$hide=page

Cursos de Português Online

Como fazer uma redação dissertativa: Passo a passo

COMPARTILHE:

Veja como fazer uma redação dissertativa, o que é, elementos de uma redação dissertativa, como estruturar. Confira aqui e tire suas dúvidas.

Você precisa fazer uma redação dissertativa, mas não sabe como fazê-la? Continue lendo este artigo e você aprenderá tudo que precisa para fazer uma ótima redação dissertativa. 

Terror para muitos e paraísos para outros, a redação é um dos pontos chaves que determinam uma aprovação, seja em vestibulares ou em concursos públicos tradicionais. Saber fazer uma redação é garantir o complemento importante de uma nota, pois, ela tem um peso determinante para uma aprovação. 

Dessa forma para garantir uma boa nota deve-se dominar tanto o tema proposto, forma de escrita, como a estrutura e as normas gramaticais que a redação exige.

Como fazer uma redação dissertativa
Imagem: www.freepik.com

O que é uma redação dissertativa

Uma redação com caráter dissertativo possui algumas características próprias como: exposição e defesa de uma ideia, sendo sempre observadas e debatidas dentro de um contexto onde se é posto um ponto de vista sobre o tema proposto. 

Na elaboração de uma redação dissertativa, o escritor deve estar munido de bons argumentos, tais argumentos devem ser baseados em fatos e dado existentes, além disso, ele deve cativar o leitor com o seu texto, fazendo com que a leitura se torne prazerosa.

Elementos de uma redação dissertativa

Para que o texto fique atrativo para quem lê, é fundamental que não seja um mar de frases soltas sem conexões, para evitar esse problema, é preciso que ela seja redigida com coesão e coerência. 

Coesão e coerência são elementos indispensáveis em uma redação, por serem parecidos, esses elementos são muitas vezes confundidos, veremos a seguir o que significam.

    Coesão

      A coesão diz respeito a ordem sequencial envolvendo harmonia entre as frases e parágrafos de um texto. A coesão estabelece vínculos entre as partes de um texto, de forma que venha a nortear o leitor em uma sequência lógica dos fatos apresentados. 

      Para que essa ordem lógica possa acontecer, é necessário o uso de elementos linguísticos que irão auxiliar nesse processo, esses elementos são: pronomes, advérbios, conjunções, artigos e proposições. Tais elementos são chamados de conectivos. Esses que além de possuírem função de ligar as frases, quando aplicados de forma correta, também darão mais versatilidade ao texto.

        Coerência

          A coerência significa a lógica que o texto possui. Mesmo que seja um texto bem escrito, com as normas gramaticais bem aplicadas, ainda sim é preciso que as ideias a serem passadas sejam lógicas. Para que isso aconteça, é necessário que texto venha possuir alguns princípios. Veremos cada princípio.
          • Princípio da tautologia: evitar repetições de palavras.
          • Princípio da não contradição: evitar ideia que se contradizem.
          • Princípio da objetividade: ser sempre objetivo e evitar prolixidade
          • Princípio da relevância: expor sempre o que essencial.

          Como estruturar uma redação dissertativa

          O processo de estruturação de uma redação dissertativa é muito importante, pois quando está bem estruturada, se tem um corpo de redação perfeito. Muitas pessoas pecam nesse momento, então é bom ficar atento à estrutura.

          Título

          O título muitas vezes é uma incógnita, dependendo do tipo de prova e do o tema, o título pode derivar de um tema livre ou pode ser baseado em textos pré-anunciados. O que deve ser evitado é um título que não tenha coerência com o tema e com o texto que for redigido.

          • Introdução

          A introdução é a porta de entrada da redação, é o momento onde despertará no leitor o desejo de continuar lendo. Para fazer uma boa introdução é preciso usar uma linguagem objetiva, aplicar as ideias e a tese que será trabalhada no desenvolvimento. Geralmente a introdução possui um parágrafo de no máximo cinco linhas.

          • Desenvolvimento

          O desenvolvimento é a parte onde se é explicado de forma detalhada a tese que foi apresentada na introdução. O desenvolvimento pode conter citações, lembrando que elas devem ser usadas de forma contextualizada, evitando fugir do tema e mantendo os elementos mencionados. Normalmente, o desenvolvimento possui dois parágrafos.

          • Conclusão

          A conclusão é o fechamento da redação, é nesse momento onde é apresentado a solução para os problemas que foram trabalhados no desenvolvimento. É importante lembrar que para chegar na conclusão, o tema exposto deve ter sido trabalhado de forma clara e concisa, pois a conclusão irá fechar todas as ideias e para isso, não se pode ter nenhuma ideia aberta ou sem conclusão.

          Caso precise de uma redação urgente, tem um serviço personalizado que pode te ajudar a fazer sua redação, não só redação, mas qualquer tipo de trabalho acadêmico ou escolar

          [Conheça a Plataforma de Escrita Acadêmica ##graduation-cap##]

          Gostou das dicas sobre a redação dissertativa?

          Compartilhe para que outras pessoas também tirem suas dúvidas.

          Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

          COMENTÁRIOS

          Nome

          Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
          ltr
          item
          Como Escreve?: Como fazer uma redação dissertativa: Passo a passo
          Como fazer uma redação dissertativa: Passo a passo
          Veja como fazer uma redação dissertativa, o que é, elementos de uma redação dissertativa, como estruturar. Confira aqui e tire suas dúvidas.
          https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg3W3dr9bItVO-huDxdGJxkIeDIvv-hVcfodiT-jbIbzjPruJ_gi4c1y8QlCVOoCL7SO5OvJCBZwBTTIdL39yWvwrjktWH86abzmgYoCE992xfGgx7FZcxZZJm4s9adxQYuUc-OUvZfazc/s1600/como-fazer-uma-redacao-dissertativa.png
          https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg3W3dr9bItVO-huDxdGJxkIeDIvv-hVcfodiT-jbIbzjPruJ_gi4c1y8QlCVOoCL7SO5OvJCBZwBTTIdL39yWvwrjktWH86abzmgYoCE992xfGgx7FZcxZZJm4s9adxQYuUc-OUvZfazc/s72-c/como-fazer-uma-redacao-dissertativa.png
          Como Escreve?
          https://www.comoescreve.com/2020/01/como-fazer-uma-redacao-dissertativa.html
          https://www.comoescreve.com/
          https://www.comoescreve.com/
          https://www.comoescreve.com/2020/01/como-fazer-uma-redacao-dissertativa.html
          true
          8582907530562293637
          UTF-8
          Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar