$hide=page

Cursos de Português Online

Redundâncias: O que é, exemplos e como evitar

COMPARTILHE:

Redundâncias: O que é, exemplos e como evitar. Leia o artigo completo e saiba como evitar as redundâncias, que é considerado um vício de linguagem.

Redundâncias: O que é, exemplos e como evitar - A redundância é um artifício da língua portuguesa que deve ser evitada a todo custo, uma vez que passa a impressão de que o texto ou a fala é fraca, rasa, vazia e pobre de conteúdo.

A redundância, nada mais é do que a repetição de uma ideia já explícita no texto. Logo, não há motivo de você reforçar a ideia, mesmo que seja para enfatizar. Por isso que, muitas vezes a redundância é comparada com o uso de sinônimos.

Redundâncias: O que é, exemplos e como evitar

Não há nada de errado em utilizar sinônimos no texto para produzir um conteúdo rico, entretanto, não se pode exagerar e repetir uma ideia inúmeras vezes. Dependendo do gênero utilizado, pode até ser que seja necessária a redundância, mas em um texto formal, ao utilizar esse vício de linguagem, você pode perder nota.

Redundâncias: O que é, exemplos e como evitar
Imagem: www.freepik.com

A redundância pode impedir que o texto fique claro e com qualidade e, acima de tudo, cansativo de ler para o leitor, comprometendo o seu objetivo de passar uma informação, seja ela qual for.

O mais interessante é que a redundância pode passar despercebida na língua falada e escrita. O motivo é simples: ela passa a se tornar corriqueira, comum, fazendo parte do nosso dia a dia.

Na língua falada, a redundância é mais comum porque falamos muitas coisas inconscientemente, logo, no texto escrito é preciso maior atenção para que o texto esteja claro.

Exemplos de redundância

A seguir você irá observar quais são os exemplos de redundância mais praticados atualmente. Talvez você já tenha se reparado com:
  • Subir para cima;
  • Descer para baixo;
  • Gelo gelado;
  • Conclusão final;
  • Elo de ligação;
  • Ganhar grátis;
  • Protagonista principal;
  • Repetir de novo;
  • Planejar antecipadamente;
  • Surpresa inesperada;
  • Metades iguais;
  • Encarar de frente;

Como evitar as redundâncias

Como já dito, a redundância é um vício de linguagem que precisa evitado, já que compromete a qualidade do seu texto por completo. É indicado que o texto seja lido algumas vezes a fim de revisá-lo e corrigir possíveis redundâncias. Já no que diz respeito à língua falada, é necessário ficar atento e se autocorrigir!

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 1

Nome

Abreviaturas,4,Acentuação,11,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Como Escreve,127,Concordância,7,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,2,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,4,Curso grátis,2,Curso On-line,6,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,94,Dicas escrever bem,23,Dicas gerais,12,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,7,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Superior,2,Erros de português,30,Estilística,6,Estrangeirismo,1,Exercícios,1,FIES 2015,1,Fonologia,32,Formas variantes,2,Gramática,11,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,1,Manografia,2,Monografia,1,Morfologia,40,Nova Ortografia,13,Nova regra ortográfica,5,Novo Acordo Ortográfico,16,Numeral,2,Ortografia,75,Palavras,3,Palavras homônimas homófonas,9,Palavras parônimas,24,Parônimos,9,Pontuação,11,Pronome,3,Pronomes,2,Redação,15,Revisão,1,Semântica,26,Serviços,1,Significados,5,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,18,Substantivo,2,Tradutor,1,Uso do Hífen,13,Verbo,2,Verbos,14,Vírgula,6,Vogais,1,
ltr
item
Como Escreve?: Redundâncias: O que é, exemplos e como evitar
Redundâncias: O que é, exemplos e como evitar
Redundâncias: O que é, exemplos e como evitar. Leia o artigo completo e saiba como evitar as redundâncias, que é considerado um vício de linguagem.
https://3.bp.blogspot.com/-xy0Ey5LuErw/XLXcU6k6EYI/AAAAAAABA-s/n6RJqseUFpoqDTPF_JNjmCm0IdTAZ6oVgCLcBGAs/s1600/redundancias-o-que-e-exemplos-e-como-evitar.png
https://3.bp.blogspot.com/-xy0Ey5LuErw/XLXcU6k6EYI/AAAAAAABA-s/n6RJqseUFpoqDTPF_JNjmCm0IdTAZ6oVgCLcBGAs/s72-c/redundancias-o-que-e-exemplos-e-como-evitar.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2017/05/redundancias-o-que-e-exemplos-e-como-evitar.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2017/05/redundancias-o-que-e-exemplos-e-como-evitar.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar