$hide=page

Cursos de Português Online

Tu ou Você, qual o correto?

COMPARTILHE:

Existe uma eterna dúvida entre usar o Tu ou Você e em qual situação usar cada um. Saiba como usar. Confira aqui.

Existe uma eterna dúvida entre usar o Tu ou Você e em qual situação usar cada um. Embora saibamos que as duas formas estão corretas, quando devemos usar um ou outro?

Como saber quando usar Tu ou você é uma dúvida que assombra as novas gerações. Antigamente, por conta da formalidade na comunicação o mais usado era Tu e hoje na linguagem moderna usamos mais Você.

O Tu é o pronome da segunda pessoa do singular e tem se tornado cada vez menos usado no português moderno. Embora o Você também seja considerado segunda pessoa do singular, sua aplicação não é igual.

As duas formas ainda são corretas e totalmente aceitas gramaticalmente falando, desde que esteja concordando com a conjugação do verbo. Porém o Tu aparece mais em situações que exigem mais formalidade.

Tu ou Você, qual o correto?




Tu ou Você, qual o correto?

Dependendo da conjugação verbal, as duas formas podem estar corretas. Pois as duas são segunda pessoa do singular. Porém o você concorda com a terceira pessoa do singular.

Ou seja, a conjugação verbal que concorda com você é a mesma que concorda com ele/ela.  Por exemplo: Tu vais – o verbo ir conjugado na segunda pessoa do singular. Você vai – o verbo ir conjugado na terceira pessoa do singular.

Para saber se o correto é Tu ou Você é preciso considerar a conjugação do verbo que irá acompanhar. O que não é admitido gramaticalmente é a discordância verbal.

Também é conveniente observar o nível de formalidade da conversa ou do texto na hora de definir o pronome de tratamento. Assim é mais fácil decidir qual deles se enquadra melhor à situação.

Qual é mais formal tu ou você?

Não é difícil perceber entre Tu ou você, qual é o mais formal, principalmente pela conjugação verbal que acompanha. O verbo conjugado na segunda pessoa que concordará com o Tu, é mais formal.

O Você, concordando com o verbo conjugado na terceira pessoa deixa o texto ou a conversa com o ar bem menos formal. Por exemplo: Tu me ajudaste – soa com muita formalidade. Enquanto: Você me ajudou – soa bem informal.

O Tu, era muito utilizado no Português antigo, onde os tratamentos eram muito mais formais. Com a proximidade das relações, muitas formalidades foram deixando de ser usadas. E o tu tem sido bem menos usado.

Então, podemos dizer que o Tu, é bem mais formal, e deve ser utilizado em ocasiões onde a formalidade se faça necessária. No dia a dia, o mais usado em nossas relações pessoais é o você.

Por que usam o pronome tu no lugar de você?

O Tu, conforme falamos, geralmente é usado em situações mais formais, que exigem um tratamento mais respeitoso. É usado nos casos que usar o você não combina com o tom do texto ou da conversa.

Normalmente é usado em discursos, requerimentos, documentos jurídicos, solicitações formais. Porém também encontramos em poesias, versos e escritos onde o autor que passar um linguagem poética.

Em alguns casos, o tu é usado também por questões culturais e regionais. Como no Sul do Brasil, por exemplo, onde é usado o Tu em quase todas as situações no lugar de você.

Como usar o pronome tu

Para ter certeza de que a utilização correta na frase é o Tu e não o você, é preciso observar a conjugação do verbo que acompanhará. Sempre que o verbo estiver conjugado na segunda pessoa do singular, deve ser usado Tu.

O pronome você, embora também seja segunda pessoa do singular, concorda com verbos conjugados na terceira pessoa. O você, usa a mesma a concordância de ele / ela.

O Tu, deve ser usado sempre que o locutor tiver intenção de tornar o texto ou diálogo mais formal. Enfim, sempre que a situação exigir um tratamento mais respeitoso ou sem intimidade, deve ser usado o Tu.

Tu ou você uma questão de identidade cultural

A utilização de Tu ou você também está muito ligada à identidade cultural em alguns lugares do Brasil. De acordo com referências de colonização, migração e outras questões históricas que podem influenciar.

No Sul do nosso país o Tu é usado como principal pronome pessoal e o você quase nunca aparece nas conversas informais. Na cultura gaúcha, o tu se enquadra em tratamentos informais no lugar do você.

No Rio Grande do Sul já se percebe nas novas gerações, o uso mais escasso do pronome Tu. Vários pais gaúchos vem relatando que até se assustam ou estranham quando ouvem os filhos falando você.

O uso do pronome tu no Brasil

Na gramática tradicional, o Tu era bem mais usado, as frases eram mais formais, faladas e escritas de uma forma pouco usual atualmente. Nos dias de hoje, a concordância verbal que acompanha o Tu, se tornou formal demais.

Os especialistas em linguística consideram normal a transição que faz parte da modernização e evolução da língua portuguesa. O que ainda incomoda estudiosos são os erros de concordância que ocorrem em meio a essa dúvida.

Muitas vezes na dúvida entre usar o Tu ou você, o locutor acaba confundindo e usando o verbo na concordância errada. Esse erro é considerado um vício de linguagem e é preciso estar atento para não cometê-lo.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 11
  1. Tu é mais formal, como assim? Isso não procede, é justamente o oposto. Se a pessoa vai atender um cliente, por exemplo, e não quer parecer formal demais, usa o você, mas neste caso é totalmente informal usar o tu. Aqui no Nordeste, o tu são para situações informais ou íntimas (amigos e familiares) e você para com colegas de trabalho, atendimento, etc. O mesmo também se verifica em Portugal, entretanto em Portugal o você é muito mais formal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Nordeste usamos muito o tu, mas no tempo verbal errado, por exemplo: tu disse, ao invés de tu disseste; tu falou, ao invés de tu falaste. Entendeu? O tu é mais formal que o você sim.

      Excluir
    2. Bem olhando os lusíadas e sonetos do camões , a biblia ARA do almeida etc eles usam tu e vós, ja esse tal pronome de tratamento advem da fala da classe popular introduzida no realismo com machado de assis para mostrar o contraste entre a minoria escolarizada que ele usa o vós na fala da maioria que nao havia acesso à escola onde o machado usa a terceira pessoa derivada do vossa mercê justamente por ser realista usava os dois estilos para diferenciar as duas camadas da sociedade à epoca....

      Excluir
  2. tu não formal, não, vc que é!! gente burra

    ResponderExcluir
  3. "O Tu é o pronome da segunda pessoa do singular e tem se tornado cada vez menos usado no português moderno."
    Que texto bosta! O TU ainda é usado no Nordeste, Norte e Sul do Brasil, em Portugal e em Africa. Não é só o sudeste que fala português!

    ResponderExcluir
  4. Se o vendedor trata o cliente por tú , é falta de educação e respeito ,me tirem a dúvida aí por favor , agradeço.

    ResponderExcluir
  5. Olá, pessoal venho escrever aqui para o pessoal que está dizendo que o texto foi desinformativo quando disse que o "tu" é mais formal que o "você". Eu vou explicar o que eles disseram.
    O "tu" era um pronome muito usado no passado do Brasil, tanto nas poesias quanto até na fala, muitos livros eram escritos com ele, por exemplo a bíblia sagrada do Cristianismo.
    Com o passar do tempo que o pronome "você" foi se aperfeiçoando e ficando cada vez mais comum como hoje está. Chegando até substituir o "tu" para "você", e se antes o "tu" era mais formal e mais comum, atualmente o "você" substituiu e ficou mais informal por ser mais comum.

    Outra coisa é sobre a conjugação errônea que geralmente cometemos, sobretudo os falantes que usam o "tu" como pronome principal da segunda pessoa do singular, é quando conjugamos "tu" igual como "você", exemplo: "tu disse" e "tu diz". A conjugação das frases remete a simples troca de "você" por "tu". Sendo o correto usar "tu disseste" e "tu dizes", deixando o pronome "tu" mais informal por estar sendo usado de forma errada dentro da conjugação da língua portuguesa.

    ResponderExcluir
  6. O uso da segunda pessoa tu/vós ao invés dos chamados pronomes de tratamento, além de indicar formalidade/respeito também indica erudição e espiritualidade posto que a palavra tu ja existia no latim que é lingua bastante antiga e formal, geralmente a segunda pessoa também é bastante usada em textos sagrados e quando se refere à divindades especialmente no cristianismo, bem como evidencia o distanciamento da sociedade e ligação com o Divino através do isolamento e leitura dos textos sagrados e dos clássicos literatos do passado como o Camões e Manoel Odorico Mendes. Assim o tu é bastante formal, tratar o próximo com o uso do tu indica respeito por ele. Assim caso vós desejais ver um sitio web, livros e videos em que se usa a segunda pessoa, podeis seguir-me o blog em https://innerdivineconexion.blogspot.com
    Escrevo livros de fantasia, espiritualidade e gramática também escrevo livros em espanhol (com o uso do tú e vosotros) frances ( com o uso do tu e vous) e italiano (com emprego do tu e voi) e em alguns livros em ingles emprego o thou, thee e em outros o you. Haja vista que o coloquial seria o ya.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ameiiiii o texto, muito didático e certamente rico de informações obrigada

      Excluir
  7. Me mudei recentemente para o NE e percebi o uso do TU com a conjugação "errada". Esse foi o motivo da minha pesquisa.

    ResponderExcluir

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Tu ou Você, qual o correto?
Tu ou Você, qual o correto?
Existe uma eterna dúvida entre usar o Tu ou Você e em qual situação usar cada um. Saiba como usar. Confira aqui.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEifwyGn3gF_WDAhc98out9DhegnB7bNym8x6qgD_cMiNRB41wzrwo3us8oDbMBXRoQFVkyDyeH_g98EqRVUlI2ZcyTliL73OJ9ktry40qb9oW1GF__kpEeO_yZ16hpxwnDGelkSHgqBFuU/s1600/tu-ou-voce-qual-correto.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEifwyGn3gF_WDAhc98out9DhegnB7bNym8x6qgD_cMiNRB41wzrwo3us8oDbMBXRoQFVkyDyeH_g98EqRVUlI2ZcyTliL73OJ9ktry40qb9oW1GF__kpEeO_yZ16hpxwnDGelkSHgqBFuU/s72-c/tu-ou-voce-qual-correto.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2019/09/tu-ou-voce-qual-o-correto.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2019/09/tu-ou-voce-qual-o-correto.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar