$hide=page

Cursos de Português Online

Auto estima, autoestima ou auto-estima

COMPARTILHE:

Auto estima, autoestima ou auto-estima. Quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com vogal diferente não se usa hífen.

Auto estima, autoestima ou auto-estima - Saiba qual a maneira correta de escrever esta palavra. Com o Novo Acordo Ortográfico algumas palavras perdem o hífen e autoestima é um exemplo.

Antes o correto era usar auto-estima com hífen, se bem que se você usar auto-estima com hífen hoje não será mais aceito, pois o Novo Acordo Ortográfico entrou em vigor em 2016, portanto não se admite mais as duas formas, então é bom aprender a usar a nova regra ortográfica.

Aproveite e participe de uma Aula totalmente grátis e on-line, ministrada pelo professor Felipe Cristofari, mais informações no final do artigo.
Auto estima, autoestima ou auto-estima
Imagem: freepik.com

Auto estima, autoestima ou auto-estima

Portanto, o correto é autoestima, junto. A forma auto estima separado e sem hífen não existe.

Segundo a nova regra ortografia, nos casos em que o prefixo ou o falso prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por vogal diferente daquela, as duas formas aglutinam-se, sem hífen, como já sucede igualmente no vocabulário científico e técnico. (fonte: VOLP.5ª ed.).

Exemplos:

antiaéreo, antiabrasivo, antiabsolutismo, antiacademicista, antiácido, antiacústico, antiaderente, antiadministrativo,  antiaéreo, antiafrodisíaco, antiaglutinina, antiagrário, antiagrícola, antialérgico, antianêmico, antiapologia, antiárabe, antiarritmia, antiarte, antiautoritarismo, antieconômico, antieleitoral, antienzima, antiescolar, antiestético, antioxidante, antiozone, aeroespacial, antealcova, anteislâmico, anteocupação, anteolhos, anteontem, autoajuda, autoalergia, autoestima, autoaprendizagem, autoacusação, autoelogio, autoestima, autoeducativo, autoescola, etc.

Aula de Português Grátis

Quer tirar mais dúvidas de Português? Então não deixe de assistir o AULÃO DE PORTUGUÊS, clique no banner e garanta sua vaga.

Aula de Português Grátis

[Como aprender português definitivamente ##external-link##]

Quando achamos que já aprendemos um pouco, ai vem um novo acordo ortográfico e muda muitas regras, a dificuldade maior do aprendizado da língua portuguesa é a maneira que é ensinada, pois aprendemos de forma errada, modo arcaico, assim tornado o aprendizado bem lento e complicado, mas conheço uma forma de aprender português de forma prática e eficiente.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 21
  1. Eu estava acostumada a escrever ''auto-estima'' não gostei da nova novo acordo ortográfico :(

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente com esse Novo Acordo Ortográfico eu estou me sentindo um analfabeto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos dois, rsrs. Essa reforma ortográfica mudou muito o "como" se escrever, e nós mais velhos, que não acompanhamos de perto todas essas mudanças, nos sentimos verdadeiros "bobos da corte".

      Excluir
    2. é so estudar um poquinho e treinar...

      Excluir
  3. Também faço parte desse grupo de prejudicados com a "língua". Depois de tantos investimentos em aprendizagem, tempo, noites sem dormir, e dinheiro...hoje, vale nada; nos tornamos analfabetos. Merecíamos ressarcimentos... para voltarmos a nos reeducarmos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me sinto desta mesma forma!
      Essa foi uma tentativa mais do que estúpida de unificar o português brasileiro com o português de Portugal. Quero saber quando vão aceitar que o Brasil deixou de ser colônia e tornou-se independente!

      Excluir
    2. Desculpe mas quem mais pressionou o acordo foi o Brasil. Os portugueses t~em ódio desse acordo.

      Excluir
  4. Más tudo evolui, ou muda, não adianta concordar ou discordar; ou vc acompanha ou larga pra lá.!!!



    ResponderExcluir
  5. Ainda sou estudante do fundamental, é muitas regras na ortografia brasileira não são ensinadas a nós, porque até quem ainda estuda, se atrapalha um pouco, pois já passou da fase da alfabetização, é agora aprender esse novo acordo ortográfico muda tudo. Mas ou você aprende, ou fica sem saber, infelizmente

    ResponderExcluir
  6. Gente, se fala "baixa autoestima" ou "baixa estima"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pergunta:
      Como se escreve corretamente o termo acima? "baixa autoestima" ou "baixa estima"?

      Resposta:
      Cuidado! Autoestima é a grafia correta. A autoestima pode estar baixa ou alta. Pode-se dizer então: alta autoestima ou baixa autoestima.

      Excluir
  7. A vida é um aprendizado contínuo... pois estamos sempre a aprender e a apreender as coisas. Ninguém estuda uma etapa da vida e fica sabedor de tudo, pois a vida, o mundo, o universo é um devir: tudo está em contínuo movimento. Então não pare no tempo, continue a aprender.

    ResponderExcluir
  8. As regras de uso do hífen estão bastante extensas, poder-se-ia ter criado uma regra mais clara e com menos exceções para tornar mais fácil o seu conhecimento a todos. No entanto, considero que aqueles que sabiam antes as regras, não tiveram problemas em se adequar às novas, pois foi somente adequar seus conhecimentos às novas regras. Quem já não sabia, agora não sabe mesmo como é que as coisas vão ficar. Alguém por acaso, viu algum professor de Português reclamando dessas novas regras ou eles assimilaram tudo assim que foi divulgado?

    ResponderExcluir
  9. Autoestima com prefixo "o" e "e" juntos(Só vogais).

    Autorrespeito com prefixo "o" e "r" juntos (vogal-consoante)

    A língua portuguêsa tá uma bagunça!

    ResponderExcluir
  10. qual o correto auto amor ou autoamor?

    ResponderExcluir
  11. Como se escreve corretamente "auto" + "recompensa"?
    Auto-recompensa?

    ResponderExcluir

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,5,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Auto estima, autoestima ou auto-estima
Auto estima, autoestima ou auto-estima
Auto estima, autoestima ou auto-estima. Quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com vogal diferente não se usa hífen.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjD8MhppmYhMaQS73GhnScvC5V0kKngkICPYxmgbFBUmkmCpJTD9qlYvXWixNLadwy1GBV1yxSl8TcZYY9P4NIa7Lv8o2_8F0eyAsEW3tZDV0RTjOzX9RfKF8GSvlA50SXKEXrfFjxOw3U/s1600/autoestima-auto-estima-auto-estima.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjD8MhppmYhMaQS73GhnScvC5V0kKngkICPYxmgbFBUmkmCpJTD9qlYvXWixNLadwy1GBV1yxSl8TcZYY9P4NIa7Lv8o2_8F0eyAsEW3tZDV0RTjOzX9RfKF8GSvlA50SXKEXrfFjxOw3U/s72-c/autoestima-auto-estima-auto-estima.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2013/05/auto-estima-ou-autoestima-ou-auto-estima.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2013/05/auto-estima-ou-autoestima-ou-auto-estima.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar