$hide=page

Cursos de Português Online

Pronomes: Saiba tudo sobre pronomes, tipos, exemplos exercícios

COMPARTILHE:

Pronomes: O que são e como usar? Aqui você vai aprender a utilizar os pronomes corretamente, confira tudo sobre os pronomes, tipos, exemplos e exercícios. Acesse e saiba mais.

Pronome é todo termo que faz referência a um nome ou pode ser utilizado em seu lugar, de modo a caracteriza-lo de diferentes formas, garantindo suas individualidades.

Por isso, os pronomes ganham sentido justamente quanto estão relacionados às palavras.

A partir disso, entende-se que a utilização de um pronome sempre estará ligada a um conceito, uma causa, o contexto da frase em questão.

Por esse motivo, os pronomes podem se dividir entre diferentes tipos como por exemplo: pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos, indefinidos.

Pronomes: Saiba tudo sobre pronomes, tipos, exemplos exercícios
Imagem: Freepik.com.

Pronomes Pessoais

Os pronomes pessoais refletem exatamente a definição que diz que os pronomes podem substituir as pessoas no discurso ou fazer referência a elas. Esse tipo de pronome são sem dúvida os mais comuns por se tratarem da primeira, segunda e terceira pessoa.

Os pronomes pessoais podem ser:

  • Retos (eu, tu, ele, ela, nós,vós, eles)
  • Oblíquos átonos (me, te, o, a, se, lhe, nos, vos, os, as, se, lhes
  • Oblíquos tônicos (mim, comigo, ti, contigo, ele, ela, si, nós, conosco, vós, convosco, eles, elas, si).

Exemplos:

  • Nós compramos o bolo de aniversário ontem. (pronome pessoal reto)
  • Fingimos não lhe convidar para a surpresa. (pronome pessoal oblíquo átono)
  • Pode cortar um pedaço para mim? (pronome pessoal oblíquo tônico)

Pronomes Possessivos

Se cabe aos pronomes pessoais a função de fazer referência às pessoas, a função dos pronomes possessivos é de fazer referência às posses das pessoas. Por definição, são os de mais fácil compreensão.

Os pronomes possessivos têm flexão quanto à pessoa e o gênero. Como por exemplo: meu, meus, minha, minhas, teu, teus, tua, tuas, seu, seus, sua, suas, nosso, nossos, nossa, nossas, vosso, vossos, vossa e vossas.

Exemplo:

  • Não tive tempo de corrigir seu caderno. (pronome possessivo da 3ª pessoa do singular)
  • Que tal se você estudar a matéria pela minha revisão? (pronome possessivo da 1ª pessoa do singular)
  • Nossos pais não quiseram renovar a matrícula. (pronome possessivo da 1ª pessoa do plural)

Pronomes Demonstrativos

Diferente dos pronomes possessivos, os demonstrativos podem ser encontrados também em formas invariáveis, servindo para diferentes formas. Sua função principal é de dar a referência da pessoa, de modo a localiza-la temporal ou especialmente.

Quando o espaço é perto e o tempo presente suas funções variáveis são este(s), estas(s) e na invariável é isto.

No caso de um espaço médio de distância e tempo passado ou algo que está prestes a acontecer, utilizasse na forma variável esse(s), essa(s) e na invariável isso.

Caso a distância seja longa e o passado também, utiliza-se na forma variável aquele(s), aquela(s) e na invariável aquilo.

Exemplos:

  • Qual a necessidade de retornar aquele assunto?
  • Este é o tipo de coisa que acontece quando ele se exalta.
  • Era essa camisa que você queria?

Pronomes Interrogativos

São fáceis de entender por que são exatamente o que sua denominação sugere, componentes de uma oração interrogativa.

Eles podem se referir a uma pessoa, a uma coisa ou a quantidade de algo, por exemplo: que quem, qual, quais, quanta, quanto, quantas, quantos.

Exemplo:

  • Quem prometeu a viagem?
  • Ela disse que seria depois do carnaval.
  • Quantas malas você pretende levar?
  • Quanto mesmo foi a passagem?

Pronomes Relativos

Os pronomes relativos são aparentemente mais complexos e tratados pelas pessoas como mais difíceis, quando na verdade tem uma definição bem compreensível. Eles têm como função a de unir partes de uma mesma frase num único contexto.

Exemplo:

  • O filho, que nunca ajudou em casa, decidiu se mudar.
  • Essa é a história a qual eu contei.

Pronomes Indefinidos

São os pronomes que fazem referência à uma pessoa ou um grupo de forma mais genérica, sem especificar algo, literalmente indefinido. Embora algumas vezes sejam termos abrangentes, podem ser variáveis ou invariáveis.

Exemplo:

  • Quem chegou de madrugada ontem?
  • Ninguém quis repetir a dose.
  • Cada um sabe de si.

Questões Comentadas sobre pronomes

1) Determine que tipo de pronome está sendo utilizado na seguinte oração: Eu não queria nada que não fosse meu desde a última confusão.

a) Pronome Relativo
b) Pronome Indefinido
c) Pronome Possessivo
d) Pronome Demonstrativo

Resposta Correta: Letra C

A frase faz referência ao meu, algo que indica ser de posse da primeira pessoa do plural, a pessoa quem está falando na oração.


2) Determine que tipo de pronome está sendo utilizado na seguinte oração: Ela afirmava ter tantos amigos e para surpresa geral ninguém apareceu no dia do seu aniversário.

a) Pronome Relativo
b) Pronome Indefinido
c) Pronome Interrogativo
d) Pronome Demonstrativo

Resposta Certa: Letra B

Nesse caso, ninguém se refere a um grupo indefinido de nenhuma pessoa em particular ou nenhumas pessoas.


A qual, nesse caso, se relaciona com a palavra história de modo a conecta-la e enfatiza-la na frase.

3) Assinale a alternativa com o uso correto de um pronome pessoal oblíquo tônico.

a) No final ficou tudo para mim fazer.
b) Eles nunca deram nada por mim.
c) Coube a mim praticar o exercício até entender.
d) Você sabe o que ficou para mim escolher?

Resposta Correta: Letra B

Por mais que para uns pareça óbvio, muitas pessoas têm dúvida quanto ao uso do “mim”. A melhor dica é a frase que diz “mim não conjuga verbo”, isso quer dizer que esse pronome jamais será usado antes de um verbo no infinitivo, como acontece nas alternativas a, c e d.


4) Complete a sentença preenchendo as lacunas de maneira correta:

“Se é para ____ dizer o que penso, creio que essa história deva ficar entre ____ e ____.”

a) Mim, eu, tu.
b) Mim, tu, eu.
c) Eu, mim, tu.
d) Eu, tu, mim.
e) Eu, eu, tu.

Resposta Correta: Letra C

Como comentado na questão anterior, o pronome “mim” não pode ser utilizado antes de verbo no infinitivo. Com essa informação já é possível descartar as letras c, d e e. Além disso, outra dica importante é que se há regra para o não uso do “mim”, também há para seu uso. Uma delas é que ele pode ser utilizado após o entre.

Dessa forma, considerando também o sentido da frase que não pode ser perdido, a alternativa correta seria a de letra C, deixando a frase da seguinte forma:

Se é para eu dizer o que penso, creio que essa história deva ficar entre mim e tu.
Espero que tenha conseguido entender um pouco sobre pronomes e os seus diversos tipos, em outras postagens vamos falar de cada tipo individualmente. Que tal fazer um curso completo de português com vários bônus, entre eles, um sobre redação. Confira a qualidade do curso e o superdesconto de R$ 150, basta aplicar o cupom de desconto e verá que aprender português é bem prático😉.
Conheça o curso AGORA, depois decida.  Acesse o link: Como aprender Português: Método Prático!

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 2
  1. Essa frase está correta? " Senhor obrigada PELAS bênção "
    Por favor me respondam estou na duvida

    ResponderExcluir

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Pronomes: Saiba tudo sobre pronomes, tipos, exemplos exercícios
Pronomes: Saiba tudo sobre pronomes, tipos, exemplos exercícios
Pronomes: O que são e como usar? Aqui você vai aprender a utilizar os pronomes corretamente, confira tudo sobre os pronomes, tipos, exemplos e exercícios. Acesse e saiba mais.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjn9qFC6coAhyirzIE2dfNmwQe_AgY-z0K9KILuGJkOhSmFkDuyeuAnn5-AZZdiygBx6F888lh6yddf0ehO14DoK_gKMeeOUNn1JAkedzjggMDTV6y4M4RCWul-KSkUXy51tzPSK6tlPtI/s1600/pronomes-saiba-tudo-sobre-pronomes-tipos-exemplos-exercicios.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjn9qFC6coAhyirzIE2dfNmwQe_AgY-z0K9KILuGJkOhSmFkDuyeuAnn5-AZZdiygBx6F888lh6yddf0ehO14DoK_gKMeeOUNn1JAkedzjggMDTV6y4M4RCWul-KSkUXy51tzPSK6tlPtI/s72-c/pronomes-saiba-tudo-sobre-pronomes-tipos-exemplos-exercicios.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2018/02/pronomes-saiba-tudo-sobre-pronomes.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2018/02/pronomes-saiba-tudo-sobre-pronomes.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar