$hide=page

Cursos de Português Online

Grávida, prenhe ou prenha? Qual o correto?

COMPARTILHE:

Você já precisou falar que alguém estava grávida e quis usar a palavra prenha ou prenhe? Não sabe se usou corretamente? Continue lendo este artigo e descubra.

Você já precisou falar que alguém estava grávida e quis usar a palavra prenha ou prenhe? Não sabe se usou corretamente? Continue lendo este artigo e descubra.

A língua portuguesa como sempre além de complexa, nos prega muitas peças e com isso muitas palavras que se assemelham podem ser confundidas tanto em suas grafias quanto aos seus significados.

Grávida, prenhe ou prenha? Qual o correto?

O uso da palavra prenha ou prenhe vem desde muito tempo causado confusões em seu uso e isso pode não só prejudicar na hora de falar como em uma redação de vestibular ou concurso, por isso trouxemos um artigo completo que irá lhe ajudar a aprender de uma vez por todas o uso dessas duas palavras.

Grávida, prenhe ou prenha? Qual o correto?
Imagem: www.freepik.com

Uso da palavra prenha

De acordo com o dicionário formal, o uso da palavra prenha, deverá ocorrer quando for relacionado a animais fecundados, sendo assim, o seu uso inadequado para os seres humanos.

Uso da palavra prenhe

Prenhe de acordo com o dicionário formal da língua portuguesa é um adjetivo e  o uso da palavra prenhe pode ser relacionado a três tipos de significados, sejamos a seguir quais são eles.
  • Vela abaulada pelo vento.
  • Capacidade máxima alcançada, cheio.
  • Se refere a fêmea de um animal que se encontra em um período de gestação.

Uso da palavra grávida

Refere-se à mulher que está gestante, em estado de gravidez. A gravidez é uma palavra que está relacionada a condição de uma mulher ou fêmea que teve o seu óvulo fecundado por um espermatozoide. Relativo à gestação de uma mulher.

Aplicações em frases com a palavra prenha

Escolhemos uma seleção de frases com o uso correto da palavra prenha
  • A vaca está prenha por isso ela está cheia de leite e bem pesada.
  • Todos achavam que a cadela da vizinha estava prenha depois que a barriga dela cresceu tanto em tão pouco tempo.
  • É impressão minha ou aquela cabra está prenha?

Aplicações em frases com a palavra prenhe

Você pode usar a palavra prenhe com algum dos seus diversos significados. Vajamos a seguir:
  • O elefante que vai chegar ao zoológico está prenhe e vai ter o seu filhote daqui a um mês.
  • Procuro uma cadela prenhe para adotar um dos seus novos filhotes.
  • A vela do navio está meio prenhe.

Aplicações em frases com a palavra grávida

Apesar do uso da palavra grávida ser muito mais fácil, decidimos criar algumas opções de frases com o uso da palavra grávida.
  • Que alegria, descobri ontem que estou grávida de apenas quatro semanas.
  • Você já soube que a nossa prima está grávida do primeiro filho?
  • Estar grávida é receber uma bela dádiva dos céus, seja grata.
  • O sonho dela sempre foi ficar grávida, ela deve estar muito feliz com a notícia.
  • Por favor, avise a todos que eu estou grávida e por isso precisarei marcar o mês da minha licença.

Sinônimos da palavra prenha

Se em alguma situação você se sentir de alguma forma inseguro para usar a palavra prenha, temos algumas indicações de sinônimos para ser usados em seu lugar.
  • Buchuda
  • Enxertada
  • Amojada
  • Embarrada

Sinônimo da palavra prenhe

Também existe opções de sinônimos para a palavra prenhe, no entanto, o seu uso é um tanto mais complexo, e pelo menos nesse caso, indicamos que os sinônimos sejam usados com mais cautela.
  • Saturado
  • Eivado

Sinônimo da palavra grávida

Usar a palavra grávida pode ser mais fácil para a maioria das pessoas, mas isso não indica que não é importante ter conhecimento sobre alguns de seus sinônimos. No entanto, o empenho da palavra grávida é o mais usual e com isso ele não é substituído com frequência.
  • Pejado
  • Barriguda

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Grávida, prenhe ou prenha? Qual o correto?
Grávida, prenhe ou prenha? Qual o correto?
Você já precisou falar que alguém estava grávida e quis usar a palavra prenha ou prenhe? Não sabe se usou corretamente? Continue lendo este artigo e descubra.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEivVo0hk3HfmGfGKQPDFODo2imKAHuby138H-SrAL6upLlnpZNbw_VDfZB7Gg_D-V0kDkG7cg8TO7meAdIkmLEkXWKCImrESX5Xt4OoRAHsbZ5SlGI-OwcKUzL4dGHyTFoyqJkvvpfd69I/s1600/gravida-prenhe-ou-prenha.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEivVo0hk3HfmGfGKQPDFODo2imKAHuby138H-SrAL6upLlnpZNbw_VDfZB7Gg_D-V0kDkG7cg8TO7meAdIkmLEkXWKCImrESX5Xt4OoRAHsbZ5SlGI-OwcKUzL4dGHyTFoyqJkvvpfd69I/s72-c/gravida-prenhe-ou-prenha.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2019/11/gravida-prenhe-ou-prenha.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2019/11/gravida-prenhe-ou-prenha.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar