$hide=page

Cursos de Português Online

Polissíndeto: Figura de Linguagem

COMPARTILHE:

Você já ouviu falar sobre polissíndeto? Saiba o que significa, qual a diferença exemplos e muito mais. Confira aqui.

O Polissíndeto é uma figura de linguagem onde ocorre a repetição de uma conjunção em orações ou termos. Veja mais sobre o assunto!

Essa figura de linguagem chamada de polissíndeto consiste em uma certa repetição de uma conjunção/conectivo. Isso ocorre entre as expressões, palavras, orações ou termos.

Esses conectores utilizados repetidamente e em grande excesso visam mostrar adição/acréscimo de algo. Esse é o objetivo principal pelo qual o polissíndeto é utilizado pelos escritores em seus textos.

O que é polissíndeto?

O Polissíndeto se caracteriza como uma figura de linguagem onde ocorre bastante repetição de um conectivo/conjunção. Isso ocorre entre as orações sindéticas formadas por um período composto de coordenação.

Sindética designa que algo é coletivo. Já os conectores mais utilizados no polissíndeto são:
  • E
  • Mas
  • Nem
Essas conjunções são utilizadas repetidamente a fim de dar uma ideia de acréscimo ou adição no texto. Em alguns casos ocorre também a chamada anáfora que é a repetição de palavras no começo de uma frase.

Veja abaixo um exemplo de Polissíndeto:
  • Canto, e canto o presente, e também o passado e o futuro. (Fernando Pessoa)
Note a repetição da conjunção “e” e perceba que em uma só frase ela apareceu três vezes. Esse estilo de escrita é muito utilizado por diversos escritos antigos e até mesmo atuais.

Imagem: www.freepik.com

O que significa polissíndeto?

Polissíndeto vem de origem grega e consiste na palavra polysýndeton. É a união de polýs (muito) e do verbo syndéo (unir/ligar). Mediante a isso podemos traduzi-la como “Muitas Ligações” ou “Múltiplas Ligações”.

Polissíndeto e Anáfora

O Polissíndeto como foi dito anteriormente consiste na repetição de certas conjunções/conectores dando uma ideia de adição ao texto. Em alguns casos ele chega a ser considerado como um tipo de anáfora.

As conjunções mais utilizadas no polissíndeto são o “e”, “nem” e o “mas”. E suas utilizações visam gerar um acréscimo nos textos, através das várias repetições apresentadas.

Já a anáfora é muito utilizada em poemas, textos e músicas e também é caracterizada pela repetição. No caso as palavras serão repetidas no início, nos períodos ou nos versos das frases ou orações.

Conforme já foi exemplificado acima o que é polissíndeto, veja agora um exemplo de anáfora:

É pau, é pedra, é o fim do caminho. É um resto de toco, é um pouco sozinho (Águas de Março, Tom Jobim)

Em ambos os casos ocorrem várias repetições de um determinado termo dando uma certa ênfase ou expressividade a frase. E assim podemos notar a semelhança entre essas duas figuras de linguagem.

Polissíndeto e Assíndeto: Qual a diferença?

Enquanto no polissíndeto temos várias repetições das conjunções, no assíndeto ocorre a ausência desses conectores. A repetição do termo é feito, porém sem as conjunções coordenativas

Um exemplo de assíndeto seria:
  • Tens casa, tens roupa, tens amor, tens família.
Note que a repetição acontece, porém não da mesma maneira como no polissíndeto. O Assíndeto não passa uma ideia de acréscimo portanto é o contrário do polissíndeto.

O que diferencia essas duas figuras de linguagem é como cada uma delas é construída. Na primeira temos a utilização de conectores repetidos e na segunda ocorre a omissão dessas conjunções.

Enquanto no polissíndeto utilizamos o conector “e”, no assíndeto haverá o uso de vírgulas para separar as palavras. Nisso vemos qual a diferença entre essas duas figuras de linguagem.

Polissíndeto exemplos

Após entendermos qual a definição e como é feita a estruturação do polissíndeto, vamos ver alguns exemplos dele:
  • Meu filho não quer estudar, nem trabalhar, nem ser independente.
  • Mas ele tenta, mas insiste, mas sabe que será difícil.
  • Canto, e canto o presente, e também o passado e o futuro (Fernando Pessoa)
  • As ondas vão e vem/E vão e são como o tempo. (Música Sereia, Lulu Santos)

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Polissíndeto: Figura de Linguagem
Polissíndeto: Figura de Linguagem
Você já ouviu falar sobre polissíndeto? Saiba o que significa, qual a diferença exemplos e muito mais. Confira aqui.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi_c8rdgTfMS9UCbgO0EEVPDtTzKBVwQ-5lpM86TnkObXz-j3gqh6phs-RRtXj45jHiN1mxZG5UV0QYy-MbDpzd40_CsGFSIqLohgflwMs6gA7phzVl4Jcz0nJtybeC3S_Sol7uaNU771k/s1600/polissindeto-figura-de-linguagem.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi_c8rdgTfMS9UCbgO0EEVPDtTzKBVwQ-5lpM86TnkObXz-j3gqh6phs-RRtXj45jHiN1mxZG5UV0QYy-MbDpzd40_CsGFSIqLohgflwMs6gA7phzVl4Jcz0nJtybeC3S_Sol7uaNU771k/s72-c/polissindeto-figura-de-linguagem.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2019/04/polissindeto-figura-de-linguagem.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2019/04/polissindeto-figura-de-linguagem.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar