$hide=page

Cursos de Português Online

Abreviatura de Atenciosamente Correta

COMPARTILHE:

Iremos discorrer neste texto a forma correta da abreviatura de atenciosamente. Saiba por que se deve abreviar, exemplos e muito mais. Confira aqui.

Iremos discorrer neste texto a forma correta da abreviatura de atenciosamente. Esta é uma abreviatura que gera muita dúvida, por ser muito utilizada tanto em cartas formais quanto em correios eletrônicos como forma a enviar uma mensagem passando um ar de gentileza e presteza através da escrita.

Então você já sabe a forma correta de abreviar atenciosamente?

Por que se deve abreviar

A abreviatura foi feita com intuito de agilizar o processo de escrita e digitação dos seres humanos, uma artimanha que é muito utilizada nos dias de hoje, tanto em trabalhos acadêmicos, revistas e jornais seguindo as normas de ortografia brasileira, quanto em redes sociais como WhatsApp, Facebook, Messenger, Instagram e outras diversas redes que a abreviatura não segue normas da gramática, são abreviaturas espontâneas e muito criativas, criadas pelos milhares de usuários dessas plataformas digitais.

Existe uma regra geral para abreviatura que consiste em escrever a primeira silaba e a primeira letra da segunda silaba seguida de ponto abreviativo.

Exemplo:

Bras. = brasileiro

Prof. = professor

Obs.: Assim como todas as regras as das abreviações também tem suas exceções então fiquem atentos!

Então a abreviatura serve como forma de agilizar e tornar mais prática e dinâmica a escrita e a digitação.

Como é a Correta Abreviação de Atenciosamente

Muitas pessoas ao escreverem uma carta formal ou um e-mail ficam em dúvida sobre a forma correta de escrever a abreviatura de atenciosamente. Algumas pessoas se confundem com a abreviação da palavra “attention”, que significa atenção em inglês, e acreditam que a formar correta de abreviar é “Att.”, o que é um erro, de acordo com a ortografia brasileira de letras.

A forma correta de fazer a abreviatura de atenciosamente é “At.te” ou “Atte.”, e não “Att.”, como muitos fazem.

Exemplos:

Exemplo 1 = Atenciosamente, Paula Rezende

At.te, Paula Rezende / Atte., Paula Rezende

Exemplo 2 = Aguardo atenciosamente o seu contato

Aguardo at.te o seu contato / Aguardo atte., o seu contato

Como Abreviar Atenciosamente em Inglês

Não tem uma abreviatura de atenciosamente correta no inglês, muitas pessoas utilizam “Att.”, mas como já dizemos antes esta é uma abreviatura de “attention” que é atenção quando traduzido para o português. Vamos dar alguns exemplos de como é utilizada a palavra atenciosamente no inglês.

Exemplos:

Sincerely = atenciosamente

Yours sincerely = Atenciosamente

Yours truly, Taylor = Atenciosamente, Taylor

Como Abreviar no E-mail

A abreviatura de atenciosamente é muito utilizada no final de e-mail e cartas formais, como forma de encerrar uma mensagem de forma gentil e educada. Na maioria das vezes, a palavra atenciosamente é escrita em e-mails e em cartas formais de forma abreviada, e muitas vezes, a abreviatura de atenciosamente é feita de forma errada como segue nos exemplos a seguir:

Ex.: Att. Bruno Rodrigues de Paula.

Existe a forma correta de escrever a abreviatura de atenciosamente, normalmente essa palavra é utilizada no final dos e-mails como forma de encerrar a mensagem, como você pode observar no exemplo:

Ex.: At.te Bruno Rodrigues de Paula / Atte. Bruno Rodrigues de Paula

Abreviatura de Atenciosamente Correta
Imagem: www.freepik.com

Exemplos de abreviaturas do dia a dia

Como já foi citado nesse artigo, as abreviaturas são muito utilizadas na atualidade, principalmente em redes sociais como Facebook, Instagram e WhatsApp.

As abreviaturas são utilizadas tanto seguindo as regras da ortografia de letras brasileiras, quanto no dia a dia em redes sociais, onde não se faz necessário o uso correto das abreviaturas.

Vamos mostras a seguir alguns exemplos de abreviaturas formais e informais:

Informais:

Blz = Beleza

Vc = Você

Bnt = Bonito (a)

Vlw = valeu

Ctz = Certeza

Pfv = Por favor

Formais:

At.te = Atenciosamente
  1. = Horas
Prof. = Professor
  1. = Autor
déb. = débito

obs = observação

sec., secr. = secretaria, secretário, secretária

séc = século

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Abreviatura de Atenciosamente Correta
Abreviatura de Atenciosamente Correta
Iremos discorrer neste texto a forma correta da abreviatura de atenciosamente. Saiba por que se deve abreviar, exemplos e muito mais. Confira aqui.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEja_kf_e5x7962VYp6NQM3qvGIaNplLiW2Qmamx0Lb8wM6lUzx9jizko2lqkm97-RhNuPkXdI-b_6IKCVdJDPw3T3ypDNtlqxFKETYpDoFv4XcPllFeda5IwszDv8dT7elGIitJU6ICOXo/s1600/abreviatura-de-atenciosamente-correta.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEja_kf_e5x7962VYp6NQM3qvGIaNplLiW2Qmamx0Lb8wM6lUzx9jizko2lqkm97-RhNuPkXdI-b_6IKCVdJDPw3T3ypDNtlqxFKETYpDoFv4XcPllFeda5IwszDv8dT7elGIitJU6ICOXo/s72-c/abreviatura-de-atenciosamente-correta.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2019/07/abreviatura-de-atenciosamente-correta.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2019/07/abreviatura-de-atenciosamente-correta.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar