$hide=page

Cursos de Português Online

Coletivos de insetos: Exemplos e exercício

COMPARTILHE:

Saiba o que é coletivos de insetos, qual é coletivos de insetos, o que significa a palavra inseta, exemplos e exercício. Confira aqui.

Com certeza, alguma vez em sua vida você já estudou sobre coletivos de insetos. Porém, ela não é muito frisada e as pessoas acabam esquecendo. Venha aprender!

Talvez você se lembre de suas aulas de português sobre os coletivos de insetos. No entanto, também é possível que sua memória falhe por ser em geral, uma aula pouco marcante.

Aliás, a pouca importância dada este conteúdo acaba fazendo com que as pessoas esqueçam o significado ou a matéria. Assim, aquelas palavras usadas no dia a dia acabam por ser mal compreendidas.

Aprenda de uma vez por todas o que são coletivos de insetos. Sem dúvida, além de não haver mais dúvidas na hora da fala, você ainda saberá de uma matéria que pode, ou não, cair em provas de vestibulares e concursos.

Coletivos de insetos: Exemplos e exercício
Imagem: www.freepik.com

O que é coletivos de insetos?

Os coletivos de insetos são palavras escritas de forma singular que designa uma maneira de chamar um grupo de insetos no plural. Ou seja, elas se diferem do plural por tratarem de conjuntos e não de uma quantidade maior que um.

Por isso, é importante frisar que ao fazer a concordância verbal entre o complemento e o substantivo coletivo de inseto, use os verbos no singular. Assim, não terá erro de escrita.

Saiba também sobre:

Qual é o coletivo de insetos

Agora que você já sabe o que é, chegou a hora de descobrir os coletivos de insetos. Sendo assim, saiba que há duas palavras que são utilizadas para este fim. Elas são: miríade e nuvem.

A miríade é de origem grega e significa 10 mil. Por isso, essa palavra é utilizada quando há uma quantidade enorme de insetos presentes em algum local.

Já a palavra nuvem é usada para mosquitos e moscas. Certamente, você já ouviu aquela frase “Há uma nuvem de mosquitos por aqui!”. A partir dela é possível entender que há muitos mosquitos no local.

O que significa a palavra Inseta?

Já que os coletivos de insetos tratam de insetos, no masculino, nada mais justo que deixar claro que a palavra inseta também existe. Aliás, essa é a forma feminina de escrita.

Porém, usar a palavra inseta é muito raro. Afinal, pessoas que não são especializadas em insetos não sabem diferenciar o macho da fêmea, e nem mesmo se há essa diferenciação.

Exemplos de coletivos de insetos

Bom, como você pode aprender, os coletivos de insetos são miríade e nuvem. Que tal ver um exemplo para saber onde se aplicam? Veja a seguir e aprenda de uma vez por todas!

Exemplos:
  • Há uma miríade de insetos em meu jardim.
  • Há uma nuvem de mosquitos em frente à nossa casa.

Exercício

Que tal treinar a sua aprendizagem e colocar em prática o que você aprendeu sobre os coletivos de insetos? Por isso, complete as frases a seguir com miríade ou nuvem. Tente não voltar no texto, faça isso apenas na correção:
  • Uma ___________ de insetos está infestando meu quintal.
  • Essa ___________ de mosquitos está acabando com o meu descanso.
  • Fomos ao zoológico e vimos uma _________ de insetos por lá.
  • Há uma ___________ de moscas passando por aqui.
Viu só como é fácil? Para não esquecer dessas regrinhas a melhor opção é a prática. Somente praticando você grava em sua memória. Bons estudos!

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Coletivos de insetos: Exemplos e exercício
Coletivos de insetos: Exemplos e exercício
Saiba o que é coletivos de insetos, qual é coletivos de insetos, o que significa a palavra inseta, exemplos e exercício. Confira aqui.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhlN1DisNhSFnJu7UjvHpTfis2kStw3o_CnPpA2F7VKyEurWESJ8Ree9bbj3GxrryGBHmgbMjWazbBRMudaoNdBcgiWgSjfUsV5vJvNndntwyEFp_POWX2BVU0Ir6FmExtcaA3POAZIa2E/s1600/coletivos-de-insetos.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhlN1DisNhSFnJu7UjvHpTfis2kStw3o_CnPpA2F7VKyEurWESJ8Ree9bbj3GxrryGBHmgbMjWazbBRMudaoNdBcgiWgSjfUsV5vJvNndntwyEFp_POWX2BVU0Ir6FmExtcaA3POAZIa2E/s72-c/coletivos-de-insetos.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2020/01/coletivos-de-insetos.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2020/01/coletivos-de-insetos.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar