
    24. Não abuse das exclamações! Nunca! Seu texto fica horrível!!!
    25. Evite frases exageradamente longas, pois estas dificultam a compreensão da idéia contida nelas, e, concomitantemente, por conterem mais de uma idéia central, o que nem sempre torna o seu conteúdo acessível, forçando, desta forma, o pobre leitor a separá-la em seus componentes diversos, de forma a torná-las compreensíveis, o que não deveria ser, afinal de contas, parte do processo da leitura, hábito que devemos estimular através do uso de frases mais curtas.
    26. Cuidado com a hortografia, para não estrupar a língüa portuguêza.
    27. Seja incisivo e coerente, ou não...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe más o seu comentário é que foi desnecessário

      Excluir
    2. Nas 27,dicas ouve muito esforço em vâo. MAs valeu

      Excluir
    3. kkkkkkkkkkkkkkkkkk, ri bastante disso.
      Muito criativo.

      Excluir
    4. Muito criativo e divertido, gostei.

      Excluir
    5. Parabéns pela criatividade, e facilidade em comunicar-se!
      (RITA FELIX BORGES - RITA DE CÁSSIA DA SILVA FELIX BORGES)

      Excluir
  2. vvaleuuuu

    vini porto seguro bahia

    ResponderExcluir
  3. facil de entender! parabens !

    ResponderExcluir
  4. Quando faço uma citação de mim mesmo devo utilizar as Aspas ?

    ResponderExcluir
  5. Meu nome é Miguel
    preciso de quando usar as aspas

    ResponderExcluir
  6. Sobre o uso de aspas e dois pontos.
    Vou explicar a dúvida em um trecho.

    Os profissionais solicitam outros investimentos, Maria sugere que seja oportunizado "horários para acupuntura". Por outro lado, João acredita que: "seria melhor investir em psicólogo para os funcionários".

    Inventei esse trecho para expor duas situações com o uso de aspas. No entanto, minha dúvida segue em relação aos dois pontos (:). Está correto usá-los desse modo? Pesquisei a respeito e entendi que pode variar a utilização dos mesmos.

    ResponderExcluir
  7. Interessante e criativo, bom para memorizar. Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Muito bom, kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. Nada é tão insignificante que um ato discriminatório
    O que faz o Preconceito é a decorrência da ignorância
    Meu brasil de preconceitos enrustido de maus olhares
    Brasil socialista teu pleito é paradoxo de finda ganância

    ResponderExcluir

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,5,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Quando utilizar as aspas?
Quando utilizar as aspas?
Quando e como utilizar as aspas. As aspas (“ ”) são sinais gráficos usados para realçar certa parte de um texto. Leia o texto para saber mais sobre este sinal de pontuação.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiFKnleYJQPLprBQVRgIEzYGzxlz4ehBl_65PvzAJ1ISfyRfPhoMDwkINZ64mdjVRhjGb6V6Dqh8x3PSxoNHfSEmuLzy93ZmtzaK0FEk3DzPJaSIJmmsurC-Uxjdkw7Bl5Ojq3VI5CP5tE/s1600/quando-utilizar-as-aspas.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiFKnleYJQPLprBQVRgIEzYGzxlz4ehBl_65PvzAJ1ISfyRfPhoMDwkINZ64mdjVRhjGb6V6Dqh8x3PSxoNHfSEmuLzy93ZmtzaK0FEk3DzPJaSIJmmsurC-Uxjdkw7Bl5Ojq3VI5CP5tE/s72-c/quando-utilizar-as-aspas.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2013/05/quando-utilizar-as-aspas.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2013/05/quando-utilizar-as-aspas.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar