$hide=page

Cursos de Português Online

Partícula Apassivadora SE: Função e Exemplos

COMPARTILHE:

Partícula Apassivadora SE é apenas uma das funções sintáticas e morfológicas do pronome SE

O pronome "se" tem mais de uma função nas orações e partícula apassivadora se é somente mais uma delas. Há muita confusão em usar este pronome e também em saber identificar. Confira neste artigo, de modo resumido, o que precisa saber sobre a partícula apassivadora SE.

Vale a pena conhecer essa função e verá que muitos erros são cometidos diariamente, mas você que está lendo esse artigo, com certeza, não vai errar mais.
Partícula Apassivadora SE
Imagem: Freepik.com.

Partícula Apassivadora "SE"

Quando o pronome "se" tem a função de Partícula apassivadora a frase está na voz passiva sintética, ou seja com verbo transitivo direto na terceira pessoa acompanhado de um objeto direto (que não precisa de complemento para se ligar ao sujeito).

Exemplo:
"Aprovou-se o candidato"
Onde APROVOU-SE (Passiva Sintética)
O CANDIDATO (Sujeito Paciente)
Temos então o verbo na terceira pessoa e o candidato como sujeito paciente (sofrendo essa ação).

Há ainda uma forma de confirmar quando o "se" tem a função de partícula apassivadora que é colocando a frase na voz passiva analítica. Se a frase continuar com o mesmo sentido temos uma partícula apassivadora se.

Outra observação importante quando o "se" é uma partícula apassivadora é que o sujeito deve sempre concordar com o verbo. Se o sujeito estiver no singular, o verbo estará no singular também. E este é um erro cotidiano nas placas e anúncios em jornais e revista. Veja o exemplo abaixo:

ERRADO
ALUGA-SE QUARTOS


O sujeito está no plural (quartos) e o verbo está no singular (aluga)


CORRETO
ALUGA-SE QUARTO ou ALUGAM-SE QUARTOS

"SE" Pronome reflexivo

Serve para indicar na voz passiva que o sujeito exerce a ação e esta recai sobre ele. Ou ainda que dois ou mais sujeitos praticam ação entre eles.

Exemplo:

João se feriu com a faca.
Os noivos se beijaram.

Confira também:
Sujeito indeterminado

Outras funções do "SE"

Vimos acima duas funções do "se": pronome reflexivo e partícula apassivadora. Mas o "se" ainda exerce outras funções sintáticas e morfológicas. Vamos aprender?

"SE" Função morfológica

Conjunção integrante: 

Inicia oração subordinada substantiva.

"Perguntei se ele tinha dinheiro"
"Saberei se você faltar a aula"

Conjunção adverbial Condicional: 

Serve para indicar condição.

"Só lhe dou um beijo se você pedir"
"Só deixo você dirigir se tiver carteira de habilitação"

"SE" Função Sintática

 Índice de Indeterminação do sujeito: 

Neste caso não conseguiremos passar para Voz Analítica por que o sujeito é indeterminado.

"Precisa-se vendedores"

Sujeito Acusativo 

É aparentemente objeto direto de um verbo e sujeito de outro ao mesmo tempo.

"Ele deixou-se levar"

"SE" Sem função sintática ou morfológica

Sim.... Há ainda um outro caso onde o "se" não tem nem função sintática e nem morfológica. Isso acontece em dois casos distintos que vamos destacar abaixo:

Partícula Expletiva ou Partícula de Realce. 

Neste caso o "se" virá acompanhado de um verbo intransitivo e é uma partícula de realce porque pode ser retirada da oração sem que a mesma perca o sentido.

"Eles se foram antes do amanhecer"

Parte Integrante de um Verbo.

O pronome faz parte integrante de um verbo pronominal, o verbo é acompanhado de um pronome.

Tais como: queixar-se, debater-se, , envolver-se
"Lembrou-se dos momentos da infância" (verbo lembrar-se)
"Envolveu-se na discussão" (verbo envolver-se)

Agora que você já conhece as funções do pronome SE tente montar orações como as dos exemplos acima. Treine e estude. Conheça bem a gramática da língua Portuguesa e faça sucesso!

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Partícula Apassivadora SE: Função e Exemplos
Partícula Apassivadora SE: Função e Exemplos
Partícula Apassivadora SE é apenas uma das funções sintáticas e morfológicas do pronome SE
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi2KqcTIoJ3w1muxOmDD-7IrzIgUKx1Terqu1V8CuiSs-HIonqbYcg3TPKJWXfsKs1OOAWRt92_UmtLDxwnwh0OfiQ4ic7KktHIukQ570FnAF1ykUL3dgwD2MiyjBP9CcMBz3fhjfDBWgI/s1600/particula-apassivadora-se.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi2KqcTIoJ3w1muxOmDD-7IrzIgUKx1Terqu1V8CuiSs-HIonqbYcg3TPKJWXfsKs1OOAWRt92_UmtLDxwnwh0OfiQ4ic7KktHIukQ570FnAF1ykUL3dgwD2MiyjBP9CcMBz3fhjfDBWgI/s72-c/particula-apassivadora-se.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2017/04/particula-apassivadora-se.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2017/04/particula-apassivadora-se.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar