A vista, à vista ou avista

A vista, à vista ou avista, para muitos, essas três palavras não estão corretas, ou melhor, alguma pode estar e outras não. Entretanto, saibam que as três expressões existem e são utilizadas em diferentes contextos. E é exatamente isso que iremos falar hoje, afinal, “A vista, à vista ou avista”?

Como sempre falo aqui, a nossa amada língua portuguesa é cheia de pegadinhas, palavras parecidas com significados diferentes, palavras que achamos que existem e na verdade não existem, muitas são incorporadas de maneira errada no nosso cotidiano e isso devemos evitar por que o que vale mesmo no momento que precisa é a norma culta, por isso agora veja um pouco sobre "a vista, à vista ou avista"

Créditos: Freepik

A vista, à vista ou avista

A vista

O primeiro passo é compreender o que “a vista” quer dizer. O “a” é o artigo feminino que acompanha o substantivo feminino “vista”, que indica o sentido da visão, os nossos olhos, ou uma paisagem ou até uma perspectiva acerca de um assunto.

Veja os exemplos de cada uso:

  1. A vista do meu pai anda muito cansada. Acho que ele terá de usar os óculos para o resto da vida.
  2. A vista daquela montanha deve ser simplesmente incrível. Quem dera subir até lá.
  3. O meu ponto de vista acerca desse tema é confidencial. Assinei um acordo para não comentar.
Obs.: No último caso, a preposição “de” foi adicionada para complementar o sentido.

Veja também:

À vista

A expressão “à vista” é a junção do artigo “a” com a preposição “a” e o acento indicativo da crase. Há duas possibilidades de interpretação para esse termo: alguma coisa ou alguém está ao alcance da vista; e alguma coisa que é paga no ato da compra, sem a necessidade de parcelar. Confira os exemplos:

Chegamos! Está vendo aquele monte? Terra à vista tripulação, terra à vista!

Quero pagar à vista, por favor.

Avista

Pode ser que não tenha reparado ainda, mas a expressão “avista” é a forma conjugada do verbo “avistar”. “Avista” está na 3ª pessoa do singular (ele, ela) do presente do indicativo. Esse verbo indica o ato de enxergar, observar ao longe, de pressentir algo. Há vários sinônimos que podem substituir “avista”, como deparar, perceber, distinguir.

Preste atenção aos exemplos abaixo:

  • Ela avista todos em sua volta.
  • O menino avista que sua ideia pode não dar certo.
Share on Google Plus

About Marilucia Santos

Blog destinado para todos que querem aprender de forma fácil e prática a nossa tão amada e odiada língua portuguesa. Aqui você tira suas principais dúvidas ortograficas.

0 comentários:

Postar um comentário

- Os comentários deste blog são todos moderados;
- Escreva apenas o que for referente ao tema;
- Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
- Identifique-se.