$hide=page

Cursos de Português Online

Ovos estrelados, estalados ou estralados - Qual é o correto?

COMPARTILHE:

Saiba o que é ovo estrelado, estalados, estalar ou estralar. Qual termo usar e benefícios de ovo com alimento. Confira aqui.

Ovos estrelados, estalados ou estralados, já ficou na dúvida sobre qual dos termos é correto? Saiba a origem de cada um deles e peça seu prato favorito sem medo!

Vamos tratar de um assunto que deixa várias pessoas com água na boca, mas que também pode levantar muitas dúvidas. Quando se está em um restaurante e quer pedir ovos fritos, você pede ovos estrelados, estalados ou estralados?

Ficou na dúvida? Então acompanhe o nosso artigo para entender e descobrir como pedir sua refeição sem cometer erros.

Ovos estrelados, estalados ou estralados - Qual é o correto?
Imagem: por Edigley Alexandre

Ovo estrelado - O que é?

Em um primeiro momento este nome, ovo estrelado, pode soar estranho. Afinal, por que ele tem este nome?

É chamado de Ovo Estrelado o ovo que é preparado frito, sem o uso de uma colher ou espátula para misturar. Ao deixar o ovo escorrer sobre a frigideira quente, ele fica com um aspecto semelhante ao de uma estrela.

Quem inventou este termo conseguiu, com muita criatividade, enxergar uma relação entre o formato do ovo, e o de uma estrela. Este termo apesar de ser pouco intuitivo, já foi utilizado na literatura por autores renomados e, por isso, é amplamente aceito.

Para preparar o ovo estrelado basta colocar uma leve camada de óleo em uma frigideira e aquecer até que o óleo comece a ferver. Feito isso, deve-se quebrar um ovo e derramar seu conteúdo sobre a frigideira quente. O ovo se esparramará sobre a superfície, ficando sólido ao ter sua temperatura aumentada.

Durante o processo de fritura, pode-se adicionar sal, ou outros temperos conforme o desejado. Após fritar até o ponto de agrado, o ovo estrelado pode ser servido.

Ovos estalados

O ovo estalado é outra variação para os vários nomes de receitas que podem ser feitas a partir do ovo. Recebeu este nome devido aos estalos que ocorrem quando o ovo cru toca a superfície quente da frigideira.

Para fins práticos, para cozinhar um ovo estalado é necessário seguir os mesmos procedimentos feitos para o ovo estrelado.

Estalar ou estralar?

Além da dúvida de qual é a grafia correta entre ovos estrelados, estalados ou estralados, que já foi tirada, existe outra dúvida. Qual é a diferença entre estalar e estralar? Qual dos verbos está incorreto?

Ambos os termos existem na língua portuguesa. O verbo estalar significa produzir ruídos agudos, secos e repentinos, algo que ocorre no processo de fritura. Este é o motivo da ligação do termo estalado com o ovo frito.

Já o verbo estralar é tratado como uma variante do verbo estalar, geralmente utilizada informalmente. Portanto podemos considerar que estalar e estralar são sinônimos, embora o primeiro termo seja mais recomendado para ocasiões formais.

Qual termo devo usar?

Agora que vimos que os três termos existem na língua portuguesa, e todos indicam o mesmo prato, qual deles deve ser utilizado? Esta pergunta nos remete ao questionamento inicial.

Caso prefira não entrar em discussão, o termo ovos fritos substitui sem problemas os termos ovos estrelados, estalados ou estralados. No entanto, agora você já sabe o motivo da existência de todos estes termos. Por isso pode escolher o nome que mais lhe agrada sem ter medo de cometer um erro ortográfico.

Benefícios do ovo como alimento

Contrariando o que se dizia há alguns anos atrás, foi descoberto que o consumo de ovos faz muito bem à saúde. Por servir de reserva natural de nutrientes para os filhotes das galinhas, o ovo contém uma rica variedade de vitaminas e nutrientes.

Tais nutrientes são muito difíceis de encontrar em nossa dieta moderna, que está cada dia menos saudável. Por este motivo, o ovo recebeu a denominação de Super Alimento. Estas propriedades já eram conhecidas anteriormente, mas havia um problema, o seu colesterol elevado.

Estudos recentes descobriram que, mesmo sendo rico em colesterol, o ovo é capaz de reduzir a produção de colesterol pelo fígado. Isto reduz o nível de colesterol “mau”, e tende a aumentar o nível de colesterol “bom”. Estudos também revelaram que comer ovos pela manhã pode ajudar na redução do peso.

Com todos estes benefícios, não importa se você pedir ovos estrelados, estalados ou estralados, o importante é não deixar de comer este prato que possui muitas vitaminas

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Ovos estrelados, estalados ou estralados - Qual é o correto?
Ovos estrelados, estalados ou estralados - Qual é o correto?
Saiba o que é ovo estrelado, estalados, estalar ou estralar. Qual termo usar e benefícios de ovo com alimento. Confira aqui.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhX5kOW7bgp-cyi6j2g-rYnhrCO4XVlCohKzINj_DIXrhvyrMBk3oBgJ0RWwK3fYD5jyY_rERHaSPc8lVywTinXhl1e5xJEu42gmfIC2udsH2wXoiER-T2beXerEFhZf8yw39aLA3F0kZc/s1600/ovos-estrelados-estalados-ou-estralados.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhX5kOW7bgp-cyi6j2g-rYnhrCO4XVlCohKzINj_DIXrhvyrMBk3oBgJ0RWwK3fYD5jyY_rERHaSPc8lVywTinXhl1e5xJEu42gmfIC2udsH2wXoiER-T2beXerEFhZf8yw39aLA3F0kZc/s72-c/ovos-estrelados-estalados-ou-estralados.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2020/01/ovos-estrelados-estalados-ou-estralados.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2020/01/ovos-estrelados-estalados-ou-estralados.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar