$hide=page

Cursos de Português Online

Uso do hífen de “bem” e de “mal”

COMPARTILHE:

Veja como funciona o Uso do hífen de “bem” e de “mal”. Aprenda a usar o hífen de modo correto seguindo essas dicas. Confira mais aqui!

Após as novas regras ortográficas, a língua portuguesa confunde muito os brasileiros. Afinal, tem ou não acento? Usa ou não se usa o hífen? E uma das dúvidas mais comuns e que, portanto, pode ocasionar em erros ortográficos é acerca do uso do hífen de “bem” e de “mal”.

Uso do hífen de “bem” e de “mal” 

Em primeiro lugar vamos relembrar que:
  • Mal é o contrário de Bem = advérbios; 
  • Bom é o contrário de Mau = adjetivos; 
Feito isso, vamos passar ao uso do hífen.

Bem

O advérbio “bem” já era grafado com “n” em algumas palavras, quando aglutinadas, como o caso de: “benfeitor”, “benfazejo”. Em compensação, outras palavras que eram grafadas com hífen, perderam o sinal, como em “benfeito”, “benquerer” (apesar de algumas gramáticas aceitaram ambas as grafias, com ou sem hífen).

Agora, se está em dúvida se deve ou não colocar o hífen, saiba que é importante verificar se a palavra agregada irá formar uma unidade semântica, ou seja, terá o sentido correto de acordo com o contexto.

Uso do hífen de “bem” e de “mal”
Imagem: Freepik.com.

O exemplo clássico é o “bem-educada”. Você sabia que há duas possibilidades de usar a expressão?

Com e sem hífen? Observe:
  • “O homem relembrou que foi bem educado pelos pais” – É o modo como ele foi educado, criado pelos pais. 
  • “O homem era bem-educado” – Está qualificando o sujeito, portanto, recebe o hífen. Há uma unidade semântica.
De modo geral, é comum que o uso do hífen seja grafado em todas as palavras que agregarem à palavra “bem”. Entretanto, preste atenção em relação à semântica da expressão.


Mal 

O advérbio mal, por outro lado, já tem regras. Só se pode usar o hífen para agregar palavras se a segunda iniciar começar com vogal ou a letra “h”. Exemplos: “mal-afortunado”, “mal-humorado”, “mal-estar”. Porém, como também é o caso do advérbio “bem”, é preciso rever se o sentido da palavra está adequado ao contexto.

O exemplo tradicional tem a ver com “malcriado” e “mal criado”. Repare:
  •  “A mulher foi muito malcriada” = adjetivo, qualifica, descreve a mulher. 
  • “As crianças foram mal criadas pela família” = é o modo como foram criadas, portanto, sem hífen.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Acentuação,11,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Como Escreve,126,Concordância,7,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,2,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,4,Curso grátis,2,Curso On-line,6,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,94,Dicas escrever bem,23,Dicas gerais,12,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,7,Enem 2013,2,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Ensino Superior,2,Erros de português,29,Estilística,6,Estrangeirismo,1,Exercícios,1,FIES 2015,1,Fonologia,30,Formas variantes,2,Gramática,11,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,1,Manografia,2,Monografia,1,Morfologia,39,Nova Ortografia,13,Nova regra ortográfica,5,Novo Acordo Ortográfico,16,Numeral,2,Ortografia,75,Palavras,3,Palavras homônimas homófonas,9,Palavras parônimas,24,Parônimos,9,Pontuação,10,Pronome,3,Pronomes,2,Redação,15,Revisão,1,Semântica,25,Serviços,1,Significados,5,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,18,Substantivo,2,Tradutor,1,Uso do Hífen,13,Verbo,2,Verbos,14,Vírgula,5,Vogais,1,
ltr
item
Como Escreve?: Uso do hífen de “bem” e de “mal”
Uso do hífen de “bem” e de “mal”
Veja como funciona o Uso do hífen de “bem” e de “mal”. Aprenda a usar o hífen de modo correto seguindo essas dicas. Confira mais aqui!
https://2.bp.blogspot.com/-vg4YF8c60T4/W6bbxSTwJHI/AAAAAAAA-Jk/oD-06Tv9YcsCc22sJ_mnkebS50dma9VJgCLcBGAs/s1600/uso-do-hifen-de-bem-e-de-mal.png
https://2.bp.blogspot.com/-vg4YF8c60T4/W6bbxSTwJHI/AAAAAAAA-Jk/oD-06Tv9YcsCc22sJ_mnkebS50dma9VJgCLcBGAs/s72-c/uso-do-hifen-de-bem-e-de-mal.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2017/05/uso-do-hifen-de-bem-e-de-mal.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2017/05/uso-do-hifen-de-bem-e-de-mal.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar