$hide=page

Cursos de Português Online

Abreviaturas de Professor: Como Escreve e Plural

COMPARTILHE:

Existe muitas dúvidas em relação a abreviaturas da palavra professor. Saiba como escreve abreviatura de professor, qual é o plural de professores. Confira aqui.

Neste artigo iremos mostrar as formas corretas de fazer a abreviatura do substantivo professor tanto no singular como no plural, tudo dentro da norma de ortografia brasileira.

Como Escrever Abreviatura de Professor?

Existe muitas dúvidas em relação a abreviaturas da palavra professor. E muitas dessas dúvidas resultam em erros ortográficos que podem ser vistos em variados lugares como em um post na internet até na fachada de uma escola. Muitas pessoas fazem a abreviatura da palavra professor assim: Prof.° colocando a bolinha no final da palavra, e esta é uma forma completamente errada de abreviar a palavra professor

A forma correta é Prof. Com um ponto final no fim da abreviatura.

Exemplo:
  • Errado = Escola Estadual Prof.° João Pinto / Rua Prof.° José Carlos
  • Correto = Escola Estadual Prof. João Pinto / Rua Prof. José Carlos

Abreviaturas de Professor: Como Escreve e Plural
Imagem: www.freepik.co

Qual a Abreviatura de Professor

Como já falamos a abreviatura de professor são as quatro primeiras letras da palavra professor com um ponto final depois da última letra. Professor = Prof.

Exemplo:
  • O Prof. Alex de ciências é muito exigente
  • Minha escola tem um excelente Prof. de matemática.
  • Avenida Prof. Henrique Machado.

Como é a abreviação feminina de Professor?

Muitas abreviaturas não alteram o formato quando se trata de gênero feminino e masculino, o que não ocorre quando se trata da palavra professor.

A abreviação correta da palavra professor no masculino é Prof., e da palavra professora no feminino é Profa., com “a” no final seguido de um ponto final. Muitas pessoas cometem erros muito graves de acordo com a ortografia brasileira de letras ao abreviar a palavra professor (a), como você poderá ver nos exemplos a seguir:

Abreviatura Masculina = eu sou a aluna predileta do Prof. Carlos

Abreviatura Feminina = eu sou a aluna predileta da Profa. Carla.

Abreviatura Errada = eu sou a aluna predileta da Profa. Eliana.

Abreviatura Correta = eu sou a aluna predileta da Profa. Eliana.

Qual é o plural de Professores?

O plural da palavra professor é muito simples, basta acrescentar um “e” + “s” no final do substantivo quando se trata da palavra escrita no masculino ou para definir vários professores de forma geral.

Exemplos:
  • Hoje às 7h., haverá uma reunião de professores.
  • Tenho cinco professores homens no total.
Agora quando se trata do substantivo professor no feminino você deve acrescentar a letra “a” + “s” no final da palavra.

Exemplos:
  • No ensino fundamental básico tive somente professoras boazinhas.
  • Na minha rua mora duas professoras que trabalham em uma Escola Estadual.
Já para abreviarmos o substantivo de professores no plural, basta escrevermos a abreviatura de forma correta do jeito que ensinamos e acrescentar o “s”, assim como fazemos na abreviatura da palavra páginas que é “pág. ”, no singular e “págs. ”, no plural.

Exemplos:

Hoje as 7h., haverá uma reunião de Profs., na escola.

Exercício:
  • Faça as abreviaturas de acordo com ortografia brasileira de letras, das palavras que estão sublinhadas a segui:
  1. Fui a escola e minha professora me deixou de castigo.
R: ___________________________________________________________________________________________
  1. Rua Professor João Loyola.
R: ___________________________________________________________________________________________
  1. Meus professores são as pessoas mais inteligentes e sábias que conheço.
R: ____________________________________________________________________________________________
  1. Minhas professoras são belíssimas e inteligentíssimas.
R: _____________________________________________________________________________________________



Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Abreviaturas de Professor: Como Escreve e Plural
Abreviaturas de Professor: Como Escreve e Plural
Existe muitas dúvidas em relação a abreviaturas da palavra professor. Saiba como escreve abreviatura de professor, qual é o plural de professores. Confira aqui.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhAtXEzxfBQ9sx1-UsXdkf7l-4dn7JyE_QFIU3jeo5pA0U8IRWX3dGFQ8sA_rRHqLBztZ5SVJaukxKFRyOHhjZQ0qa9Tkhv-9dw87WFZw8yFTExE7c6mkIYPqC60dTxpNOhxkomRgeWOVI/s1600/abreviaturas-de-professor-como-escreve-plural.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhAtXEzxfBQ9sx1-UsXdkf7l-4dn7JyE_QFIU3jeo5pA0U8IRWX3dGFQ8sA_rRHqLBztZ5SVJaukxKFRyOHhjZQ0qa9Tkhv-9dw87WFZw8yFTExE7c6mkIYPqC60dTxpNOhxkomRgeWOVI/s72-c/abreviaturas-de-professor-como-escreve-plural.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2019/07/abreviaturas-de-professor-como-escreve-plural.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2019/07/abreviaturas-de-professor-como-escreve-plural.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar