$hide=page

Cursos de Português Online

Assíndeto: significado e exemplos

COMPARTILHE:

Assíndeto é uma figura de linguagem, assim como o polissíndeto. Dominar o uso destes recursos estilísticos e sintáticos vai transformar suas redações. Veja.

Assíndeto é uma figura de linguagem, assim como o polissíndeto. Dominar o uso destes recursos estilísticos e sintáticos, vai transformar suas redações em obras de arte.  

A elegância nas obras literárias é alcançada sim com muito uso de assíndetos e polissíndetos. E não são só essas as figuras de linguagem que engrandecem até o texto mais humilde.

Neste artigo você encontrará os mais importantes pontos, no que diz respeito as figuras de linguagem. Bons estudos e vamos lá!

Assíndeto: significado e exemplos
Imagem: www.freepik.com

O que é assíndeto

O assíndeto pertence ao grupo das figuras de linguagem classificados como figuras de construção ou sintaxe. Ainda há os grupos de figuras de som ou sonoras e figuras de palavras ou semânticas.

O uso do assíndeto indica em uma frase composta que não há relação entre duas ideias. Mas ambas são necessárias para dar sentido, a ideia geral que se está expressando.

Todas as vezes que você usar este recurso, as frases devem ser quebradas por uma vírgula ou ponto e vírgula.

Assíndeto exemplos

Quando se usa o assíndeto o objetivo é ampliar o objetivo principal e fazer ele notável ao interlocutor. Por isso seu uso frequente em textos de literatura e músicas.

Antes de usá-lo para valer, veja alguns exemplos:

Exemplo 1

Trecho da música Exagerado de Cazuza

“Por você eu largo tudo.

Vou mendigar, roubar, matar.

Que por você eu largo tudo.

Carreira, dinheiro, canudo. ”

O assíndeto aqui é usado duas vezes, em “mendigar, roubar, matar” e em “carreira, dinheiro, canudo”. Note que além de deixar cada ideia em seu lugar, também ficou evidente que a ideia central é “largar tudo”.

Exemplo 2

Trecho do livro Insônia de Graciliano Ramos

“Luciana, inquieta, subia à janela da cozinha, sondava os arredores, bradava com desespero, até ouvia duas notas estridentes, localizava o fugitivo, (…) ”

Aqui as frases conectadas por vírgulas indicam os sentimentos, as ações e o objetivo da personagem Luciana.

Significado de assíndeto

A origem da palavra assíndeto é grega, mais precisamente da palavra “syndéo”, que se traduz como unir. Como o prefixo “a” indica negação, ao adaptar a palavra para o português, sua tradução fica: não unir.

Não significa necessariamente que as frases não estejam em sintonia, mas que o conteúdo entre vírgulas é uma informação extra.

As figuras de linguagem em geral servem para rechear o conteúdo de um texto, mas com ideias concretas.

Assíndeto e polissíndeto: Qual a diferença

O polissíndeto possui o mesmo sufixo, o fator que os diferencia é o prefixo. “Poli” também vem do grego “polýs”, traduzindo fica “muitos”.

Em uma tradução simples pode-se dizer que polissíndeto significa muitas uniões. Quando se fala de unir, essas uniões são sinônimas de conjunções.

As conjunções são usadas de forma repetitiva para dar ênfase ao comportamento ou ação. As mais usadas ao aplicar este recurso são:
  • E
  • Nem
  • Não só… mas também
  • Não só… como também
  • Tanto… como
  • Mas
  • Contudo
  • Todavia
  • Porém
  • No entanto
  • Portanto
  • Logo
  • Ou
  • Nem
Um exemplo em uma frase seria: “Meu pai não quer me levar ao parque, nem ao cinema, nem ao museu, nem ao teatro, nem ao zoológico”.

Exercícios de assíndeto

Para exercitar um pouco o cérebro, tente resolver este exercício classificando as seguintes frases, de acordo com a figura de linguagem presente nela:
  1. Eu tenho uma lista de coisas para fazer: estudar, trabalhar, visitar meus pais, ir ao ginásio, nunca mais chegarei cedo à casa.
  2. Quem me dera poder me divertir novamente, e passear, e sair, e viajar, e rir, e amar.
  3. Não posso sair; está nevando lá fora.
  4. Não entendo o meu filho: ou chora, ou grita, ou se chateia, ou reclama, parece que nunca está satisfeito.
  5. Chegou atrasado; não tem problema.
Respostas: 1. Assíndeto, 2. Polissíndeto, 3. Assíndeto, 4. Polissíndeto, 5. Assíndeto.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Assíndeto: significado e exemplos
Assíndeto: significado e exemplos
Assíndeto é uma figura de linguagem, assim como o polissíndeto. Dominar o uso destes recursos estilísticos e sintáticos vai transformar suas redações. Veja.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjXowSthA0m-XlzA0yC06x-_xVjsyzVvE4ZGFfo0_5IvFcC9L1ei-b9zzfaehimFu4FzmTnil3J6e1WxP3OYvQeDVeyAupvoVCCwEM3OVB_38-X1nS-0gwDo_qkhSglUp6d3bPph4-_pxc/s1600/assindeto-significado-e-exemplos.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjXowSthA0m-XlzA0yC06x-_xVjsyzVvE4ZGFfo0_5IvFcC9L1ei-b9zzfaehimFu4FzmTnil3J6e1WxP3OYvQeDVeyAupvoVCCwEM3OVB_38-X1nS-0gwDo_qkhSglUp6d3bPph4-_pxc/s72-c/assindeto-significado-e-exemplos.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2019/04/assindeto-significado-e-exemplos.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2019/04/assindeto-significado-e-exemplos.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar