$hide=page

Cursos de Português Online

Vícios de linguagem: Exemplos

COMPARTILHE:

Vícios de linguagem: Exemplos, sugnificados. Veja aqui os principais, como pleonasmo, barbarismo, neologismo, solecismo, ambiguidade, cacófato, eco e outros!

Vícios de linguagem: O que é, exemplos - Todo mundo já cometeu algum vício de linguagem. Para quem não conhece, vício de linguagem é a alteração na língua portuguesa. Como assim? Explicamos.

Os vícios de linguagem ocorre quando a norma padrão da língua é corrompida, seja de propósito, descuido, ignorância do falante.

Vícios de linguagem: Exemplos
Imagem: www.freepik.com

Vícios de linguagem: Exemplos

Há diversos tipos de vícios de linguagem. Confira:

Plebeísmo

As gírias são um exemplo de plebeísmo, uma vez que são modificações que não são aceitas na língua.

Exemplo: E aí mano, tudo beleza leke?

Pleonasmo

Para muitos o pleonasmo é a redundância. Entretanto, só é considerado pleonasmo aquela expressão que reforça, que enfatiza alguma ideia, alguma coisa em apenas um gênero: o literário. Em outros gêneros, o pleonasmo não pode ser utilizado, enquanto a redundância pode aparecer, mas sem nenhum propósito, uma vez que compromete a qualidade do texto.
Exemplo: Vamos logo, entremos para dentro antes que escureça mais.

Eco

É a rima. No texto poético, por exemplo, muitos autores fazem rima para melhorar a sonoridade. Já no texto literário e até discursivo, deve-se evitar o eco, uma vez que soa ruim.

Exemplo: Eu não estou sentido dores recentemente como antigamente.

Cacófato:

Quando se faz uma oração e o som de algumas palavras soam ruim, desconexos, estranhos.

Exemplo: É da boca dela que saiu aquela sujeira.

Ambiguidade

Quando uma ideia no texto causa uma dupla interpretação, um sentido duplo, o que compromete o entendimento e também a interpretação do texto.

Exemplo: Ele foi socorrido pelo bombeiro na sua cidade. (Que cidade? Do homem ou do bombeiro?).

Solecismo:

Quando há erro na sintaxe da oração, como erros de concordância ou de regência.

Exemplo: Viveu os dois muito bem. (Viveram os dois muito bem).

Neologismo:

Novas palavras são empregadas no idioma e que (ainda) não foram incorporadas em dicionários ou documentos oficiais da língua portuguesa. Ou palavras que não eram conhecidas e que passaram a ser. O neologismo também pode indicar palavras que ganharam uma nova conotação.

Exemplo: Eu deletei os arquivos (eliminei);

Fui lá fazer um bico (um trabalho freelancer);

Arcaísmo

Uso de palavras que caíram em desuso com o tempo.

Exemplo: Vossa Mercê ainda gosta de mim? (Você).

Barbarismo

Quando há desvio na norma relacionado à grafia, semântica, pronúncia, morfologia e neologismo.

Exemplos:
  • Você não vai me comprimentar? (Cumprimentar) → na semântica.
  • Esses paõs estão fresquinhos! (Pães) → na morfologia.
  • A gente tava lá quando aconteceu! (Estava) → na pronúncia.
  • O peneu furou! E agora? (Pneu) → na grafia.
  • Esse show estava demais (espetáculo, concerto) → estrangeirismo.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,6,Acentuação,11,Adjetivos,1,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Como Escreve,136,Concordância,7,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,2,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,4,Curso grátis,2,Curso On-line,6,Curso Superior,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,95,Dicas escrever bem,23,Dicas gerais,12,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,7,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Superior,4,Erros de português,30,Estilística,6,Estrangeirismo,1,Exercícios,1,FIES 2015,1,Fonologia,34,Formas variantes,2,Gramática,11,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,47,Nova Ortografia,13,Nova regra ortográfica,5,Novo Acordo Ortográfico,16,Numeral,2,Ortografia,78,Palavras,3,Palavras homônimas homófonas,9,Palavras parônimas,24,Parônimos,10,Pontuação,12,Pronome,4,Pronomes,2,Redação,16,Revisão,1,Semântica,29,Serviços,1,Significados,5,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,18,Substantivo,7,TCC,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,13,Verbo,3,Verbos,14,Vírgula,6,Vogais,1,
ltr
item
Como Escreve?: Vícios de linguagem: Exemplos
Vícios de linguagem: Exemplos
Vícios de linguagem: Exemplos, sugnificados. Veja aqui os principais, como pleonasmo, barbarismo, neologismo, solecismo, ambiguidade, cacófato, eco e outros!
https://2.bp.blogspot.com/-actB3KhuxLQ/XLXghn5OC-I/AAAAAAABA-4/iAogQYDnJOYXPbENeA0SPbRBY8edl6vCgCLcBGAs/s1600/vicios-de-linguagem-exemplos.png
https://2.bp.blogspot.com/-actB3KhuxLQ/XLXghn5OC-I/AAAAAAABA-4/iAogQYDnJOYXPbENeA0SPbRBY8edl6vCgCLcBGAs/s72-c/vicios-de-linguagem-exemplos.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2017/06/vicios-de-linguagem-exemplos.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2017/06/vicios-de-linguagem-exemplos.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar